Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Casa projetada por Oscar Niemeyer sediará Mostra Kzulo, em Anápolis

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Casa está em obras para receber a mostra (Foto: Divulgação)

Entre os dias 08 de novembro e 10 de dezembro, Anápolis sediará a primeira edição da Mostra Kzulo de Arquitetura, Design de Interiores e Paisagismo. Iniciativa inédita na cidade, o evento já conta com mais de 50 profissionais que assinarão os ambientes na histórica casa do Doutor Anapolino de Faria – peça importante na política e no desenvolvimento do município. A casa é o principal atrativo do evento. Seu projeto foi um presente de Oscar Neimeyer para Anapolino em meados da década de 1960 quando, na ocasião da construção de Brasília, se tornaram amigos.

A Mostra tem uma proposta ousada: restaurar o espaço, mantendo a originalidade do projeto arquitetônico de Niemeyer e a concepção da decoração – que conta com acervos do designer Sérgio Rodrigues. Além disso, os organizadores do evento prometem manter as características peculiares da casa, como os painéis dos artistas Gilda Reis Neto e Paulo Werneck.

Em tempo, o arquiteto Paulo Sérgio Niemeyer, bisneto de Oscar Niemeyer, estará na Mostra representando o Instituto Niemeyer e Niemeyer Arquitetos Associados em um dos ambientes do evento. O arquiteto, que trabalhou em vários projetos com o bisavô, fez questão de visitar pessoalmente as obras e contribuir de alguma forma com a Mostra.

O ineditismo do evento não para por aí. Além da Mostra, a programação contará com diversas ações, eventos culturais, visitas técnicas para universitários e vivências dinâmicas e interativas com o público. Sob o conceito “A história se inicia”, a proposta é embarcar em uma viagem no tempo e recontar algumas das experiências da família Faria – que se confundem com a história de Anápolis, explorando suas diversas especificidades nos ambientes que irão compor a Mostra.

Os herdeiros do Doutor Anapolino de Faria – atuais proprietários da casa, estão bastante entusiasmados com a restauração da casa onde cresceram. Elas já têm em mente alguns projetos para a casa, após o término da Mostra. A intenção é prestar uma homenagem ao pai que trabalhou incessantemente pelo desenvolvimento da cidade até o ano de sua morte, em 2008. Anapolino de Faria foi médico, vereador, deputado estadual e prefeito, além de ter fundado associações e apoiado tantas outras de grande importância para a região.

A Mostra Kzulo é um evento idealizado pelas empresárias Sheila Marçal, Joseane Pereira, Gioconda Farias que perceberam o potencial do município e idealizaram o evento. A produção do evento é de Rafael Miranda e as arquitetas Jésssica Madureira, Natália Crosara, Yone Maria Marques e Marisa Felix são as responsáveis técnicas. O objetivo da Mostra é movimentar o segmento de arquitetura e decoração de Anápolis valorizando os profissionais e lojistas da região. A Mostra já conta com o apoio de grandes marcas nacionais e regionais. A Mostra Kzulo espera um público de aproximadamente 20.000 pessoas durante os meses de evento. A expectativa é receber pessoas de Anápolis e cidades próximas, incluindo Brasília e Goiânia.

Anote!
1ª Mostra Kzulo de Arquitetura, Design de Interiores e Paisagismo de Anápolis
Quando: 08 de novembro à 10 de dezembro
Onde: Caso de Anapolino Faria – Rua Dona Sandita n° 55 St. Central, Anápolis-GO
Horário e ingressos: a definir