A Copa Truck inaugurou a temporada 2023 com o maior grid de todos os tempos e duas corridas memoráveis que coroaram Felipe Giaffone e Jaidson Zini na nova categoria Pro, assim como Fabinho Fogaça e Evandro Camargo na divisão de acesso, a Super.
A divisão principal teve um domingo para ficar marcado nas histórias de Giaffone e Zini. Ao estrear o novo caminhão híbrido elétrico, o campeão de 2017, mesmo sem o kit (que por enquanto segue proibido nas classificações e corridas), fez frente aos rivais e suportou a pressão do companheiro André Marques, campeão de 2021, recebendo a bandeirada com 0s3 de vantagem, vendo Roberval Andrade ser o terceiro após ter seu caminhão reconstruído após o acidente de sábado. Quem não teve o que comemorar foi o atual campeão Wellington Cirino, que terminou a prova 1 em P8, sairia na pole do grid invertido, mas acabou excluído por excesso de emissões.
Já Zini esteve no lugar certo e na hora certa, com muita competência, para terminar na frente a segunda corrida, marcada pela desclassificação do então líder Adalberto Jardim, que queimou a largada e não cumpriu o drive through. Largando de P4 por conta do quinto lugar na corrida 1 (resultado da inversão de grid dos oito primeiros), ele superou Débora Rodrigues, viu Paulo Salustiano bater após uma quebra em seu equipamento e assumiu a ponta na última volta, quando Jardim resolveu tirar o pé após ter sua exclusão confirmada. Beto Monteiro foi o segundo, com Débora Rodrigues indo ao pódio em terceiro.
“Não podia ser melhor, confesso! Chegar com caminhão novo, sem treinos prévios e fazer tudo isso me deixou muito feliz. Vencemos sem nem usar o kit elétrico, o que me deixa muito animado para a sequência do campeonato”, comenta Giaffone. “A gente já vinha bem nos treinos e vem trabalhando forte desde o ano passado. A ‘vibe’ está sensacional. Treinamos forte desde janeiro e nada como começar o ano com vitórias. Agora a ideia é tentar mais conquistas e andar na frente”, ressalta Zini, que, na combinação dos resultados, sai de Goiânia um ponto à frente de Beto na liderança da tabela (33 a 32), seguidos de Giaffone e Marques, empatados em pontos (27) , e Débora, com 26.
A Super estreou um novo formato, com largada distanciada do grid da Pro, o que não atrapalhou em nada a qualidade do espetáculo. O início da primeira prova contou com uma confusão na curva 1, quando Jô Augusto e a estreante Bia Figueiredo, brigando pelo P3, ficaram sem espaço e se tocaram, desencadeando o caos para quem veio atrás. Por sorte, todos escaparam e Fabio Fogaça pôde confirmar a pole e vencer com tranquilidade, seguido por Thiago Rizzo e por Bia, que conseguiu se recuperar.
A segunda corrida começou com uma situação peculiar: pole no grid invertido, Kleber Eletric se confundiu e alinhou no fim da fila da Pro, sendo invariavelmente punido com um drive through. O que saiu realme
nte na pole, Ricardo Alvarez, também foi penalizado por ter queimado a largada e, com isso, Evandro Camargo herdou a liderança para não mais perdê-la. Jô, que havia sido quarto na corrida 1 após a confusão na largada, levou para casa o troféu de segundo colocado, com Fabio Fogaça anotando o P3. Quem teve um dia para esquecer foi o piloto e ator Caio Castro, que escapou na primeira volta da primeira corrida, bateu no “S” de baixa, abandonou e não conseguiu largar na prova 2.
“A gente cumpriu a nossa meta aqui, com vitória, P3, liderança e caminhão constante. Meus rivais tinham caminhões melhores, mais soube aproveitar melhor as situações de corrida. É um início de trabalho e só temos a crescer”, destaca Fabinho. “Foi um fim de semana maravilhoso, andando bem em todos os treinos, e corridas bem difíceis, com muitas intervenções. Fiz uma boa largada na segunda bateria, o que foi vital para a vitória”, completa Camargo. Com os dois ótimos resultados, Fogaça deixa a capital de Goiás com 36 pontos, três à frente de Camargo, com Jô aparecendo em terceiro (32) e Bia fechando o G4 (30).
O próximo encontro da Copa Truck já tem data marcada: 30 de abril em Interlagos (SP), que já entrará para a história antes de começar por bater o recorde de inscritos: serão 32 com os retornos de Glauco Barros e Polloni Jr, o PJ.
Resultados
Corrida 1 – PRO
1 – #4 Felipe Giaffone 28:13.601s
2 – #77 Andre Marques +0.357s
3 – #15 Roberval Andrade +4.968s
4 – #88 Beto Monteiro +6.735s
5 – #25 Jaidson Zini +9.470s
6 – #55 Paulo Salustiano +10.170s
7 – #5 Adalberto Jardim +12.814s
8 – #7 Débora Rodrigues +16.657s
9 – #26 Raphael Abbate +18.012s
10 – #99 Luiz Lopes +19.162s
11 – #73 Leandro Totti +19.717s
12 – #23 Victor Franzoni +23.972s
13 – #0 Danilo Alamini +25.021s
14 – #10 Felipe Lapenna +3 Voltas
15 – #72 Djalma Fogaça +4 Voltas
16 – #28 Danilo Dirani +6 Voltas
17 – #1 Wellington Cirino DQ
Corrida 2 – PRO
1 – #25 Jaidson Zini 21:49.746
2 – #88 Beto Monteiro +2.624s
3 – #7 Débora Rodrigues +4.234s
4 – #23 Victor Franzoni +5.283s
5 – #26 Raphael Abbate +7.819s
6 – #99 Luiz Lopes +11.366s
7 – #0 Danilo Alamini +11.676s
8 – #1 Wellington Cirino +13.433s
9 – #77 Andre Marques +14.149s
10 – #73 Leandro Totti +15.103s
11 – #4 Felipe Giaffone +29.618s
12 – #15 Roberval Andrade +3 Voltas
13 – #55 Paulo Salustiano +4 Voltas
14 – #10 Felipe Lapenna +9 Voltas
15 – #72 Djalma Fogaça —
16 – #28 Danilo Dirani —