A possibilidade de realizar deslocações mais longas de forma tranquila é uma das principais barreiras à adesão dos clientes aos modelos elétricos. Este facto levou muitos construtores a proporem viaturas com uma autonomia significativa, mas com baterias mais pesadas, mais caras e que consomem mais energia. A Citroën, no entanto, escolheu um caminho diferente, optando por baterias de dimensões razoáveis, compactas, leves e economicamente acessíveis. Esta escolha revela-se vantajosa para os trajetos diários, onde uma bateria pesada é uma desvantagem. Associada a uma capacidade de carregamento rápido de 100 kW e a um motor eficiente, permite-se uma abordagem tranquila às deslocações mais longas.
Para o demonstrar, a Citroën colaborou com o UTAC, grupo líder no domínio dos testes, validações e certificações automóveis, reconhecido mundialmente. A questão que lhes foi colocada era simples: quanto tempo é necessário para percorrer 1.000 km com um veículo elétrico, concretamente o ë-C4 X? Esta é a questão com que um cliente se depara quando é confrontado com especificações como o tamanho da bateria, a autonomia certificada, o peso, a velocidade de carregamento, etc., sem compreender totalmente como tupainedo se traduz numa utilização no mundo real. Para fornecer pontos de referência, a UTAC foi encarregue de efetuar o teste em condições rigorosamente semelhantes com três veículos diretamente concorrentes do ë-C4 e do ë-C4 X: Renault Mégane e-Tech, Volkswagen ID 3 e MG 4.
O Citroën ë-C4 X foi o mais rápido a completar os 1.000 km, com um tempo total, incluindo o carregamento, de 11 horas e 57 minutos. Os seus concorrentes levaram entre 14 a 67 minutos a mais para percorrer essa mesma distância. Os resultados, indicados pelas medições da UTAC, são explicados por um menor consumo de energia e por tempos de carregamento otimizados, validando as escolhas técnicas feitas para o ë-C4 X e, por conseguinte, para o ë-C4.
Para além de produtos eficazes, a Citroën propõe a aplicação e-ROUTES, que torna ainda mais cómodas as viagens elétricas de longa duração. Diretamente ligado aos dados do veículo, às condições de condução e ao estado dos postos de carregamento, este assistente pessoal otimiza o percurso do cliente em tempo real. Esta combinação de um produto de alto desempenho e uma aplicação inteligente é particularmente adequada para o rápido desenvolvimento da rede de carregamento.
“O teste efetuado com o UTAC valida as escolhas estratégicas da Citroën: uma bateria de dimensões razoáveis, mas que também proporciona uma autonomia superior a 400 km, reduz os custos e os consumos e permite efetuar viagens longas sem preocupações, graças à eficácia do carregamento rápido. Como condutor de um ë-C4, posso comprovar esta eficácia no quotidiano, em condições reais, durante as minhas deslocações”, refere Thierry Koskas, CEO da Citroën.
1. O PROTOCOLO
Os quatro modelos testados pelo UTAC no circuito de Mortefontaine foram os seguintes:
Modelo | Citroën ë-C4 X | MG 4 | Renault Mégane | Volkswagen ID 3 |
Bateria (capacidade) | 54 kWh | 64 kWh | 60 kWh | 58 kWh |
Autonomia WLTP (ciclo misto) | 420 km | 435 km | 450 km | 425 km |
Peso | 1.603 kg | 1.694 kg | 1.670 kg | 1.790 kg |
Estes modelos foram testados ao longo de dois dias, em condições climatéricas idênticas, seguindo o mesmo protocolo:
- Condução a uma velocidade estabilizada de 120 km/h no anel de alta velocidade do circuito.
- No início do teste, o veículo é carregado a 100% do Estado de Carga (SoC) da bateria.
- A condução é interrompida quando a bateria atinge um nível de carga de 10%.
- O veículo é, então, recarregado até aos 80%. Os carregamentos foram alternados entre uma estação de carregamento de 100 kW e uma estação de carregamento de 50 kW, de acordo com a capacidade disponível no local.
- Esta sequência de condução e carregamento é repetida até se atingir a distância total de 1.000 km.
2. OS RESULTADOS
A cada 100 quilómetros, os condutores registaram os seguintes consumos médios (kWh/100km):
Citroën ë-C4 X | Concorrente 1 | Concorrente 2 | Concorrente 3 | |
100 | 19,6 | 20,2 | 21,1 | 23,3 |
200 | 19,4 | 20,2 | 20,6 | 23,1 |
300 | 19,4 | 20,3 | 20,7 | 23,0 |
400 | 19,4 | 20,4 | 20.7 | 23,0 |
500 | 19,5 | 20,6 | 20,9 | 23,1 |
600 | 19,6 | 21,0 | 21,0 | 23,1 |
700 | 19,8 | 21,3 | 21,0 | 23,2 |
800 | 20,0 | 21,6 | 21,3 | 23,3 |
900 | 20,1 | 21,8 | 21,5 | 23,3 |
1000 | 20,2 | 21,9 | 21,6 | 23,4 |
Nota: Os índices de consumo degradam-se com a diminuição das temperaturas no final do dia.
