Alfa Romeo 33 Stradale faz a sua estreia no salão de clássicos “Salone Auto e Moto d’Epoca”

O 33 Stradale é o patrono dos serviços "Alfa Romeo Classiche". Cada um dos exemplares 33 é uma obra de arte única, a reconhecer como tal através de uma verdadeira certidão de nascimento: o Certificado de Autenticidade.
Alfa Romeo 33 Stradale Fotos: Alfa Romeo

A 40ª edição do “Auto e Moto d’Epoca” será um dos maiores eventos na Europa para os aficionados de carros e motas antigos. Trata-se da primeira oportunidade para a Alfa Romeo desvendar 33 Stradale numa exposição automóvel, fazendo-o na qualidade de patrono honorário do programa Heritage “Alfa Romeo Classiche”, uma gama de serviços que tem como objetivo claro proteger e promover a história da icónica marca italiana.

Produção limitada a apenas 33 unidades, verdadeiras obras de arte únicas, garantidas através de “Certificado de Autenticidade”

Diretamente inspirado no Tipo 33, uma referência do automobilismo mundial, o 33 Stradale de 1967 é considerado por muitos como um dos automóveis mais belos de sempre.  O novo 33 Stradale é uma interpretação moderna e criteriosa dos elementos estéticos do seu antecessor e assume um lugar central no manifesto da Alfa Romeo na antecipação de algumas das linhas futuras da marca.  Com uma produção limitada a apenas 33 unidades, todos já vendidas, este modelo é construído manualmente em colaboração com a Carrozzeria Touring Superleggera, empresa de transformação que aplica os mais elevados padrões de qualidade na construção sob medida de automóveis, o que garante uma atenção obsessiva aos detalhes.

Cada um dos 33 exemplares foi concebido como uma obra de arte única e singular, graças a um nível de personalização sem precedentes. A equipa “Bottega” de profissionais da Alfa Romeo foi criada para garantir a singularidade de cada unidade, envolvendo os seus clientes no projeto desde o início, na criação do seu próprio veículo, com as suas características únicas e até com a possibilidade de “assinar” o número de chassis.

Para atestar, oficialmente, a sua singularidade, cada 33 Stradale terá um Certificado de Autenticidade, mais uma prova da sua absoluta originalidade e exclusividade garantida pelo fabricante. Um serviço do qual todos os proprietários de automóveis históricos da Alfa Romeo podem beneficiar para melhorar os seus próprios veículos.

O programa Heritage “Alfa Romeo Classiche” apresenta uma gama de serviços cujo objetivo principal é proteger e promover a história da icónica marca italiana. A administração da marca está pessoalmente envolvida em todas as atividades inseridas no conjunto de serviços dedicados. Com efeito, o Comité de Certificação é presidido pelo CEO da Alfa Romeo e pelo Chefe do Departamento de Heritage, apoiado pelo Museu Alfa Romeo, entidade que alberga os registos de produção e toda a documentação técnica utilizada pelo comité para analisar os detalhes dos veículos em análise.

O programa Heritage “Alfa Romeo Classiche” integra o Certificado de Origem – disponível para os veículos Alfa Romeo desde 2016 – juntamente com o Certificado de Autenticidade e o Serviço de Restauro.

– Certificado de Origem: A Alfa Romeo permite conhecer a história de cada veículo através do número de chassis. O serviço inclui uma meticulosa verificação documental através dos registos de produção da marca e a emissão de um certificado, que garante o ano de fabrico e a configuração original do automóvel: especificações do modelo, número de série do motor, detalhes originais interiores e exteriores.

– Certificado de autenticidade: Numa análise minuciosa, o veículo histórico é examinado e, uma vez verificados os detalhes de produção e as especificações técnicas nos arquivos da empresa, a Alfa Romeo apoia-se no departamento de Heritage para certificar a autenticidade da viatura clássica. Para obter esta certificação, cada automóvel passa por um rigoroso processo de inspeção e avaliação, levado a cabo pela equipa de especialistas que verifica cuidadosamente a sua autenticidade e os seus componentes, bem como o funcionamento dos principais elementos mecânicos. O veículo é examinado nas oficinas Mirafiori Officine Classiche, em casa do cliente, se assim o desejar, ou nos centros Stellantis &You de Roma e Palermo.

– Serviço de Restauro: a mesma equipa que cuida da coleção de veículos clássicos Alfa Romeo também está disponível para clientes privados, com serviços que vão da simples manutenção até ao restauro completo: do diagnóstico e restauro exterior às reparações de componentes mecânicos e estéticos individuais, aos testes finais.

Informações adicionais sobre os serviços Alfa Romeo Classiche podem ser consultados no portal Heritage.

O Salão Automóvel de Bolonha constitui uma oportunidade para a Alfa Romeo celebrar datas importantes.

