Felipe Fraga vence o GP ArcelorMittal em Interlagos e lidera nova era SUV na BRB Stock Car

A glória do vencedor: Felipe Fraga é o primeiro vencedor da era SUV Foto: Rafael Gagliano/BRB Stock Car
A glória do vencedor: Felipe Fraga é o primeiro vencedor da era SUV Foto: Rafael Gagliano/BRB Stock Car

A BRB Stock Car Pro Series inaugurou oficialmente uma nova era em sua história e no automobilismo brasileiro como um todo. A tarde deste domingo (4) representou a primeira corrida da nova era da categoria, agora acelerando em carros da plataforma SUV depois de 45 anos com os modelos de silhueta Sedan.

O Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, foi palco de um acontecimento ímpar, em que os melhores pilotos em ação no esporte a motor nacional e três marcas — Mitsubishi, Chevrolet e Toyota — inauguraram uma fase que promete aliar tecnologia, performance, conectividade, segurança e maior interação com o público.

Na pista, depois de um fim de semana de muita resiliência, trabalho, dedicação e uma corrida de 50 minutos mais uma volta, a vitória ficou com Felipe Fraga, que liderou a Mitsubishi com seu primeiro triunfo a bordo do Eclipse Cross preparado pela 12 vezes campeã Eurofarma RC.

A dobradinha da equipe liderada por Rosinei Campos, o ‘Meinha’, foi completada por Gaetano Di Mauro, que assim como Fraga esteve entre os principais nomes do fim de semana. A Mitsubishi só não dominou o pódio porque Guilherme Salas tratou de posicionar o novo Chevrolet Tracker da Cavaleiro Valda em terceiro lugar, dando sequência à boa fase apresentada desde o fim da última temporada, quando o piloto natural de Jundiaí fechou como o último vencedor da era Sedan.

Os momentos que antecederam à aguardada largada da nova era da BRB Stock Car foram especiais. Atual e tricampeão, Gabriel Casagrande recebeu pela segunda vez o anel do campeão oferecido pela ArcelorMittal, uma das grandes parceiras da categoria neste projeto revolucionário.

Entre as muitas personalidades presentes ao grid estava Galvão Bueno, pai do pentacampeão Cacá Bueno, um dos maiores comunicadores do Brasil e também fundamental para o impulso da Stock Car desde seus primeiros anos, como peça fundamental para levar a competição para transmissão em TV aberta na Band, nos anos 1980, junto com Washington Bezerra e o saudoso Reinaldo Campello.

A bandeirada que determinou Felipe Fraga como o primeiro vencedor da era SUV da BRB Stock Car foi dada por Jorge Mendes, presidente da ArcelorMittal no Brasil.

Os momentos que antecederam à aguardada largada da nova era da BRB Stock Car foram especiais. Atual e tricampeão, Gabriel Casagrande recebeu pela segunda vez o anel do campeão oferecido pela ArcelorMittal, uma das grandes parceiras da categoria neste projeto revolucionário.

Entre as muitas personalidades presentes ao grid estava Galvão Bueno, pai do pentacampeão Cacá Bueno, um dos maiores comunicadores do Brasil e também fundamental para o impulso da Stock Car desde seus primeiros anos, como peça fundamental para levar a competição para transmissão em TV aberta na Band, nos anos 1980, junto com Washington Bezerra e o saudoso Reinaldo Campello.

A bandeirada que determinou Felipe Fraga como o primeiro vencedor da era SUV da BRB Stock Car foi dada por Jorge Mendes, presidente da ArcelorMittal no Brasil.

Uma corrida histórica — Cercada de expectativa, a primeira largada da geração SUV de carros da BRB Stock Car Pro Series teve Felipe Fraga na pole com o Mitsubishi Eclipse Cross da Eurofarma RC. Da primeira à última volta, o mais jovem vencedor e campeão da categoria adotou uma pilotagem segura que o levou a um mais um grande feito alcançado na sua carreira em Interlagos. O piloto conquistou sua 21ª vitória e subiu ao pódio pela 40ª vez na Pro Series.

Gaetano Di Mauro provou a força do conjunto Mitsubishi Eclipse Cross e Eurofarma RC para completar a dobradinha da equipe liderada pelo multicampeão Rosinei Campos, o ‘Meinha’, um dos únicos profissionais presentes em todas as corridas da história da BRB Stock Car, depois de ter escalado com propriedade o pelotão após ter largado do oitavo lugar.
A terceira colocação ficou com o último vencedor da era Sedan. Guilherme Salas empreendeu grande reação em meio aos infortúnios dos seus oponentes e, também com muito desempenho do seu Chevrolet Tracker da Cavaleiro Valda, saiu de 21º no grid para completar o pódio, marcando sua estreia na equipe baseada em Guarulhos (SP).

Felipe Baptista (Mitsubishi Eclipse Cross da CAR Racing KTF) travou disputa direta nas voltas finais com Lucas Foresti (Tracker da A.Mattheis Vogel) e João Paulo Oliveira (Toyota Corolla Cross da Full Time Gazoo Racing). Em uma sequência com três marcas e três equipes diferentes, o jovem de 22 anos terminou na quarta posição, à frente de Foresti e JP. Horas depois, Oliveira foi punido em razão de um incidente e teve acrescidos 20s ao seu tempo de prova, caindo para 13º lugar.