No total, os condutores tiveram de fazer cinco paragens para recarregar as baterias, alternando entre as estações de carregamento de 50 kW e 100 kW, explicando-se, assim, os diferentes tempos de carregamento.
Citroën ë-C4 X | Concorrente 1 | Concorrente 2 | Concorrente 3 | ||||||
tempo (min) | dist. (km) | tempo (min) | dist. (km) | tempo (min) | dist. (km) | tempos (min) | dist. (km) | ||
Fases em rodagem | Rodagem 1 (de 100% a 10% de SOC da bateria) | 127 | 243 | 129 | 240 | 124 | 237 | 130 | 239 |
Rodagem 2 (de 80% a 10% de SOC da bateria) | 98 | 185 | 102 | 187 | 99 | 180 | 99 | 186 | |
Rodagem 3 (de 80% a 10% de SOC da bateria) | 92 | 173 | 96 | 176 | 91 | 173 | 100 | 185 | |
Rodagem 4 (de 80% a 10% de SOC da bateria) | 90 | 169 | 90 | 166 | 89 | 169 | 91 | 172 | |
Rodagem 5 (de 80% a 10% de SOC da bateria) | 89 | 167 | 89 | 165 | 88 | 167 | 94 | 180 | |
Rodagem 6 (de 80% a 10% de SOC da bateria) | 36 | 63 | 39 | 66 | 42 | 74 | 23 | 38 | |
tempo (min) | tempos (min) | tempos (min) | tempo (min) | ||||||
Fases de Recarga | Recarga 1 (de 10% a 80%) | 48 | 40 | 35 | 32 | ||||
Recarga 2 (de 10% a 80%) | 30 | 59 | 50 | 55 | |||||
Recarga 3 (de 10% a 80%) | 47 | 42 | 35 | 31 | |||||
Recarga 4 (de 10% a 80%) | 30 | 57 | 52 | 57 | |||||
Recarga 5 (de 10% a 80%) | 48 | 41 | 36 | 31 | |||||
% de bateria à chegada | 55% | 52% | 51% | 65% | |||||
alternância estação de recarregamento de 50 kW e 100 kW | |||||||||
Resumo | tempo total de rodagem | 8h52 | 9h05 | 8h53 | 8h58 | ||||
tempo total de carga | 3h05* | 3h59 | 3h28 | 3h26 | |||||
tempos totais para efetuar 1.000 km | 11h57 | 13h04 | 12h11 | 12h24 | |||||
* tempos recalculados para que os 3 modelos estejam em ISO condições na utilização das estações de carregamento de 50 kW e 100 kW |
3. Ë-C4 E Ë-C4X, AS SOLUÇÕES IDEAIS PARA O USO NO QUOTIDIANO E PARA DESLOCAÇÕES MAIORES
As medições efetuadas pelos peritos do UTAC demonstraram que o ë-C4 X necessitava de paragens de carregamento mais curtas e apresentava um menor consumo de energia em comparação com outros modelos. A combinação destes dois fatores permitiu-lhe percorrer os 1.000 km em 11 horas e 57 minutos, ou seja, alcançando uma vantagem de quase 15 minutos face ao concorrente mais próximo.
As características que explicam este resultado:
O ë-C4 e o ë-C4 X foram concebidos para se adaptarem tanto ao quotidiano como a viagens mais longas. Para além do conforto nas deslocações curtas do dia a dia, o ë-C4 possui todas as caraterísticas essenciais para que os clientes possam viajar com tranquilidade, mesmo em longas distâncias:
- Dimensões e peso da bateria compactos, o que leva a um consumo de energia razoável.
- Tempos de carregamento otimizados devido à capacidade de carregar a uma taxa rápida de 100 kW, com uma curva de carregamento otimizada.
- Melhoria do consumo elétrico graças a uma bomba de calor, à integração de um sensor higrométrico e à otimização do sistema de transmissão.
- Motor elétrico eficiente.
- Tratamento aerodinâmico, incluindo a asa traseira (spoiler), a carenagem da parte inferior da carroçaria, pneus de baixa resistência ao rolamento, etc.
Uma oferta adaptada a diferentes necessidades
Para satisfazer as necessidades dos clientes, o ë-C4 e o ë-C4 X estão disponíveis com dois formatos de bateria:
- ë-C4 136 cv com uma bateria de iões de lítio de 50 kWh e autonomia até 357 km (ciclo WLTP).
- ë-C4 156 cv com uma bateria de iões de lítio de 54 kWh e autonomia até 420 km (ciclo WLTP).
- ë-C4 X 136 cv com uma bateria de iões de lítio de 50 kWh e autonomia até 360 km (ciclo WLTP).
- ë-C4 X 156 cv com uma bateria de iões de lítio de 54 kWh e autonomia até 420 km (ciclo WLTP).
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