Artefacto lança a Mostra Goiânia 2020 – O essencial para morar bem

Nova edição da tradicional Mostra Artefacto Goiânia reúne grandes nomes da arquitetura em ambientes que abordam tudo aquilo que é Essencial na vida contemporânea
Artefacto. Foto: Edgard Cesar

Foi valorizando o fatto a mano, principal característica do DNA da Artefacto, há quase 45 anos, que a marca se tornou referência em mobília de alto padrão. Agora a Artefacto dá outro passo importante apresentando a terceira geração da família Bacchi. “Meus filhos estão sendo preparados assim como fui  preparado  pelo  avô deles,  o  Albino  Bacchi.  Cresci na  indústria,  passei  por  todos  os  processos, convivi de perto com grandes arquitetos que escreveram capítulos importantes dos interiores no Brasil confiando na nossa marca, para depois montar a operação lá na América do Norte – hoje a Artefacto é líder de mobília no sul dos Estados Unidos. Formados pela Universidade de Miami, cada qual com suas características e qualidades específicas, eles entram de forma permanente: Pietro na área de Vendas e Marketing; Bruno tocando Logística e Investimentos”, explica Paulo Bacchi.

“Convidamos  você  a  vivenciar  a  coleção  Artefacto  Edition  2020,  que  mais  uma  vez  prestigia  a integridade do desenho em móveis 100% patenteados. Essenciais também são nossos parceiros em mais uma edição da mostra Artefacto, evento que há algum tempo já foi absorvido pelo calendário das  exposições  de  decor  mais  importantes  do  País.  Muito  mais  do  que  furniture,  a  Artefacto representa mesmo um estilo de vida cool, confortável e elegante”, conclui o CEO.

Alexandre Milhomem

Alexandre Milhomem Foto: Edgard Cesar

Alexandre Milhomem, Aneton Vilela, Bruno Veras e Juliano Costa, Conecta, Doriselma Mariotto, Elaine Saliba, Kerley de Melo, Maurem Françoise, Medlim Siqueira, Nando Nunes, Pedro Ernesto Gualberto e Leandra Castro, Sonia Prado, Tati Tavares e Alex Dalcin participam desta edição da Mostra Artefacto com projetos feitos para sonhar e se inspirar, embasados na premissa do que é Essencial para morar bem.

Aneton Vilela

Aneton Vilela – Foto: Edgard Cesar

O olhar para a arquitetura, decor e artes durante as viagens foi vital para que o goiano de Anápolis empunhasse a régua e o compasso profissionalmente. Graduado na PUC-GO, há cinco anos faz gerenciamento de projetos, interiores e paisagismo em cidades como Goiânia, Anápolis, Ceres, Uruaçu, Rio Verde e Brasília. O esteta remixa tonalidades e estilos a fim de atingir layouts leves e atemporais. “Acredito que o essencial para o lifestyle do cliente seja o conforto, o bem-estar e o aconchego da casa, que deve expressar a sua personalidade”, explica. Um loft integrado de 79 metros quadrados, revestido em madeira, marca a sua estreia na Mostra Artefacto Goiânia. “Todo o mobiliário e a decoração fluíram bem: acredito que a ‘mesa-bar’ com a escrivaninha Enzo sejam pontos de destaque na ambientação, bem como a zona de bate-papo proposta entre as poltronas Poline e a mesa Oro”, ensina.

Bruno Veras e Juliano Costa

Bruno Veras e Juliano Costa- Foto: Edgard Cesar

Uma aula de perspectiva no colégio foi o gatilho para que o maceioense Bruno caminhasse pela Arquitetura. Ele estudou na FAU-UFRJ e na University of Waterloo, no Canadá. Para o sócio Juliano – formado pela PUC-GO e na Ohio State University – o desenhar com fluência, na infância, dava pistas da carreira que o goiano trilharia. Os arquitetos atuam há quase duas décadas nos setores residencial, comercial e imobiliário de Goiânia, Brasília, São Paulo e Rio. “Trabalhamos os elementos naturais como pedras, concreto aparente, tijolo à vista e madeira”, revelam sobre a identidade dos seus projetos. A dupla estreou na Mostra Artefacto Goiânia em 2019, e neste ano volta para assinar um layout contemporâneo de espaço multiuso. “Uma grande composição central com poltronas e puffs serviu como ilha. É possível receber, ler e relaxar”, explicam.

Conecta

Conecta – Foto: Edgard Cesar

O Conecta é um modelo colaborativo composto por escritórios distintos de seis arquitetas e uma designer de interiores. Por lá as profissionais discutem inovações, fazem experimentos e compartilham conteúdo e conhecimento. “Acreditamos na soma, crescemos ajudando umas às outras”. A amálgama poderosa debuta na Mostra Artefacto Goiânia com um loft de 100 metros quadrados distribuídos em quarto, living, jantar e office. A integração por meio da cor foi o ponto de partida para que a narrativa pudesse avançar com singularidade. “Buscamos traduzir o que é essencial no conforto, na funcionalidade e na identidade”, ressaltam. A ode ao aconchego ficou ainda mais evidente com móveis da Artefacto, a exemplo do sofá Kubrick, da cabeceira Piet e da mesa Lena, tudo em compasso com a atmosfera elegante e contemporânea empreendida no composé.

