Decorar áreas internas e externas com lâmpadas e enfeites deixa os ambientes mais alegres e mantém a tradição de Natal. Nesta época tão especial do ano, a iluminação natalina não pode faltar e é a responsável por renovar o visual de residências, comércios, ruas, jardins, shoppings, escritórios, tornando o período de festas ainda mais marcante e vibrante.
Cuidados na hora de iluminar
Para evitar transtornos e problemas em um período em que só cabe o clima de festa e confraternização com família e amigos, deve-se ficar atento e tomar algumas providências e cuidados com a segurança antes de deixar a imaginação fluir no momento de decorar o ambiente com a iluminação de Natal.
De acordo com Leonelo, é necessário verificar todos os fios para checar se não estão quebrados ou com emendas. “É importante que a pessoa se certifique que não existem fios desencapados, junções com mau contato e outras possíveis falhas nos equipamentos elétricos utilizados em anos anteriores e que ficaram guardados. É interessante, ainda, analisar se há oxidação nos contatos, pois podem causar futuros problemas elétricos”, alerta.
Outra dica de segurança é não sobrecarregar as tomadas com um único divisor de energia, o conhecido benjamim, evitando-se curtos elétricos. “As instalações nas áreas externas também merecem atenção, pois é necessário proteger tomadas e fios contra chuva ou contato com água, diz o especialista.
Até mesmo a disposição dos presentes embaixo da árvore de Natal é motivo para se preocupar. Deve-se colocar os pacotes em uma distância segura dos fios, evitando acidentes caso ocorra algum problema com a instalação elétrica, finaliza Leonelo.