Companheiro de equipe de Salas e maior vencedor em atividade entre os pilotos da BRB Stock Car em Interlagos, Ricardo Maurício abriu seu novo ciclo na categoria, agora na Cavaleiro Valda, finalizando a prova no sexto lugar com o Chevrolet Tracker #90, seguido por Denis Navarro, que volta à categoria com o Toyota Corolla da Full Time Cavaleiro. Bruno Baptista, a bordo do Mitsubishi Eclipse Cross da RCM Motorsport, foi o oitavo colocado, terminando à frente de Rafael Suzuki, que largou em 30º e foi o maior escalador da etapa ao subir 21 posições. Por sua vez, Rubens Barrichello fechou o top-10.

A corrida entregou muitas batalhas por posição, várias com duelos lado a e grande quantidade de ultrapassagens. A tarde também foi significativa para pilotos que, em que pese o fato de não terem chegado à bandeirada final, apresentaram performances de respeito. Allam Khodair, por exemplo, andou durante boa parte da prova entre os três primeiros antes de perder ritmo nas últimas voltas. O atual e tricampeão, Gabriel Casagrande, chegou a andar em oitavo após ter largado em 20º, mas enfrentou perda de potência do motor e teve de recolher. Quem também flertou com bons pontos foram os estreantes Arthur Gama e Rafael Reis, que mostraram porque merecem estar em meio aos principais pilotos do automobilismo brasileiro.

Destaque também para Helio Castroneves, que fez sua primeira corrida como titular na BRB Stock Car. O quatro vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis estreou com o Chevrolet Tracker preparado pela RTR Sport Team, mostrou resiliência em meio à adaptação ao novo carro e ao estilo de competição da categoria e finalizou a prova em 15º, garantindo assim seu primeiro ponto na Pro Series.

A festa do pódio — Em fim de semana praticamente perfeito, Felipe Fraga exaltou sua nova equipe, por quem já havia tido a chance de correr em substituição a Daniel Serra também em Interlagos, na temporada 2022, e agora atuando como titular.

Nosso fim de semana foi muito bom. Só agradecer à Eurofarma RC, que me deu um carro maravilhoso. Conseguimos fazer a pole, ganhar a corrida, fazer a melhor volta com o Gaetano. Nem tenho o que falar. Já sabia que a equipe sempre foi muito boa. Foi minha segunda prova com eles, e o trabalho é realmente diferenciado, todo mundo muito calmo, centrado, organizado, enfim. Só posso agradecer a Deus, ao ‘Meinha’, a todo mundo que me acolheu na equipe, e agora é trabalhar muito para colher vários frutos durante o ano. Está todo mundo de parabéns. Vamos trabalhar muito e agora focar em Cascavel, que será muito divertido com esse novo carro da Stock Car”, disse o dono da tarde em São Paulo.

Gaetano Di Mauro também destacou o trabalho desempenhado pela Eurofarma RC para fechar o fim de semana com dobradinha. “Estou muito feliz com o resultado de hoje, com 1-2 para nosso time. Só posso agradecer a todos pelo carro. Foi sensacional. Quero também dar os parabéns ao Fraga, pela corrida dele. Tentei de tudo, mas larguei um pouquinho mais atrás, tive de gastar um pouco mais meu carro no começo da prova, mas estou muito feliz. Acho que a Eurofarma RC mostrou que, independente da geração do carro e do momento, é a melhor equipe. Só agradecer a todos e vamos lá. É o início de uma nova era”.

O pódio foi concluído por Salas, que revelou ter ficado surpreso com a terceira colocação. “Pra falar a verdade, o objetivo hoje nem era esse, mas sim completar a corrida. Mas desde o começo vi que o carro estava muito bom. E aí, pensei: ‘Hoje é possível’. Vim no meu ritmo, andando em quarto, e no fim das contas consegui. Só posso agradecer à Cavaleiro Valda pelo carro que me deram nessa estreia com eles”.

Em razão do sistema de pontuação adotado excepcionalmente para a etapa deste fim de semana e que premiou os 15 primeiros colocados, Felipe Fraga lidera o campeonato com 15 pontos somados, seguido por Gaetano, com 14, e Salas, com 13. Entre as equipes, a Eurofarma RC comanda a tabela com 29 tentos.

A segunda etapa da nova era SUV da BRB Stock Car Pro Series está marcada para daqui a três semanas, no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, no oeste do Paraná.

A nova era SUV da BRB Stock Car começou! Foto: Rafael Gagliano/BRB Stock Car

BRB Stock Car Pro Series, temporada 2025
Etapa 1, Interlagos, corrida, resultado final

1º – Felipe Fraga (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), 31 voltas em 53min02s298
2º – Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), a 0s221
3º – Guilherme Salas (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), a 13s235
4º – Felipe Baptista (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), a 19s155
5º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 19s716
6º – Ricardo Maurício (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), a 20s988
7º – Denis Navarro (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 23s443
8º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 24s458
9º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 29s989
10º – Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 32s455
11º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), a 33s664
12º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 33s839
13º – João Paulo de Oliveira (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), a 40s313
14º – Lucas Kohl (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), a 41s237
15º – Helio Castroneves (RTR Sport Team/Chevrolet Tracker)m a 42s022
16º – Átila Abreu (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), a 44s218
17º – Arthur Leist (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 45s601
18º – Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), a 47s213
19º – Vicente Orige (Scuderia Bandeiras II/Mitsubishi Eclipse Cross), a 1min03s293
20º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 1 volta
21º – Enzo Elias (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), a 1 volta
22º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), a 1 volta
23º – Daniel Serra (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 3 voltas
24º – Gianluca Petecof (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), a 7 voltas

Não completaram

Rafael Reis (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), a 13 voltas
Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 14 voltas
Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 14 voltas
Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), a 15 voltas
Arthur Gama (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), a 16 voltas
Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras II/Mitsubishi Eclipse Cross), a 17 voltas
Julio Campos (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 22 voltas

Deixe um comentário