Ao contrário do esperado pela meteorologia, a chuva apareceu durante o primeiro dia de atividades da Copa Truck em Goiânia. E a água veio estrategicamente bem na hora das duas sessões de treinos realizadas no Autódromo Internacional da capital goiana.
A primeira sessão, no fim da manhã, foi mais vento que chuva, mas a segunda prática, realizada no meio da tarde, veio tudo junto, misturado e em uma intensidade tamanha que a direção de prova teve de interromper os trabalhos com a bandeira vermelha antes por conta do alto risco que se tornou ir para a pista.
“A turma da Elite até teve sorte e fez o treino da manhã no seco, mas nós, da Pro, não tivemos para onde fugir”, comenta Beto Monteiro, o maior vencedor da pista com cinco triunfos. “A gente até torcia para não chover na segunda sessão, assim daria para avaliar o caminhão em ambas as condições, mas o toró foi ainda pior, rs”, afirma o atual campeão, Felipe Giaffone.
Pior que os pilotos é quem precisa administrar essa situação. E, com isso, quem mais trabalhou foi o diretor de prova Ernesto Abreu Filho. “Temos responsabilidade por todas as vidas envolvidas e é sempre bom ser prudente. Em uma situação dessa, a gente fica andando pela pista e avaliando todos os setores para ver se existem lâminas de água, poças e se é possível praticar. Por sorte, Goiânia é um autódromo de alto nível e fica mais fácil fazer esse monitoramento”, explica o representante da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).
E, com a chuva, existe a possibilidade de todo o trabalho ser jogado no lixo. “Se amanhã a previsão se cumprir e fizer o sol que está prometido, nada do que foi feito hoje de ajuste será útil para nós, tirando o fato de termos conseguido checar todos os componentes”, ressalta o veterano Adalberto Jardim, que terminou o dia como o mais rápido da Pro.
Quem conseguiu andar no seco pôde fazer essa comparação, como o atual líder da Super Truck Elite, Rodrigo Taborda. “Conseguimos ter uma pequena noção até a chuva piorar, pois ela foi aumentando e ficando perigosa junto com o vento. Mas deu para fazer algo”, diz Rodrigo, que ficou em segundo na chuva, logo atrás de Bia Figueiredo, a pole da etapa de abertura.
Para o sábado, a previsão de chuva durante o dia é de 35% de acordo com o Instituto Climatempo, e temperaturas variando entre 20 e 30ºC. “Que os próximos dois dias tenham sol para que o público consiga aproveitar todas as atrações do fim de semana”, conclui Carlos Col, CEO da Mais Brasil Esportes, promotora do evento, que também conta com atividades da Copa Hyundai HB20 e a NASCAR Brasil no cronograma.
Sábado, 13 de abril
13h30 – Classificação (exclusivo Copa Truck no YouTube)
Link ao vivo: clique aqui
Domingo, 14 de abril
12h30 – Corridas (Band, SporTV e canais digitais da Copa Truck, CATVE e Highspeed Brasil)
Link ao vivo: clique aqui
Clima será quente – Assim como aconteceu em Campo Grande, o calor será o grande anfitrião da segunda etapa da Copa Truck. Mas, ao contrário do que aconteceu no Mato Grosso do Sul, o encontro no coração de Goiás promete ser um pouco menos quente. Mas só um pouco.
Se, em Campo Grande, os pilotos tiveram de encarar uma largada com cerca de 36ºC de temperatura ambiente, em Goiânia eles terão um leve respiro, com a previsão de 30ºC de máxima. No entanto, por conta de o autódromo ficar em um local descampado, a sensação térmica pode ser maior. Em contrapartida, as manhãs e noites serão agradáveis, na casa dos 20ºC.
A chuva, que pode vir em pancadas, se acontecer, não será durante o dia, uma vez que há apenas 35% de chances de precipitação. “Estranho seria se a corrida acontecesse com frio por aqui”, brinca o líder da Super Truck Elite, Rodrigo Taborda. “O calor é algo que a gente já leva em consideração, então estamos todos bem habituados e todo mundo está se preparando fisicamente para aguentar o fim de semana e essa variação de temperatura”, comenta.
Das 20 corridas realizadas pela Truck em Goiânia, nenhuma aconteceu sob piso molhado – e não será dessa vez, para a sorte do público, que poderá acompanhar sem problemas as seis largadas do fim de semana, uma vez que a Copa Hyundai HB20 e a NASCAR Brasil também participam do evento. Confira a programação completa:
Confira a Programação:
Sábado, 13 de abril
Abertura dos portões: 08h00
08h45 – NASCAR Brasil – TL1
09h40 – Copa Hyundai HB20 – TL4
10h15 – Copa Truck – TL3 Elite
10h55 – Copa Truck – TL3 Pro
11h40 – Copa Hyundai HB20 – Classificação
12h35 – NASCAR Brasil – TL2
13h30 – Copa Truck – Classificação Elite
13h52 – Copa Truck – Top Qualifying Elite
14h12 – Copa Truck – Classificação Pro
14h34 – Copa Truck – Top Qualifying Pro
15h13 – Copa Hyundai HB20 – Corrida 1
16h00 – NASCAR Brasil – Classificatorio 1
16h18 – NASCAR Brasil – Classificatorio 2
16h33 – NASCAR Brasil – Super Pole
16h50 – Horário Promocional
Domingo, 14 de abril
Abertura dos portões: 08h00
08h30 – NASCAR Brasil – Warm Up
08h50 – Copa Truck – Warm Up
09h13 – NASCAR Brasil – Corrida 1
10h18 – Copa Hyundai HB20 – Corrida 2
11h00 – Visitação aos Boxes
11h10 – Desfile de Caminhões
11h50 – Desfile de Pilotos
12h30 – Copa Truck – Corrida 1
13h03 – Copa Truck – Corrida 2
13h45 – NASCAR Brasil – Grid Walk
14h23 – NASCAR Brasil – Corrida 2
15h30 – Horário Promocional