Há muito associado a carros de estilo requintado e desempenho inebriante, a placa de identificação DBS foi anexada a alguns dos melhores carros-chefe da Aston Martin. Desde 2018, o DBS está no auge da linha de produção em série da Aston Martin; uma potência Twin-Turbo V12 abençoada com desempenho feroz e estilo inigualável. Com a produção desta geração DBS chegando ao fim, a Aston Martin se orgulha de apresentar um DBS que supera todos os outros; o DBS 770 Ultimate.
Como o próprio nome sugere, o DBS 770 Ultimate é uma última palavra enfática. O Aston Martin de produção mais poderoso de todos os tempos, e o DBS mais rápido e poderoso até hoje, extensos aprimoramentos de design e engenharia garantem que o DBS 770 Ultimate seja uma celebração inesquecível e altamente colecionável do carro-chefe da Aston Martin, o Super GT. Disponível nas versões Coupe e Volante, o DBS770 Ultimate será produzido em número estritamente limitado – 300 Coupes e 199 Volantes – com todos os exemplares vendidos antes do lançamento.
O DBS 770 Ultimate apresenta uma iteração feroz do motor V12 de 5,2 litros e 60 graus da Aston Martin. Agora desenvolvendo 770 cv a 6.500 rpm e colossais 900 Nm de torque de apenas 1.800 rpm a 5.000 rpm, impulsionando o DBS 770 Ultimate a uma velocidade máxima de 211 mph, este magnífico motor se beneficia de vias de ar e ignição modificadas, juntamente com um aumento de 7% na pressão máxima do turbo. O ajuste preciso das curvas de potência e torque dá ao motorista uma sensação de desempenho sem limites, com uma mistura inebriante de resposta excepcional, excelente aceleração de marcha e a autêntica trilha sonora do V12.
A potência é alimentada por uma transmissão automática ZF de 8 velocidades e um diferencial mecânico de deslizamento limitado (LSD) montado na parte traseira do carro. Além disso, o DBS 770 Ultimate recebe uma calibração de transmissão exclusiva para aprimorar as velocidades de troca e a interação do motorista, contribuindo para uma experiência de direção verdadeiramente conectada. Tal é a capacidade inerente do sistema Carbon Ceramic Braking (CCB) da Aston Martin que o DBS 770 Ultimate usa os mesmos discos dianteiros de 410 mm x 38 mm e traseiros de 360 mm x 32 mm instalados no DBS.
Para melhorar ainda mais a natureza direta da resposta da direção e aumentar o nível de feedback detalhado, o DBS 770 Ultimate apresenta uma nova coluna de direção sólida, permitindo ao motorista desfrutar de uma conexão mais precisa com a estrada à frente, sentindo o que os pneus dianteiros estão fazendo com a máxima confiança e avalie com precisão a aderência disponível.
Integral para alcançar o caráter envolvente e maior sensação de direção do DBS 770 Ultimate, a rigidez lateral dianteira foi aprimorada em 25% para fornecer a máxima sensação de desempenho e resposta. Esse aumento foi alcançado com uma travessa dianteira aprimorada e uma subtrama traseira mais espessa, o que também aumenta a rigidez torcional global em 3% para uma dinâmica de direção perfeitamente equilibrada.
Melhorias também foram feitas no Adaptive Damping System (ADS), DBS 770 Ultimate recebendo calibração exclusiva do amortecedor e ajuste de software com foco no controle e compostura sem comprometer a qualidade do passeio. Ao aprimorar a conexão do motorista e preservar o inconfundível caráter de travessia do continente do DBS, o DBS 770 Ultimate eleva o exemplar Super GT da Aston Martin a alturas ainda maiores.
Assim como o DBS 770 Ultimate foi aprimorado mecanicamente, sua aparência também foi ampliada para apresentar um design assertivo e uma estética intransigentemente única, condizente com um modelo de edição final criado para celebrar o fim de uma era.
Sendo um Aston Martin, esta forma aprimorada também tinha que possuir um nível autêntico de função. Ambos para fornecer maior fluxo de ar para os radiadores, melhorando o gerenciamento térmico e dando maior presença visual na estrada. Desenhando maior fluxo de ar através dos radiadores do motor, o capô em forma de concha apresenta uma dramática saída de ar do motor em forma de ferradura e um novo divisor frontal integra duas novas saídas de ar externas. Juntos, eles servem para aprimorar o resfriamento e ecoar as assinaturas de design dos modelos anteriores de motores DBS e V12.
