Muito em voga no mundo da moda e da decoração, a palavra vintage que, literalmente vem do termo em inglês “safra de vinho”, tem um outro significado: objetos que fazem referência ao século 20. Ter peças da época ou repaginados é uma maneira divertida e, ao mesmo tempo, elegante de criar um design de interior especial. E para os fãs da década de 70, que foi cheia de criatividade e cor, nada mais indicado do que móveis e acessórios em acrílico..
“A grande variedade de cores, a transparência, brilho e plasticidade do acrílico, muito presente em objetos dos anos 70, foi resgatado pelos novos designers. Isto porque peças feitas com este material enriquecem a decoração de interiores”, explica a designer de interior Rita Ramos. Ela ainda acrescenta que as novas linhas de artefatos de acrílico estão adaptadas para as tendências do “agora”, oferecendo uma visão mais “ousada” do material. “Isso traz uma enorme diversidade de propostas nos projetos de interiores, nos mobiliários, nos acessórios, nas artes e até na indústria de eletrodomésticos”.
NadaseLeva
Quem experimentou criar com o acrílico sabe os resultados surpreendentes que esse material pode oferecer. André Bastos, designer da NadaseLeva é um desses profissionais, e que ao lado do sócio, Guilherme Ribeiro, desenvolveu peças para lá de inusitadas com o acrílico, entre elas duas coleções inteiras, como a Ligero e a Arab, que tem uma linguagem vintage. “Essa é uma matéria-prima que possibilita ao designer lançar mão de uma infinidade de recursos, como o corte a laser e a modelagem, para compor suas peças. Além disso, o acrílico em si oferece múltiplas opções de cores e acabamentos, como as espelhadas. Com tantos recursos, basta os profissionais abusarem da criatividade”, explica Bastos.
Além de designers conceituados, muitas empresas que trabalham com a transformação do acrílico apostam na criação de móveis retrôs. A Centauri Design, por exemplo, criou uma mesa de canto totalmente em acrílico e com um recorte de pé que relembra móveis antigos. Diogo Bernardes, que desenvolveu o projeto, explica que esse é um objeto perfeito para fazer uma brincadeira divertida com a decoração. “Ao mesmo tempo, que esta mesa faz uma referência a outra década, ela não perde sua modernidade”, diz.
Mesa de canto Centauri Design
Já a Emporium Acrílicos Criou uma mesa revisteiro que relembra muito as mesas usadas nos anos 70. “O acrílico permite que a nossa imaginação possa ultrapassar barreiras, além de oferecer praticidade e durabilidade para quem tem um objeto deste material deste material em casa”, comenta Roberto F. Santarcangelo Jr, designer da empresa.
Mesa da Emporium Acrílicos