Equinox EV é apresentado para o mundo

Primeiro SUV elétrico de médio porte da Chevrolet se destaca pela elegância e funcionalidade; modelo estreia nos EUA no fim de 2023 e está confirmado para o mercado brasileiro
Fotos: Divulgação

Depois de revelar o Silverado EV e o Blazer EV, a Chevrolet está apresentando seu terceiro elétrico neste ano. É o Equinox EV, um SUV de médio porte e zero emissão, pensado para famílias que desejam fazer a transição para esta categoria de veículos mais eficientes e sustentáveis.

“Estamos em um ponto de inflexão onde os EVs se tornarão a principal escolha da próxima geração de consumidores, e o Equinox EV será o produto que vai liderar esta trajetória para nós”, disse Mary Barra, presidente e CEO da General Motors. “Com a flexibilidade proporcionada pela plataforma Ultium da GM, vamos oferecer para o mercado veículos elétricos nas mais variadas faixas de preço e propostas.”

A expectativa é que o Equinox EV seja um dos SUVs elétricos mais acessíveis de sua categoria. Além disso, estará disponível em configurações com autonomia estimada de até 500 km com carga completa.

O novo modelo irá complementar o portfólio global de elétricos da Chevrolet, composto pelos Bolt EV e Bolt EUV, atuais modelos de entrada da marca, e os futuros Blazer EV (SUV premium) e Silverado EV (picape de grande porte).

“A Chevrolet está pronta para oferecer uma ampla gama de EVs”, disse Scott Bell, vice-presidente da Chevrolet. “Conhecemos como ninguém o perfil de clientes de picapes e SUVs e estamos canalizando toda essa experiência para a nossa nova linha de EVs.”

O nome Equinox é conhecido internacionalmente e o produto se consagrou como o carro de passeio de maior sucesso comercial da marca Chevrolet globalmente por atributos como estilo, espaço e segurança.

Os designers e engenheiros que projetaram o Equinox EV focaram em colocar estes atributos em um patamar ainda mais elevado, alinhado com a performance e dirigibilidade superiores dos veículos elétricos.

Além da tecnologia Ultium (composta por plataforma, conjunto de baterias e de propulsão), o Equinox EV inova pelo sistema multimídia com tela de 17,7 polegadas e por recursos de assistência ao motorista, como o Super Cruise, capaz de conduzir o veículo praticamente de forma autônoma por estradas compatíveis.

Outros destaques disponíveis incluem:

  • Design de proporções esportivas
  • Iluminação inovadora, sendo a frontal e traseira animadas
  • Rodas de até 21 polegadas
  • Teto disponível em dois tons, branco ou preto, dependendo da versão de acabamento
  • Iluminação ambiente personalizada
  • Volante, limpadores do para-brisas e bancos dianteiros e traseiros aquecidos
  • Navegação com planejamento de rotas que ajuda a localizar postos de recarga
  • Alerta de colisão frontal e traseira com frenagem automática de emergência
  • Controle de cruzeiro adaptativo
  • Assistente de manobras com câmera de visão 360 graus

Performance surpreendente

O Equinox EV se destacar pela excelente performance e dirigibilidade. A configuração padrão conta com tração dianteira, 213 cavalos de potência e 33,5 kgfm de torque instantâneo. Há também outra configuração, com tração integral eAWD de 294 cavalos e 47,8 kgfm. Tudo de acordo com estimativas.

Ambas as configurações trazem a tecnologia One-Pedal Driving, que permite conduzir o veículo apenas com o acelerador, já que ao reduzir a pressão sobre o pedal, o veículo inicia o processo de frenagem regenerativa para aproveitar a energia cinética que ajuda a recarregar a bateria, otimizando a autonomia.

O Equinox EV também dispõe da mais recente tecnologia de carregamento:

  • Sistema padrão de 11,5 kW (AC), que pode somar até 56 km de autonomia estimada por hora de carga;
  • Carregamento de 19,2 kW (AC) nas versões mais sofisticadas, que pode somar até 85 km de autonomia estimada por hora de carga;
  • Capacidade padrão de carga rápida (DC) de até 150 kW, que permite adicionar aproximadamente 115 km de autonomia estimada em 10 minutos de carga.

O SUV elétrico de médio porte da Chevrolet estreia no fim de 2023 nos Estados Unidos, com uma edição limitada da versão RS, de acabamento esportivo. O Equinox EV chega depois a outros mercados, como o brasileiro. A produção será na fábrica da GM em Ramos Arizpe, no México. Detalhes adicionais estarão disponíveis mais perto do lançamento.

Deixe um comentário


Confira também