Um estreante com grife internacional brilhou na primeira etapa do Império Endurance Brasil, disputada neste sábado (30), em Goiânia (GO): o protótipo Ligier JS P320, que venceu em sua primeira prova em solo brasileiro. O carro, construído para a categoria FIA LMP3, assumiu a liderança na última hora de prova e levou a dupla Guilherme Bottura e Gaetano di Mauro à vitória na geral.
A vitória surpreendeu os próprios pilotos, que assumiram o primeiro lugar na última hora de prova, após a quebra do então líder Sigma, de Aldo Piedade Jr. e José Roberto Ribeiro. “Não imaginávamos. chegamos aqui e não conheciamos o carro. Sabíamos que era um carro bom, mas estávamos com tantas coisas para fazer e só pensamos em andar o mais rápido possível e chegar onde tivesse que chegar”, disse Bottura. “É um mérito de toda a equipe, que fez um trabalho gigantesco. O Gui [Bottura] acelerou muito, se não fosse por ele não vinha essa vitória para a gente”, completou Di Mauro.
Depois do carro francês, vieram o AJR de Vicente Orige e Gustavo Kiryla, o Ginetta G58 de Fábio, Wagner e Pedro Ebrahim e o Mercedes AMG GT3 de Xandinho Negrão e Marcos Gomes, os vencedores da classe GT3. Ou seja: quatro modelos diferentes nas quatro primeiras colocações na geral.
“Deu tudo certo. Conseguimos construir uma vantagem muito boa nos dois últimos stints e o Marquinhos conseguiu controlar bem. No final, o Safety Car ajudou. Estou muito, muito contente de estar de volta”, frisou Xandinho. “Sabíamos que estaríamos competitivos, mas sempre é difícil, tem muita gente aqui boa. Tivemos um pouquinho de sorte com alguns fortes concorrentes que se deram mal durante a corrida, mas fizemos o que tinhamos que fazer, não cometemos erros e agora é manter o foco no resto do campeonato”, emendou Gomes.
A classe P2 teve vitória do MCR Grand-Am de Fernando Poeta e Cláudio Ricci, com o MRX de Ricardo Haag e Mário Marcondes na primeira posição da P2 Light. Na GT4, venceu o Ford Mustang de Flávio Abrunhoza, Cássio Homem de Mello, André Moraes Jr. e Marcelo Conde, carro que ficou ameaçado de não disputar a prova por um problema mecânico no início dos treinos. “Estávamos marcando passagem de volta para São Paulo. Nunca tive uma vitória tão saborosa, pela dificuldade e com dobradinha”, frisou Abrunhoza.
A temporada do Endurance terá mais sete provas em 2022. A próxima etapa acontece no autódromo de Interlagos, em São Paulo, dia 21 de maio.