Citroën Ë-C4: elétrico mais rápido a percorrer 1.000 KM

Este resultado mostra a relevância das escolhas feitas para o ë-C4 X, que se apoiam numa bateria compacta, mais leve e menos dispendiosa, numa capacidade de carregamento rápido de 100 kW com uma curva de carga eficiente, num motor elétrico eficiente
Fotos: Citroen

A possibilidade de realizar deslocações mais longas de forma tranquila é uma das principais barreiras à adesão dos clientes aos modelos elétricos. Este facto levou muitos construtores a proporem viaturas com uma autonomia significativa, mas com baterias mais pesadas, mais caras e que consomem mais energia. A Citroën, no entanto, escolheu um caminho diferente, optando por baterias de dimensões razoáveis, compactas, leves e economicamente acessíveis. Esta escolha revela-se vantajosa para os trajetos diários, onde uma bateria pesada é uma desvantagem. Associada a uma capacidade de carregamento rápido de 100 kW e a um motor eficiente, permite-se uma abordagem tranquila às deslocações mais longas.

Para o demonstrar, a Citroën colaborou com o UTAC, grupo líder no domínio dos testes, validações e certificações automóveis, reconhecido mundialmente. A questão que lhes foi colocada era simples: quanto tempo é necessário para percorrer 1.000 km com um veículo elétrico, concretamente o ë-C4 X? Esta é a questão com que um cliente se depara quando é confrontado com especificações como o tamanho da bateria, a autonomia certificada, o peso, a velocidade de carregamento, etc., sem compreender totalmente como tupainedo se traduz numa utilização no mundo real. Para fornecer pontos de referência, a UTAC foi encarregue de efetuar o teste em condições rigorosamente semelhantes com três veículos diretamente concorrentes do ë-C4 e do ë-C4 X: Renault Mégane e-Tech, Volkswagen ID 3 e MG 4.

O Citroën ë-C4 X foi o mais rápido a completar os 1.000 km, com um tempo total, incluindo o carregamento, de 11 horas e 57 minutos. Os seus concorrentes levaram entre 14 a 67 minutos a mais para percorrer essa mesma distância. Os resultados, indicados pelas medições da UTAC, são explicados por um menor consumo de energia e por tempos de carregamento otimizados, validando as escolhas técnicas feitas para o ë-C4 X e, por conseguinte, para o ë-C4.

Para além de produtos eficazes, a Citroën propõe a aplicação e-ROUTES, que torna ainda mais cómodas as viagens elétricas de longa duração. Diretamente ligado aos dados do veículo, às condições de condução e ao estado dos postos de carregamento, este assistente pessoal otimiza o percurso do cliente em tempo real. Esta combinação de um produto de alto desempenho e uma aplicação inteligente é particularmente adequada para o rápido desenvolvimento da rede de carregamento.

“O teste efetuado com o UTAC valida as escolhas estratégicas da Citroën: uma bateria de dimensões razoáveis, mas que também proporciona uma autonomia superior a 400 km, reduz os custos e os consumos e permite efetuar viagens longas sem preocupações, graças à eficácia do carregamento rápido. Como condutor de um ë-C4, posso comprovar esta eficácia no quotidiano, em condições reais, durante as minhas deslocações”, refere Thierry Koskas, CEO da Citroën.

1. O PROTOCOLO

Os quatro modelos testados pelo UTAC no circuito de Mortefontaine foram os seguintes:

Modelo Citroën ë-C4 X MG 4 Renault Mégane Volkswagen ID 3
Bateria (capacidade) 54 kWh 64 kWh 60 kWh 58 kWh
Autonomia WLTP (ciclo misto) 420 km 435 km 450 km 425 km
Peso 1.603 kg 1.694 kg 1.670 kg 1.790 kg

 

Estes modelos foram testados ao longo de dois dias, em condições climatéricas idênticas, seguindo o mesmo protocolo:

  • Condução a uma velocidade estabilizada de 120 km/h no anel de alta velocidade do circuito.
  • No início do teste, o veículo é carregado a 100% do Estado de Carga (SoC) da bateria.
  • A condução é interrompida quando a bateria atinge um nível de carga de 10%.
  • O veículo é, então, recarregado até aos 80%. Os carregamentos foram alternados entre uma estação de carregamento de 100 kW e uma estação de carregamento de 50 kW, de acordo com a capacidade disponível no local.
  • Esta sequência de condução e carregamento é repetida até se atingir a distância total de 1.000 km.

