A americana Ruth Handler, em 1959, criou a boneca Barbie inspirada em sua filha, Bárbara, para que pudesse explorar as inúmeras possibilidades da vida. O brinquedo, que marcou gerações, e teve sua influência expandida ao redor do mundo, hoje, mais do que nunca, virou objeto de desejo com a tendência Barbiecore.
Não demorou muito, também, para que a boneca se tornasse um ícone fashion e para que estilistas renomados tivessem a chance de desenhar modelos para o brinquedo, como Oscar de La Renta, Giorgio Armani, Christian Dior, Jeremy Scott, da Moschino, e até nosso conterrâneo, o estilista Alexandre Herchcovitch. Em 2023, chega as telas de cinema a live-action da Barbie com Margot Robbie, como a boneca , e Ryan Gosling, como Ken, o que só contribuiu para que o Barbiecore se tornasse a tertend queridinha da vez entre as fashionistas, e tomasse conta da passarela da maison Valentino em seu desfile de Alta Costura Inverno 2023. A novidade conquistou, inclusive, o mundo da arquitetura e do design de interiores em projetos que trazem cores fortes e possuem uma personalidade versátil, vibrante e descolada.
Fã assumida do brinquedo e arquiteta atenta a todas as tendências, Ana Rozenblit, responsável pelo escritório Spaço Interior, aposta no estilo para criar ambientes inovadores, com soluções, cores e um ar lúdico. Os tons de rosa, cor que pincela o logotipo da boneca, estão presentes nos móveis, marcenaria e até revestimentos das paredes ganham o toque pink para quebrar a monotonia no décor e transmitir a personalidade dos proprietários. Assim como móveis arrojados, com design diferenciado, constroem todo o imaginário do “Barbiecore”, que em muitos projetos se assemelha aos cenários que só vemos na TV e nos cinemas.
Confira alguns projetos da arquiteta Ana Rozenblit que exploram o estilo Barbiecore: