
A Ferrari apresentou seu mais recente modelo de versão especial, o 296 Speciale , uma berlinetta híbrida plug-in com motor central traseiro. Este carro ocupa seu devido lugar na linhagem exclusiva de berlinettas Ferrari de versão especial e, assim como seus antecessores – o Challenge Stradale, o 430 Scuderia, o 458 Speciale e o 488 Pista – foi concebido para estabelecer um novo padrão em termos de emoção e envolvimento ao dirigir, não apenas para a linha de produção da marca, mas para o segmento como um todo.
As impressionantes capacidades do 296 Speciale em termos de agilidade, resposta em curva e estabilidade o diferenciam. Esta versão especial não só multiplica o desempenho já extraordinário do 296 GTB, como também introduz uma sensação de previsibilidade e intuitividade que o torna um carro diferente de qualquer outro. Concebido para o ferrarista que exige uma experiência de condução incomparável, o 296 Speciale representa o novo ápice da gama de produção da Ferrari em termos de prazer ao volante e é dedicado aos proprietários que buscam a sensação especial de estar ao volante de um carro com desempenho extraordinário.
O 296 Speciale eleva a agilidade e a capacidade de resposta do 296 GTB a patamares extremamente elevados, explorando todo o potencial de sua arquitetura híbrida plug-in, composta por um motor V6 biturbo de 120° traseiro-central e um motor elétrico, uma curta distância entre eixos e sistemas de controle dinâmico inovadores. A transmissão oferece uma impressionante potência combinada de 880 cv, 50 a mais que o 296 GTB e um recorde para uma Ferrari de produção com tração traseira.
Para tornar esses resultados possíveis, a Ferrari se baseou amplamente em sua experiência em esportes motorizados: o motor de combustão interna se inspira no motor do 296 Challenge em termos de mapas de gerenciamento do motor e estratégia de impulso, e ostenta bielas de titânio, pistões reforçados e um virabrequim mais leve. Todos esses elementos, juntamente com um sistema de controle de detonação derivado da Fórmula 1, elevaram a potência do V6 para 700 cv, 37 a mais do que o modelo no qual esta versão especial se baseia. O motor V6 do 296 Speciale mantém seu timbre distinto , um som que consiste nos harmônicos puros da 3ª, 6ª e 9ª ordens de combustão que, nesta aplicação, ganharam em qualidade, intensidade e volume.
O motor elétrico também foi aprimorado e agora é capaz de entregar 180 cv no novo modo extra boost. Esse aumento de potência também possibilitou a introdução de uma nova estratégia para a transmissão DCT de oito velocidades, que utiliza torque adicional durante as trocas de marcha para reduzir o tempo de troca e aumentar o desempenho e o engajamento do motorista.
O 296 Speciale gera 435 kg de downforce a 250 km/h – 20% a mais que o 296 GTB – graças a soluções inovadoras desenvolvidas e testadas no 296 Challenge. Entre elas, estão o amortecedor aerodinâmico integrado ao capô dianteiro e as aletas verticais no para-choque traseiro, que incorporam novas asas laterais que trabalham em sinergia com o spoiler traseiro ativo para gerar downforce adicional. O spoiler agora é gerenciado por uma nova estratégia de controle do atuador que não só reduz o tempo de transição entre as configurações de Baixo Arrasto (LD) e Alto Downforce (HD) em 50%, como também introduz uma nova configuração de Médio Downforce (MD), que melhora a estabilidade traseira em altas velocidades.
Grande atenção foi dedicada à redução de peso, crucial para aumentar a emoção ao dirigir. O peso total foi reduzido em 60 kg em comparação com o 296 GTB, graças ao uso de materiais como fibra de carbono em algumas peças da carroceria e titânio nos componentes do motor. A relação peso/potência resultante é de apenas 1,60 kg/cv, um recorde para uma Ferrari Berlinetta com tração traseira.
Para acentuar as capacidades dinâmicas do 296 Speciale e garantir que o carro se comporte de forma previsível quando conduzido no limite, os engenheiros da Ferrari também trabalharam no ajuste fino dos sistemas de controle eletrônico, da configuração da suspensão e dos pneus. O 296 Speciale está equipado com a última geração do sistema de controle dinâmico ABS Evo, que melhora a precisão e a repetibilidade da frenagem em todas as condições de superfície e aderência. As configurações da mola e do amortecedor foram revisadas – o carro agora está 5 mm mais baixo que o 296 GTB – reduzindo o ângulo máximo de rolagem nas curvas em 13% e melhorando o comportamento do carro no limite.