60 anos do Alfa Romeo Giulia Sprint GT (1963)

Apresentado a 9 de setembro de 1963, o Alfa Romeo Giulia Sport GT completa agora 60 anos e destaca-se por ser o primeiro veículo fabricado – e desvendado – na novíssima fábrica de Arese, construída para substituir a fábrica original na zona de Portello, em Milão. No mesmo ano foi criada a Autodelta, que se tornou no novo Departamento de Competição da Alfa Romeo, marcando o regresso oficial da “marca do Biscione” às competições.

O Giulia Sprint GT substituiu o Giulietta e foi apresentado como um coupé desenhado por Bertone, quando, na realidade, foi uma criação por Giugiaro, na altura um jovem funcionário do carroçador de Turim. Estava equipado com o motor 1.6 do Giulia (1.570 cc) com dupla árvore de cames em liga leve, seguindo-se um bloco 1.3 (1.290 cc, GT 1300 Junior), depois um 1.750 (1.779 cc, 1750 GT Veloce) e, por fim, um motor 2 litros (1.962 cc, 2000 GT Veloce).

O modelo de quatro lugares, com linhas sóbrias e compactas, apresentava faróis redondos com sobrancelhas agressivas, bem como o típico lábio frontal no capô, elemento de design que foi desaparecendo à medida que o modelo evoluía no seu design. O Giulia GT correspondeu às expectativas de uma clientela mais desportiva: como em todos os veículos Alfa Romeo, o desempenho era de alta qualidade, com um excelente comportamento dinâmico e uma elevada aderência à estrada.

O exemplar exposto em Bolonha é um GT 1300 Junior de 1967, ao qual foi atribuído um Certificado de Autenticidade após um exame minucioso por parte dos peritos do departamento de Heritage.

30 anos do Alfa Romeo 155 V6 Ti “DTM” (1993)

Alfa Romeo 155 V6 Ti “DTM” entrou na aparentemente interminável disputa desportiva entre a Itália e a Alemanha, que teve início na meia-final do Campeonato do Mundo de Futebol de 1970. Por esta razão, foi exatamente há 30 anos que a Alfa Romeo se tornou a única marca não alemã a vencer o Campeonato DTM.

Em 1993, a Alfa Corse, o departamento de competição da Alfa Romeo, intensificou os seus esforços na categoria de Turismos, introduzindo diferentes evoluções do Alfa 155: uma muito exacerbada versão para o campeonato alemão e outra versão compatível com as regras menos permissivas da nova categoria internacional “D2”. O 155 V6 TI desenvolvido para o DTM (Deutsche Tourenwagen Meisterschaft) manteve a tração integral, à semelhança do 155 GTA (SuperTurismo Italiano) de 1992. No entanto, a configuração mecânica estava de acordo com as restrições impostas pelas regras da série alemã: motor – o famoso V6 a 60° de 2,5 litros e 24 válvulas (2.498 cc) – instalado longitudinalmente como contrapeso, com alguns dos componentes da carroçaria executados em fibra de carbono. A aerodinâmica era livre sob a linha perimetral imaginária que ligava os cubos das rodas, a asa traseira era regulada e o peso em pista era de 1.100 kg.

Em 1993, a potência do V6 oscilava entre os 400 e os 420 cv às 11.500 rpm, a eletrónica do motor e do veículo não era excessiva e, a meio da época, a caixa de seis velocidades passou a ser sequencial.

Em competição, a experiente concorrência foi batida em 12 das 20 corridas realizadas, graças à invencível dupla Alessandro Nannini e Nicola Larini, que venceu o campeonato, sem esquecer o contributo das brilhantes classificações alcançadas por Giorgio Francia e Christian Danner.

10 anos do Alfa Romeo 4C (2013-2023)

Desde o seu lançamento em 2013, o Alfa Romeo 4C conquistou a paixão dos entusiastas de automóveis desportivos em todo o mundo. Para celebrar o seu 10º aniversário, o departamento de Heritage concebeu um exemplar único desta joia mecânica: o Alfa Romeo 4C Designer’s Cut. Personalizado por Alessandro Maccolini, no Alfa Romeo Centro Stile (também responsável pelo design do modelo), este carro presta homenagem ao genuíno estilo italiano e ao prazer de condução personificado pelo 4C original, batizado pelo mesmo designer como 4C Unica.

O projeto 4C Designer’s Cut faz parte do programa “Reloaded by Creators“, do departamento de Heritage e envolveu a comunidade Alfa Romeo, tendo-se convidado os entusiastas a escolher entre as propostas estéticas de Maccolini, através dos canais de comunicação da marca.

O exclusivo 4C Designer’s Cut estará disponível para venda, permitindo aos coleccionadores mais entusiastas adquirir uma peça importante na história deste modelo icónico, que permanece até hoje um clássico instantâneo no mercado.

 

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