Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Pintura setorizada: aprenda como delimitar ambientes com o uso de tintas

Suvinil explica técnica para organizar espaços integrados por meio de cores, formas geométricas ou orgânicas
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Uma forte tendência arquitetônica apresentada em construções e reformas é a integração de ambientes, como salas de estar, escritórios, salas de jantar e cozinhas, para além de aumentar a interação entre os moradores, torna a casa mais prática e traz a sensação de amplitude. Uma técnica interessante pode ser utilizada, como aliada para assim, delimitar os diferentes ambientes: a pintura setorizada.

Com este recurso, por meio do uso de cores, pinturas geométricas ou orgânicas, é possível destacar espaços (sem paredes) ou detalhes especiais da decoração. Abaixo, a Suvinil apresenta ideias e referências para inspirar mudanças e abrir olhares para as possibilidades da pintura setorizada no lar.

(Foto: Histórias de Casa | Sertão Arquitetos)

Na sala de estar projetada pelo escritório Sertão Arquitetos, a sobreposição de quadrados, um pintado de Rosa Secreto e o outro na cor Tamarindo, demarca um espaço de descanso separado do restante do cômodo, que é bastante amplo. A pintura geométrica ainda faz com que o ambiente fique mais moderno e alegre, dando toques de cor na decoração.

(Foto: Apartamento 203)

Já no projeto do Apartamento 203, a cor Tricô foi utilizada para demarcar e emoldurar a área do sofá, além de destacá-la do restante da sala de estar e jantar, que é toda branca. A nuance conversa com os tons pastéis da decoração, transmitindo a sensação de aconchego.

(Foto: Chris Campos)

Em seu escritório, a jornalista Chris Campos utilizou a técnica da pintura setorizada e estendeu a meia parede nos tons Calor de Dubai e Açucena, para as paredes laterais e o teto, dando a impressão da existência de uma caixa que divide essa parte do ambiente onde fica o home office. Para complementar com muita personalidade, a escrivaninha também foi colorida com tinta esmalte na cor Mantra.

(Foto: Histórias de Casa | Gabriel Valdivieso)

No hall de entrada da casa da Mariana Yoshimoto, projetada pelo designer Gabriel Valdivieso, o verde Alface-Americana veio em uma forma parecida com um meio arco para setorizar o canto da parede onde ficam plantas mais altas. O restante do corredor também é demarcado com as cores Capim-de-cheiro e Capim-Seco, formando uma paleta monocromática.

(Foto: Mariana Orsi | Quattrino Arquitetura)

No projeto da Quattrino Arquitetura para a jornalista Lucila Turqueto, a pintura setorizada também foi utilizada com um meio arco na cor Jardim de Princesa para destacar o cantinho, ao lado da cama, onde fica uma penteadeira. As cores vibrantes combinadas ao mobiliário clássico resultam em uma decoração atemporal.