Conheça o que é tendência nas paredes e tetos da CASACOR Rio de Janeiro

Parceira da mostra de decoração e arquitetura pelo sétimo ano consecutivo, Tintas Coral destaca as cores da edição 202
Fachada da CASACOR Rio de Janeiro na cor Terra de Fogo. Por João Paulo Oliveira – @jpimage_arq

Parceira há sete anos da CASACOR, a maior mostra de arquitetura e decoração da América Latina, a Coral segue como a tinta oficial da 31ª edição carioca, que este ano apresenta, até 26 de junho, 45 ambientes que ocupam praticamente 12 mil m² da propriedade. Pela segunda vez consecutiva, a mostra acontece na Residência Brando Barbosa, um imóvel icônico, construído em 1860, localizado no Jardim Botânico. A fachada da CASACOR Rio de Janeiro recebeu novamente o laranja da cor Terra de Fogo, que fez muito sucesso na última edição e contrasta com a vegetação existente no entorno do palacete.
Além do evento presencial, é possível “visitar” virtualmente todos os ambientes em Tours 3D disponíveis no site https://www.tours-casacor.com/casacor-rio-de-janeiro/. Com o tema nacional de CASACOR 2022, “Infinito Particular”, os profissionais dessa edição apresentam soluções plurais para uma casa multifacetada, afetiva e de muita personalidade. Confira quatro tendências apontadas pela Coral que podem inspirar projetos Brasil afora:

Tons verdes e terrosos: composição com a natureza. O espaço assinado por Paola Ribeiro, Living da Fonte, é projetado para abrigar encontros, refeições, descanso e lazer. Abraçando a paleta de cores da sala, que tem teto trabalhado com molduras e sancas originais do edifício, o ambiente traz o tom Trilha Verde em painéis, treliças e tapetes. Tulipa Africana é outra cor da Coral que marca presença na sala que também abriga mobiliário contemporâneo e objetos e obras assinadas por diversos artistas brasileiros que colorem o living.

Espaço assinado por Paola Ribeiro, Living da Fonte. Foto: João Paulo Oliveira – @jpimage_arq

O branco com intenção, destacando outros tons. O Espaço Prosa, lounge leve, confortável e aconchegante assinado por Paula Neder e Coletivo PN+ é um exemplo dessa tendência no qual tons neutros destacam pontos coloridos. No décor que prioriza móveis soltos que trazem flexibilidade no uso do espaço – com acabamentos na linha natural, com cores neutras, objetos artesanais, madeira e fibras –, a cor aparece com destaque na copa, criada em ambiente antes fechado da casa, e no mural artístico do Coletivo Muda. Nesse ambiente, as cores são Chá com Leite, Boneco de Cera (com efeito Velvet na cozinha) e Branco Gatinho, além de múltiplos tons na pintura artística.

Espaço Prosa, assinado por Paula Neder e Coletivo PN+

Tinta + Papel de Parede. O casamento perfeito da tinta e do papel de parede se apresenta em diversos ambientes dessa edição, trazendo um clima elegante e, ao mesmo tempo, contemporâneo aos espaços do casarão. Custo acessível e flexibilidade são as maiores vantagens de utilizar essa combinação de revestimentos capazes de valorizar qualquer projeto. No exemplo abaixo, o Recanto Home Office assinado por Adriana Esteves ganha atmosfera intimista para trabalhar, ler, estudar ou mesmo descansar. Um ambiente acolhedor onde o mobiliário contemporâneo conversa com a arquitetura original do casarão, com o auxílio do papel de parede estampado e do teto verde, na cor Jardim Misterioso.

Recanto Home Office assinado por Adriana Esteves

Arcos coloridos: Arquitetura + Cor. Diversos ambientes mostram como valorizar elementos arquitetônicos existentes, como os arcos que compõe o casarão que abriga a mostra. Exemplo é o Estúdio da Designer pensado por Camila Bortolini e Priscila Dias, no qual o arco ganhou o tom Marrom Indiano, emoldurado pela parede que recebeu a cor Bronze Palms Springs, com o efeito aveludado Velvet. Esse espaço propõe um retorno ao básico, ao irregular, áspero, cru e bruto, com muita textura para criar um clima despretensiosamente descontraído.

jp-image.com

Deixe um comentário