
Você que é fã de velocidade não pode ficar de fora dessa! Vem aí a 4ª etapa do Campeonato Goiano de Automobilismo,Turismo 1.4, Marcas & Pilotos. No dia 22 de setembro, as disputas mais quentes retornam ao circuito do Autódromo Internacional de Goiânia.
Os pilotos das categorias Turismo 1.4 e Fórmula Millenium estão de volta à pista, prontos para demonstrar quem tem mais habilidade. Com muita técnica, estratégia e agilidade, as equipes e preparadores garantem os ajustes perfeitos para que seus competidores disputem as primeiras posições nas quatro corridas deste fim de semana.
Marcos Ferreira, presidente do Clube Esportivo do Fora de Estrada em Goiás (Cefego) e promotor do evento, destaca a crescente participação: “Estamos cada vez mais fortalecidos, com o apoio das equipes, pilotos e principalmente da Faugo”.
A briga pela liderança da categoria ‘A’ promete trazer fortes emoções com grandes nomes do Estado. Em primeiro lugar está Vitor Perillo, natural de Goiânia e um dos filhos do veterano Marcelo Perillo, que compete ao lado de toda a sua família. “Nós participamos juntos: meus filhos William, Rafael, Vitor e eu. Temos uma equipe, a Petrópolis Motorsport, e estaremos no box 15 neste fim de semana”, destaca Marcelo, orgulhoso da trajetória familiar nas pistas.
Assim, ele, que soma 195 pontos, mantém uma boa margem de diferença para a dupla Pablo Alves e Célio Vinicius, ambos com 132 pontos. Apesar da distância, o embate carregará muita competitividade até a etapa final na busca pelo título da temporada. Igualmente fortes na briga, Dalabona e Saninho, dupla do Distrito Federal, ocupam a 3ª colocação. Demonstrando constância e regularidade, eles já somam 98 pontos, 5 a mais que a dupla Léo Kammoun e Aloísio, também representantes do Distrito Federal.
A categoria “B” não fica para trás e também traz consigo batalhas intensas entre o campeão da Novatos de 2023, Lorran Lima, e o rápido piloto Tony Mariano, do Distrito Federal. Com 172 e 150 pontos, respectivamente, os dois alternam vitórias a cada prova realizada e deixam o caminho pelo título da temporada totalmente indefinido. Mesmo 22 pontos atrás, Tony Mariano tem encontrado um bom acerto e conquistado muitas vitórias até a 3ª etapa, prometendo muita força e velocidade para assegurar o campeonato de 2024.
Na “N” de Novatos, Thiago Costa, com 181 pontos, mantém a liderança iniciada logo na primeira etapa da temporada. Porém, o piloto contempla a aproximação do jovem João Ricardo, que, com 155 pontos marcados, demonstra muita segurança em suas participações. Com regularidade, ele vem alcançando suas primeiras vitórias na categoria e viu a diferença para o líder diminuir.
Ação e novidades movimentam a pista
A novidade da temporada fica por conta da categoria Sênior, que classifica os participantes com idade igual ou superior a 50 anos individualmente, aproveitando as classificações obtidas nas categorias “A”, “B” e Novatos. Na acirrada disputa pelo título, Aloisio Neto, do Distrito Federal, lidera com 104 pontos, seguido de perto por Colombo Neto, com 91, e José de Barros, de Goiânia, que soma 78 pontos. Com isso, a disputa pelo primeiro título na categoria será intensa. Destaques, Colombo Neto mira uma arrancada rumo à liderança, enquanto “Zezinho de Barros” vem mostrando grande evolução, tanto no acerto de seu carro quanto na consistência de sua pilotagem.
Ademais, a 4ª etapa do Campeonato de Automobilismo, receberá novamente duas provas da categoria Fórmula Millenium dentro da programação do evento, destacando o retorno dessa categoria às pistas e o início de suas primeiras competições oficiais. Outra grande atração será a participação de uma categoria convidada, composta por carros de turismo superesportivos, que realizará uma etapa do campeonato paulista nas pistas goianas, integrando-se à etapa do Campeonato Goiano.
Por fim, Hélio Brandão está trazendo um jovem piloto com muita bagagem nas pistas. Vice-campeão da Turismo Nacional PRO e campeão da Turismo 1.4 e Goiano 1.4 (categoria B), Mathias de Valle estreou na Stock Series em 2023 e vem acumulando boas apresentações durante este período. Por isso, ele vem em busca de mais um pódio em casa.
“Essa participação é importante porque, por mais que exista essa diferença entre os carros da Stock Car e da Turismo 1.4, carro de corrida é carro de corrida e a competição é igual. Há aquela briga de desenvolvimento e de setup para se classificar bem em um ritmo de corrida bom. Então, a gente usa a Turismo 1.4 nessas corridas que o Mathias faz justamente para ele estar em atividade e praticando. Toda largada é uma largada a mais, e é um momento diferente, porque tem a adrenalina do início da corrida e aquela emoção. Por isso, cada vez que ele larga, fica mais tranquilo. Na corrida vem várias circunstâncias e momentos de briga, defesa, ataque e saber posicionamento. Tudo isso acontece independente da competição. Utilizamos isso para formar e preparar o Mathias para que ele chegue cada vez mais lapidado pronto para enfrentar a Stock Car”, explica Hélio.