911 Speedster, criado como um modelo exclusivo através do programa Sonderwunsch

911 Speedster construído como um modelo exclusivo Sonderwunsch

As variantes Speedster, lançadas pela Porsche desde 1954, são conhecidas pelo prazer de dirigir ao ar livre e pela dinâmica de condução expressiva, com para-brisa encurtado e tampa traseira distinta. No entanto, a quarta geração do 911 (993) nunca teve uma versão Speedster no programa regular da Porsche. Para preencher essa lacuna, o designer e colecionador Luca Trazzi criou seu próprio 911 Speedster 993 através do programa de personalização Sonderwunsch, resultando em um carro único, inteiramente baseado em sua visão pessoal.

No início, eu olhei ao redor, mas não encontrei o carro dos meus sonhos. Então, decidi construí-lo eu mesmo.” Luca Trazzi fez desta declaração lendária de Ferry Porsche sua própria. E o bem-sucedido designer de Milão não apenas sonhou – ele também agiu. Um 911 Speedster da geração 993 estava faltando na extensa coleção de Speedsters do entusiasta da Porsche.

Luca Trazzi recorreu à equipe Sonderwunsch da Porsche para realizar seu projeto. Juntamente com os especialistas, ele transformou seu carro dos sonhos em realidade. Foram necessários mais de três anos para criar seu carro único baseado em um 911 Carrera Cabriolet (993) de 1994. O modelo de dois lugares, com a característica tampa traseira, que também passou por modificações técnicas abrangentes, é um dos destaques da Monterey Car Week deste ano (9 a 18 de agosto de 2024) na Califórnia.

Luca Trazzi, apaixonado por Speedsters desde jovem, realizou seu sonho de completar sua coleção com um 911 Speedster 993 através do programa Sonderwunsch. Ele desenhou o carro para unir elementos estilísticos de modelos anteriores. A Porsche, em colaboração criativa com Trazzi, construiu um Speedster único baseado em um Porsche 911 de 1994, refletindo sua visão pessoal. O projeto envolveu várias visitas de Trazzi à fábrica, onde ele acompanhou de perto o processo, incluindo a criação da pintura especial “Amarelo Otto”, em homenagem ao seu cachorro. A filosofia da Porsche foi clara: “Você sonha, nós construímos

Exterior e interior: elementos estilísticos Speedster reinterpretados
A tampa traseira e o para-brisa são típicos do Speedster. Eles são contornados apenas por uma fina moldura preta que intensifica seu efeito. Outras características exteriores marcantes incluem os espelhos exteriores cônicos pretos no design clássico dos carros esportivos dos anos 1960 e a luz diurna de quatro pontos dos modelos Porsche modernos. A linha da carroceria da tampa traseira foi completamente redesenhada por Luca Trazzi.

O Speedster é pintado em um amarelo exclusivo chamado “Amarelo Otto,” desenvolvido especialmente para o carro. As rodas de liga leve de 18 polegadas no design Turbo são pretas com detalhes em amarelo. Elementos de design, como as folhas de proteção contra pedras, harmonizam com as maçanetas e entradas de ar pretas. A aparência esportiva é acentuada pelo uso do spoiler dianteiro, saias laterais e para-lamas traseiros do 911 Turbo (993), com um design reinterpretado para as luzes indicadoras e traseiras.O interior é revestido em couro preto com costuras amarelas, destacando o logotipo do Speedster nos encostos de cabeça. Os centros dos assentos têm um design quadriculado em amarelo e preto, artesanalmente cortado e costurado. Esse padrão também aparece no compartimento de bagagem, na capa do carro e na bolsa de viagem. Elementos de carbono no painel, console, alavanca de freio de mão e câmbio, além das costas dos assentos, personalizam ainda mais o interior. As soleiras das portas são iluminadas pela primeira vez em um Porsche 911 993, em “Amarelo Otto,” com um logotipo exclusivo.

O interior é revestido em couro preto com costuras amarelas, destacando o logotipo do Speedster nos encostos de cabeça. Os centros dos assentos têm um design quadriculado em amarelo e preto, artesanalmente cortado e costurado. Esse padrão também aparece no compartimento de bagagem, na capa do carro e na bolsa de viagem. Elementos de carbono no painel, console, alavanca de freio de mão e câmbio, além das costas dos assentos, personalizam ainda mais o interior. As soleiras das portas são iluminadas pela primeira vez em um Porsche 911 993, em “Amarelo Otto,” com um logotipo exclusivo.

O trem de força: mais potência
O motor, chassi, direção e sistema de freios são do 911 Carrera RS (993). Na época, o motor boxer de seis cilindros refrigerado a ar era o motor mais potente da Porsche, com uma cilindrada de 3,8 litros gerando 221 kW/ 300 cv.

O entusiasta e designer Luca Trazzi, apaixonado por Speedsters, realizou seu sonho de criar um 911 Speedster 993 através do programa Sonderwunsch da Porsche. Trabalhando em estreita colaboração com a equipe da Porsche, Trazzi transformou um 911 Carrera Cabriolet (993) de 1994 em um Speedster único, combinando elementos estilísticos de modelos anteriores. O carro, pintado em um tom especial de amarelo chamado “Amarelo Otto”, em homenagem ao cachorro de Trazzi, foi concluído após mais de três anos de trabalho e é uma das estrelas da Monterey Car Week 2024.

O processo de criação envolveu uma colaboração profunda entre Trazzi e os especialistas da Porsche, com o designer participando ativamente do desenvolvimento. O resultado é um carro que reflete fielmente a visão de Trazzi, desde a concepção até os detalhes técnicos e estilísticos, tornando-o um exemplo notável de personalização no programa Sonderwunsch.

Existem apenas duas unidades do 911 Carrera Speedster baseadas na geração 993. A primeira, de 1995, foi feita para Ferdinand Alexander Porsche, em verde, com rodas de 17 polegadas e câmbio Tiptronic, e está agora no museu da Porsche. A segunda, criada em 2001 para o ator Jerry Seinfeld, é um modelo 4S prateado, com largura de Turbo e rodas de 18 polegadas.

Deixe um comentário