A aerodinâmica do modelo foi amplamente otimizada com soluções derivadas do 296 Challenge. O 296 Speciale A gera 435 kg de carga vertical a 250 km/h, 20% a mais que o 296 GTB. Elementos como o defletor aerodinâmico no capô, as aletas laterais no para-choque traseiro e o novo spoiler traseiro ativo, que opera em três configurações (Low Drag, Medium Downforce e High Downforce), garantem maior aderência e estabilidade em altas velocidades. O novo sistema reduz em até 50% o tempo de transição entre os modos de carga aerodinâmica.
A redução de peso foi uma prioridade: o modelo é 50 kg mais leve que o 296 GTS, graças ao uso de fibra de carbono na carroceria e ligas de titânio em componentes do conjunto propulsor. O resultado é uma relação peso-potência de 1,60 kg/cv, a melhor já registrada em uma berlinetta de tração traseira da Ferrari.
Motor
No coração do sistema propulsor do 296 Speciale A está a evolução do conjunto motriz V6 da Ferrari, já presente nos modelos 296 GTB e 296 GTS. O motor de seis cilindros é acoplado a um motor elétrico plug-in, posicionado entre o motor a combustão e a caixa de câmbio DCT de 8 marchas. Um sistema de embreagem permite desacoplar os dois motores, possibilitando a condução em modo totalmente elétrico. O conjunto é completado por uma bateria de alta voltagem e um inversor. Graças ao incremento de potência fornecido pelo motor elétrico, a potência total agora atinge excepcionais 880 cv, um aumento de nada menos que 50 cv em comparação com o 296 GTS.
Exterior
O 296 Speciale A segue as linhas limpas e refinadas que caracterizam o 296 Speciale. Com o teto aberto, representa uma versão ainda mais exclusiva do conceito de berlinetta especial a céu aberto. A preservação das principais características do 296 Speciale exigiu uma fase intensa de análise das dimensões técnicas, com o objetivo de minimizar o impacto das modificações no design externo.
A equipe do Centro Stile Ferrari, liderada por Flavio Manzoni, conseguiu harmonizar as proporções da parte traseira do 296 Speciale com a necessidade de acomodar o teto rígido retrátil (RHT) dentro do compartimento do motor. No 296 Speciale A, o compartimento do motor apresenta um visual mais escultural, resultado da alternância entre volumes cheios e vazios, com destaque para o amortecedor aerodinâmico derivado do 296 GT3, que marca de forma única a seção central do carro. Isso confere à traseira um aspecto absolutamente inédito.
O conceito do “ponte volante”, já presente no 296 GTS, é ainda mais acentuado no 296 Speciale A por meio do acabamento escurecido no teto, onde as nervuras da barbatana dorsal se integram discretamente, preservando a coerência arquitetônica do conjunto. Esse recurso também confere ao habitáculo uma aparência mais agressiva, como uma cápsula incrustada na carroceria. O efeito final é de maior esportividade e leveza visual — mesmo com o teto aberto.
Apresentado na cor Rosso Dino, o modelo estreia uma nova pintura especial, também disponível pela primeira vez em versão branca. A carroceria pode receber uma ou duas faixas longitudinais que percorrem todo o veículo. Como opcional, o cliente pode personalizar ainda mais escolhendo um número entre 00 e 99.
Interior

O interior do 296 Speciale A segue a filosofia da nova geração de versões especiais da Ferrari. Em comparação com o 296 GTS, as intervenções foram pontuais, com foco na redução de peso, obtida principalmente pelo uso extensivo de fibra de carbono e Alcântara©. O design mais enxuto, aliado ao uso predominante de fibra de carbono e alumínio exposto, resulta em um habitáculo mais ousado e esportivo.

Foi desenvolvido um painel de porta exclusivo para o 296 Speciale A, moldado em um único bloco de fibra de carbono com design minimalista. A maçaneta surge de uma área funcional elevada que termina em uma superfície facetada característica. Em continuidade com o restante do painel, essa área integra também o sistema de som Hi-Fi, cujos woofers reproduzem a música através de aberturas feitas diretamente na fibra de carbono.

As fixações aparentes harmonizam com a atmosfera de competição do interior. O túnel central se destaca por uma estrutura inteiramente em fibra de carbono, onde se insere o corpo principal do console. Trata-se de uma superfície elevada que concentra os principais comandos funcionais e sobre a qual se destaca a icônica moldura que caracteriza os interiores dos modelos mais recentes da Ferrari.

A inspiração para esse elemento vem da torre de comando que abrigava a alavanca de câmbio nos esportivos Ferrari do passado, onde o volume era enfatizado por um bloco separado. No 296 Speciale A, o conceito foi reinterpretado, resultando em um objeto com forma moderna e esportiva. O design e a combinação precisa das tramas dos elementos que compõem o túnel valorizam ainda mais essa área, tornando-a a protagonista indiscutível do interior.

Na Europa, os valores iniciais são de € 407.000 para o modelo cupê e € 462.000 para a versão conversível. Considerando a cotação de R$ 6,40 por euro, isso representa cerca de R$ 2,6 milhões e R$ 2,95 milhões, respectivamente.