Ducati lança a big trail mais completa do mercado: Multistrada V4S

Novo motor V4 Granturismo permite intervalo de manutenção de 60 mil km e troca de óleo com 15 mil km ou dois anos
Fotos: Divulgação

Com a nova Ducati Multistrada V4S, dominar todas as estradas tornou-se muito mais fácil. Uma moto única que combina o prazer da pilotagem esportiva no asfalto com a plena satisfação e facilidade de pilotagem off-road, oferecendo ao mesmo tempo um conforto sem precedentes tanto em viagens mais longas e quanto na utilização no dia a dia.

A Multistrada V4S conta com tecnologia de ponta: é a primeira motocicleta do mundo equipada com radar dianteiro e traseiro, com sistemas Adaptive Cruise Control (ACC) e Blind Spot Detection (BSD) que representam uma ajuda preciosa para o conforto da pilotagem e segurança, especialmente em viagens longas. Além disso, a Multistrada V4 possui intervalos de manutenção de referência com controle de folga de válvulas definido a cada 60.000 km.

A nova Multistrada V4S confirma e amplia o conceito de “quatro motos em uma”, introduzida pela Multistrada no ano de 2010.

É “Sport” porque é leve e compacta, debita 170 cv, tem avançadas ajudas eletrônicas derivadas do MotoGP e uma ciclística que garante agilidade, para uma condução eficaz e emocionante em terreno misto. A Multistrada V4S é também “Touring” graças aos intervalos de manutenção principais fixados a cada 60.000 km, à atenção obsessiva prestada ao conforto de condução, aos completamente novos sistemas de Radar dianteiro e traseiro, sistema cartográfico de navegação diretamente visualizável no painel de instrumentos, bem como a iluminação ‘cornering’. Também tem uma vertente “Enduro”, graças à sua extraordinária capacidade em off-road, suspensões eletrônicas e entrega suave. Por fim, revela o seu caráter “Urban” com uma manobrabilidade sem precedentes a baixas velocidades, combinada com um sistema de conectividade superior e conforto térmico.

Em quase 19 anos mais de 110.000 unidades foram produzidas, e, desde o seu nascimento em 2003, a Multistrada evoluiu e expandiu constantemente a sua vocação. A primeira Multistrada foi desenhada como uma moto esportiva, patenteando um excelente binário e principalmente vocacionada para o uso em estrada. A versão de 2010 foi a primeira “quatro motos em uma”, sendo a 1ª. moto no mundo a contar com Riding Modes e que, comparativamente à versão de 2003, oferecia maior conforto tanto para o condutor quanto para o passageiro, melhor proteção aerodinâmica e prestações mais elevadas. Em 2015, para melhorar a entrega, foi equipada com o primeiro motor de comando variável de válvulas.

A quarta geração da Multistrada tornou-se uma moto ainda mais fácil de conduzir, mais robusta e ultraleve, mais versátil e confortável. E, no entanto, eficaz em quaisquer condições de condução. Fica claro que a Ducati queria que a Multistrada V4 fosse a melhor “Multi” de sempre.

1ª motocicleta no mundo equipada com radar

Graças à Multistrada V4S a Ducati também introduz uma verdadeira jóia no mundo das motos: o revolucionário sistema de Radar, que permite a utilização do Cruise Control Adaptativo (ACC) e do Blind Spot Detection (BSD).

Os radares compõem um sistema de ajuda avançado que a Ducati desenvolveu em colaboração próxima com um dos seus parceiros tecnológicos de ponto: a Bosch.

O sistema de radar torna a pilotagem mais confortável graças à capacidade de reconstruir a realidade que rodeia a moto.

Tecnologia de Radar 

A Ducati Multistrada V4S é a primeira moto de produção em linha no mundo a adotar tecnologia de radar. Os radares são sistema de ajuda avançados capaz de apoiar e tornar a condução mais confortável graças à capacidade de reconstruir a realidade que rodeia a moto. Esta solução técnica gere duas funções: o Cruise Control Adaptativo e o Blind Spot Detection.

A adoção destes sistemas é parte da revolução que marca mais um nível de excelência em termos de conforto e ajudas à condução, especialmente em viagens de longa distância por autoestrada.

Cruise Control Adaptativo

O radar dianteiro é perfeitamente integrado com a moto e, por intermédio de travagem controlada e aceleração, ajusta automaticamente a distância (selecionável em quatro níveis) para os outros veículos quando se roda a velocidades entre os 30 e os 160 km/h. Este sistema derivado dos automóveis evoluiu e foi desenvolvido de acordo com a dinâmica e ergonomia de um veículo de duas rodas. Em particular, a autoridade do sistema em termos de desaceleração e aceleração foi limitada para assegurar que o condutor pode manter um controlo constante do veículo em qualquer situação. O sistema de Cruise Control Adaptativo (ACC, Adaptative Cruise Control) pode ser inserido e ajustado utilizando os botões dedicados situados no bloco esquerdo. Graças ao DQS Up & Down, o condutor pode engrenar mudanças ou reduzir sem desativar o ACC durante as fases de aceleração e desaceleração. O sistema ACC permite uma condução mais confortável, especialmente em longas viagens por autoestrada.

Blind Spot Detection

A tecnologia de radar traseiro, hospedado sob o farol, pode detetar e assinalar veículos que se aproximem pelo chamado “ângulo morto”, nomeadamente a área não visível diretamente pelo condutor ou através dos retrovisores. O sistema BSD (Blind Spot Detection) monitoriza esta situação graças aos LEDs posicionados os espelhos retrovisores. O sistema Blind Spot Detection (BSD) também sinaliza a aproximação vinda de trás por veículos em alta velocidade.

Em ambos os casos, se o condutor ativar o pisca expressando a sua intenção de mudar de faixa, o BSD faz piscar o sinal LED, sinalizando uma condição potencialmente perigosa. Graças ao menu dedicado, o piloto pode ajustar a intensidade do brilho do sistema em três diferentes níveis.

Preço de lançamento: R$ 144.990,00

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