2. OS RESULTADOS

A cada 100 quilómetros, os condutores registaram os seguintes consumos médios (kWh/100km):

  Citroën ë-C4 X Concorrente 1 Concorrente 2 Concorrente 3
100 19,6 20,2 21,1 23,3
200 19,4 20,2 20,6 23,1
300 19,4 20,3 20,7 23,0
400 19,4 20,4 20.7 23,0
500 19,5 20,6 20,9 23,1
600 19,6 21,0 21,0 23,1
700 19,8 21,3 21,0 23,2
800 20,0 21,6 21,3 23,3
900 20,1 21,8 21,5 23,3
1000 20,2 21,9 21,6 23,4

Nota: Os índices de consumo degradam-se com a diminuição das temperaturas no final do dia.

No total, os condutores tiveram de fazer cinco paragens para recarregar as baterias, alternando entre as estações de carregamento de 50 kW e 100 kW, explicando-se, assim, os diferentes tempos de carregamento.

 

Citroën ë-C4 X Concorrente 1 Concorrente 2 Concorrente 3
tempo (min) dist.  (km) tempo (min) dist.  (km) tempo (min) dist.  (km) tempos (min) dist.  (km)
Fases em rodagem Rodagem 1 (de 100% a 10% de SOC da bateria) 127 243 129 240 124 237 130 239
Rodagem 2 (de 80% a 10% de SOC da bateria) 98 185 102 187 99 180 99 186
Rodagem 3 (de 80% a 10% de SOC da bateria) 92 173 96 176 91 173 100 185
Rodagem 4 (de 80% a 10% de SOC da bateria) 90 169 90 166 89 169 91 172
Rodagem 5 (de 80% a 10% de SOC da bateria) 89 167 89 165 88 167 94 180
Rodagem 6 (de 80% a 10% de SOC da bateria) 36 63 39 66 42 74 23 38
tempo (min) tempos (min) tempos (min) tempo (min)
Fases de Recarga Recarga 1 (de 10% a 80%) 48 40 35 32
Recarga 2 (de 10% a 80%) 30 59 50 55
Recarga 3 (de 10% a 80%) 47 42 35 31
Recarga 4 (de 10% a 80%) 30 57 52 57
Recarga 5 (de 10% a 80%) 48 41 36 31
% de bateria à chegada 55% 52% 51% 65%
alternância estação de recarregamento de 50 kW e 100 kW
Resumo tempo total de rodagem 8h52 9h05 8h53 8h58
tempo total de carga 3h05* 3h59 3h28 3h26
tempos totais para efetuar 1.000 km 11h57 13h04 12h11 12h24
* tempos recalculados para que os 3 modelos estejam em ISO condições na utilização das estações de carregamento de 50 kW e 100 kW

 

3. Ë-C4 E Ë-C4X, AS SOLUÇÕES IDEAIS PARA O USO NO QUOTIDIANO E PARA DESLOCAÇÕES MAIORES

As medições efetuadas pelos peritos do UTAC demonstraram que o ë-C4 X necessitava de paragens de carregamento mais curtas e apresentava um menor consumo de energia em comparação com outros modelos. A combinação destes dois fatores permitiu-lhe percorrer os 1.000 km em 11 horas e 57 minutos, ou seja, alcançando uma vantagem de quase 15 minutos face ao concorrente mais próximo.

As características que explicam este resultado:

O ë-C4 e o ë-C4 X foram concebidos para se adaptarem tanto ao quotidiano como a viagens mais longas. Para além do conforto nas deslocações curtas do dia a dia, o ë-C4 possui todas as caraterísticas essenciais para que os clientes possam viajar com tranquilidade, mesmo em longas distâncias:

  • Dimensões e peso da bateria compactos, o que leva a um consumo de energia razoável.
  • Tempos de carregamento otimizados devido à capacidade de carregar a uma taxa rápida de 100 kW, com uma curva de carregamento otimizada.
  • Melhoria do consumo elétrico graças a uma bomba de calor, à integração de um sensor higrométrico e à otimização do sistema de transmissão.
  • Motor elétrico eficiente.
  • Tratamento aerodinâmico, incluindo a asa traseira (spoiler), a carenagem da parte inferior da carroçaria, pneus de baixa resistência ao rolamento, etc.

Uma oferta adaptada a diferentes necessidades

Para satisfazer as necessidades dos clientes, o ë-C4 e o ë-C4 X estão disponíveis com dois formatos de bateria:

  • ë-C4 136 cv com uma bateria de iões de lítio de 50 kWh e autonomia até 357 km (ciclo WLTP).
  • ë-C4 156 cv com uma bateria de iões de lítio de 54 kWh e autonomia até 420 km (ciclo WLTP).
  • ë-C4 X 136 cv com uma bateria de iões de lítio de 50 kWh e autonomia até 360 km (ciclo WLTP).
  • ë-C4 X 156 cv com uma bateria de iões de lítio de 54 kWh e autonomia até 420 km (ciclo WLTP).

 

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