Outras alterações de design detalhadas para o DBS 770 Ultimate incluem 2×2 Twill Carbon Fiber Cantrail, Windscreen Surround, Mirror Caps e Fender Louvre como padrão. Um novo elemento de soleira de fibra de carbono reduz visualmente o perfil lateral em direção à roda traseira, criando uma postura equilibrada que acentua o físico musculoso do DBS. Um design exclusivo do difusor traseiro mantém o equilíbrio aerodinâmico da frente para trás e garante que o DBS 770 Ultimate seja tão inconfundível na traseira quanto na frente.
O DBS 770 Ultimate se distingue ainda por um novo e exclusivo estilo de roda de 21” disponível em três acabamentos. Inspirando-se nos formidáveis Aston Martin Valkyrie e Victor, este novo design de raios múltiplos de 21″ está disponível em acabamento Satin Silver para uma aparência de joia brilhante, acabamento Satin Black para uma aparência contemporânea e esportiva ou opcional Satin Black com acabamento Diamond Turned para dar uma aparência mais escura, mas sofisticada do carro. Os pneus Pirelli P Zero de alta performance – 265/35 R21 na frente e 305/30 R21 atrás – são padrão em todos os aros.
No interior, o DBS 770 Ultimate encanta com uma deslumbrante variedade de novos tratamentos de design que o diferenciam, mantendo o ambiente de cabine instantaneamente reconhecível do atual DBS. Significando seu posicionamento de halo, o DBS 770 Ultimate vem com assentos Sports Plus revestidos em couro semi-anilina e Alcantara, apresentando uma colcha ‘canelada’ e padrão de perfuração como padrão. O assento de desempenho da Aston Martin também pode ser selecionado como opção. Uma divisão de acabamento sob medida foi introduzida, com cores contrastantes ligadas ao debrum e costura, juntamente com uma alça e um emblema de fivela feitos sob medida com um logotipo DBS 770 Ultimate gravado a laser encontrado no descanso de braço central. Paddle-shifts de fibra de carbono também são instalados como padrão.
Finalmente, o DBS 770 Ultimate é equipado com um conjunto exclusivo de placas de soleira exibindo as asas Aston Martin, o logotipo DBS 770 Ultimate e a numeração de edição limitada, significando que o veículo é um dos 300 Coupes ou 199 Volantes.
Como todos os Aston Martins, o escopo para especificações pessoais verdadeiramente únicas é virtualmente ilimitado. Uma gama diversificada de opções personalizadas da Q by Aston Martin está disponível no DBS 770 Ultimate, incluindo pinturas Q com opções gráficas variadas, rodas pintadas para combinar com as cores da carroceria ou gráficas, fibra de carbono tingida e inserções de assento em couro trançado, inserções de acabamento e direção em fibra de carbono roda.
O diretor de tecnologia da Aston Martin, Roberto Fedeli, disse sobre o DBS 770 Ultimate: “Quando uma geração de modelo icônico chega ao fim da produção, é importante marcar a ocasião com algo especial. No caso do DBS 770 Ultimate, não poupamos nada para garantir que a versão final de nosso atual carro-chefe de produção em série seja a melhor de todos os tempos. Não é apenas o DBS mais rápido e poderoso de nossa história, graças a um conjunto abrangente de melhorias na transmissão, direção, suspensão e estrutura inferior; também é o melhor para dirigir.
Marek Reichman, diretor de criação da Aston Martin, acrescenta: “DBS sempre esteve no auge da linha de modelos de produção da Aston Martin. E agora estamos infundindo o DBS 770 Ultimate com ainda mais… mais potência, mais pureza de desempenho e tudo com mais sofisticação, mais bom gosto e da maneira mais ponderada. Algo tão cru e tão bonito que é quase intimidador de se olhar. É por meio dessa abordagem de design que criamos as formas – começando com o front-end amplificado – e a partir daí todo o resto flui em equilíbrio de design com as atualizações de desempenho.”
A produção do DBS 770 Ultimate deve começar no primeiro trimestre de 2023, com as primeiras entregas programadas para começar no terceiro trimestre de 2023.