O público que não foi ao Autódromo Internacional de Goiânia no fim de semana passado perdeu corridas emocionantes e tecnicamente atraentes, envolvendo 65 carros na pista. Foram 27 veículos em várias largadas da Turismo 1.4, 31 nas duas categorias de Mercedes e 10 na reestreante Fórmula Millenium, com monopostos de mecânica Volkswagen, recuperados para competições regionais.
Considerando que estamos no final da temporada, com corridas restantes apenas em outubro e novembro, os títulos já estão, se não decididos, ao menos encaminhados. Os grids surpreendem em número, impulsionados por estímulos de patrocinadores. Localmente, a empresa de alta tecnologia Everest, de repercussão internacional, encontrou afinidade com a Turismo 1.4, investiu fortemente e foi bem recebida pelos pilotos, que são empresários ou profissionais de alto nível.
Sem investimento, não há automobilismo, já que os esportes a motor possuem custos elevados de participação. Vale destacar o projeto do presidente da Faugo (Federação Goiana de Automobilismo), Sérgio Crispim, revelado no último domingo, de buscar uma empresa patrocinadora para a própria federação, a fim de cobrir despesas regulares com a troca de recursos entre associação de imagem e cessão de espaços. Isso permitiria à federação se livrar dos custos administrativos e regulamentares, que são altos. Assim que a negociação for concluída, a receita de cada modalidade será reinvestida no seu desenvolvimento esportivo, e os valores arrecadados com inscrições e público serão direcionados para estimular o surgimento de novos pilotos e/ou reduzir os custos de participação.
Os esportes motorizados em Goiás estão em expansão e se tornando cada vez mais populares, com destaque para os campeonatos regionais de Turismo, o kart goiano, as provas de rally, e agora a Fórmula Millenium, uma categoria de baixo custo que reuniu cerca de 10 carros no último domingo.
Pai e filho sobem ao pódio na categoria Fórmula Millenium
Em sua estreia no esporte a motor, Sérgio Crispim, presidente da Faugo, e seu filho, Eduardo de Menezes Crispim, tiveram uma performance promissora na Fórmula Millenium. Competindo na categoria de novatos, a dupla representando a Federação terminou a 4ª etapa do Campeonato de Marcas & Pilotos, em Goiânia (GO), disputada no Autódromo Ayrton Senna, na terceira colocação no último domingo (22), garantindo um pódio em família.
No seu primeiro contato com o Fórmula Millenium, Sérgio Crispim utilizou os treinos de sábado (21) para se adaptar ao carro, garantindo a quarta posição entre os pilotos novatos. No domingo, seu filho Eduardo, competindo com o carro número 51, manteve a terceira posição e subiu ao pódio em sua estreia na categoria. Eduardo celebrou o resultado:
“Foi uma estreia muito positiva. Meu primeiro contato com o carro foi na quinta-feira e, desde então, evoluímos um pouco a cada dia. Consegui uma terceira posição na classificação e mantive essa colocação na corrida”, destacou Eduardo.
Sérgio Crispim, que terminou em quarto lugar no sábado, comentou a emoção de subir ao pódio ao lado do filho: “Foi emocionante. Nossa meta é continuar evoluindo e incentivar outros pilotos a ingressar na categoria, que tem o melhor custo-benefício em Goiás. Se tudo correr bem, estaremos nas próximas etapas”, afirmou o presidente da Faugo.
11ª e 12ª etapas dos Campeonatos Goiano de kart rental e profissional
Uma das maiores competições do kartismo goiano retorna neste fim de semana com as 11ª e 12ª etapas dos Campeonatos Goiano de kart rental e profissional. O evento será realizado no Kartódromo Ricardo Santos, na região metropolitana do estado, no dia 28 de setembro. O campeonato é promovido pelo Clube Goianiense de Rental Kart e supervisionado pela Federação Goiana de Automobilismo (Faugo). O Goiano de kart já revelou nomes importantes do kartismo como Yuri e Yago Cesário, Fausto Filho, Theo Salomão, Kim Junqueira, Vinícius Mercez, Theo Morgado e Pedro Faria.
Goiânia foi escolhida novamente como sede da antepenúltima etapa devido às excelentes condições do Kartódromo Ricardo Santos e às obras em fase final na praça de Rio Verde. O evento em Goiânia manterá seu formato de rodada dupla para as categorias Mirim, Cadete, F4 Júnior e o retorno dos karts de dois tempos, além das corridas de kart rental. O Goiano de kart também será transmitido pelo canal da Faugo no YouTube, Faugo TV. A entrada é franca.