Pintura setorizada: aprenda como delimitar ambientes com o uso de tintas

Suvinil explica técnica para organizar espaços integrados por meio de cores, formas geométricas ou orgânicas

Uma forte tendência arquitetônica apresentada em construções e reformas é a integração de ambientes, como salas de estar, escritórios, salas de jantar e cozinhas, para além de aumentar a interação entre os moradores, torna a casa mais prática e traz a sensação de amplitude. Uma técnica interessante pode ser utilizada, como aliada para assim, delimitar os diferentes ambientes: a pintura setorizada.

Com este recurso, por meio do uso de cores, pinturas geométricas ou orgânicas, é possível destacar espaços (sem paredes) ou detalhes especiais da decoração. Abaixo, a Suvinil apresenta ideias e referências para inspirar mudanças e abrir olhares para as possibilidades da pintura setorizada no lar.

(Foto: Histórias de Casa | Sertão Arquitetos)

Na sala de estar projetada pelo escritório Sertão Arquitetos, a sobreposição de quadrados, um pintado de Rosa Secreto e o outro na cor Tamarindo, demarca um espaço de descanso separado do restante do cômodo, que é bastante amplo. A pintura geométrica ainda faz com que o ambiente fique mais moderno e alegre, dando toques de cor na decoração.

(Foto: Apartamento 203)

Já no projeto do Apartamento 203, a cor Tricô foi utilizada para demarcar e emoldurar a área do sofá, além de destacá-la do restante da sala de estar e jantar, que é toda branca. A nuance conversa com os tons pastéis da decoração, transmitindo a sensação de aconchego.

(Foto: Chris Campos)

Em seu escritório, a jornalista Chris Campos utilizou a técnica da pintura setorizada e estendeu a meia parede nos tons Calor de Dubai e Açucena, para as paredes laterais e o teto, dando a impressão da existência de uma caixa que divide essa parte do ambiente onde fica o home office. Para complementar com muita personalidade, a escrivaninha também foi colorida com tinta esmalte na cor Mantra.

(Foto: Histórias de Casa | Gabriel Valdivieso)

No hall de entrada da casa da Mariana Yoshimoto, projetada pelo designer Gabriel Valdivieso, o verde Alface-Americana veio em uma forma parecida com um meio arco para setorizar o canto da parede onde ficam plantas mais altas. O restante do corredor também é demarcado com as cores Capim-de-cheiro e Capim-Seco, formando uma paleta monocromática.

(Foto: Mariana Orsi | Quattrino Arquitetura)

No projeto da Quattrino Arquitetura para a jornalista Lucila Turqueto, a pintura setorizada também foi utilizada com um meio arco na cor Jardim de Princesa para destacar o cantinho, ao lado da cama, onde fica uma penteadeira. As cores vibrantes combinadas ao mobiliário clássico resultam em uma decoração atemporal.

Deixe um comentário