Doriselma Mariotto

Doriselma Mariotto – Foto: Edgard Cesar

Desde 2000, a mineira de Monte Carmelo – e com formação em Design de Ambientes pela Universidade Estadual de Minas Gerais – projeta residenciais e corporativos em Goiânia e no interior do estado, além de São Paulo, Pará e também Miami, nos Estados Unidos. “Gosto de trabalhar com elementos naturais como madeira, pedras ou tecidos orgânicos, a exemplo do linho”, explica a profissional. “O essencial para o morar bem é adaptar o projeto ao tipo de vida e à rotina de cada cliente que me contrata, transformando seus sonhos em realidade”, ensina. Para desfilar em grande estilo pela décima quinta vez na Mostra Artefacto Goiânia, a veterana assina uma varanda integrada, de 60 metros quadrados, em ritmo equilibrado junto ao mobiliário elegante da grife. O sofá Nouvel, a poltrona Petrer e a estante Maurice são alguns hits do selo Artefacto e da Beach & Country que adicionam a pimenta chic do composé.

Elaine Saliba

Elaine Saliba – Foto: Edgard Cesar

Quando criança, o passatempo predileto de Elaine era passar os olhos nas plantas, encartadas no jornal, que o seu pai recebia em casa. A paulistana seguiu firme na graduação em Arquitetura e Urbanismo (PUC-GO) e atualmente executa residenciais e corporativos na capital e no interior de Goiás, São Paulo, Rio e Tocantins. Entusiasta de uma estética mais limpa e retilínea, sua busca por resultados atemporais é uma preocupação constante, traduzida por meio de seu gesto projetual. “O importante é fazer uma pesquisa profunda para identificar o estilo de vida do cliente”, ensina. Para a sua segunda participação na Mostra Artefacto Goiânia, Elaine apresenta uma sala de estar integrada ao jantar, de 70 metros quarados, em paleta de tons neutros que reforçam o clima de conforto e o shape elegante dos móveis Artefacto – como a mesa de jantar Lena, o sofá Piero e o biombo Sinclair.

Kerley de Melo

Kerley de Melo – Foto: Edgard Cesar

Inspirada por um tio empresário no ramo da marmoraria, a goiana Kerley de Melo seguiu a trilha da Arquitetura via PUC-GO. Desde o primeiro estágio, lá em 1991, a criativa não parou mais. Kerley é dona de trabalhos espalhados por destinos tão diversos quanto Goiás, Brasília e São Paulo. “Transito por elementos que trazem conforto e praticidade, como a madeira e as rochas naturais”, exemplifica sobre a estética dos projetos que brotam de sua prancheta. A veterana que acumula 15 edições de Mostra Artefacto Goiânia – e duas passagens na edição de Brasília – desta vez assina um espaço de 68 metros quadrados marcados pela integração entre estar, jantar e quarto. ”O essencial foi conseguir unir móveis confortáveis, e ao mesmo tempo belos, e trazer o verde das plantas para dentro do ambiente”, revela. A composição fresh sublinha a mesa de jantar Poiret, a cadeira Jackie e o buffet Greta, entre outros móveis que são ícones da Artefacto.

Maurem Fraçoise

Maurem Françoise – Foto: Edgard Cesar

Há mais de duas décadas a artista plástica e designer de interiores Maurem injeta seu talento em camadas que incluem residenciais, corporativos e hotelaria no estado de Goiás. “Desde a infância não só fui apoiada como também muito estimulada ao conhecimento e às técnicas de artes em todas as suas formas”, relembra. Em seu compasso, essencial mesmo é girar a fluidez, a forma e a função relativos a cada indivíduo e seu respectivo espaço. A veterana, que já apresentou o seu borogodó em 16 edições da Mostra Artefacto, desta vez desdobra um living com leveza e sensibilidade ao potencializar o olhar e apostar em novos enquadramentos dentro do equilíbrio do viver bem. “O contraste entre um cenário clássico e um mobiliário contemporâneo evidencia a fácil adequação dos produtos Artefacto a qualquer estilo”, explica.

Medlim Siqueira

Medlim Siqueira – Foto: Edgard Cesar

A observação do trabalho do pai – engenheiro civil expert em cálculo estrutural em uma cidade no interior de Goiás – serviu para que Medlim avançasse pelas alamedas da Arquitetura quando adulta. A goiana, com passagem pela PUC-GO, circulou nas áreas hospitalar e residencial e, hoje, mantém escritório focado em gerenciamento de projetos, tanto na capital goiana quanto no interior do estado e em Brasília. “Gosto de usar elementos práticos, naturais (couro, pedras, plantas), tecnológicos e atemporais”, explica. Uma sala de reunião bastante prática, de 22 metros quadrados, marca sua estreia na Mostra Artefacto Goiânia. “Os móveis trouxeram mais conforto para o projeto, assim como a obra de arte e a iluminação foram essenciais para alcançar o resultado aconchegante e ao mesmo tempo sofisticado”, ressalta.

Nando Nunes

Nando Nunes – Foto: Edgard Cesar

O profissional nascido em Palmeirópolis, Tocantins, atualmente cursa Arquitetura e Urbanismo pela PUC-GO e foi influenciado pelo pai – carpinteiro de mão cheia – a trilhar o caminho das técnicas construtivas. Desde 2005, autodidata e fã de uma estética apoiada em linhas retas e volumetrias limpas, atua nos segmentos residencial, comercial e corporativo em regiões como Goiás, Brasília, Tocantins, Mato Grosso e até internacionalmente, em Miami. Partidário da simplicidade, Nando faz questão de equilibrar a harmonia entre o viver e fazer o bem. “O essencial na casa e no trabalho é a memória afetiva”, ressalta. Para a sua segunda incursão na Mostra Artefacto Goiânia, ele apresenta um home theater de atmosfera sensível. A composição ficou ainda mais valorizada com o módulo Escape, a poltrona Lounger e a mesa Yego, estrelas do catálogo Artefacto.

Pedro Ernesto Gualberto e Leandra Castro

Pedro Ernesto Gualberto e Leandra Castro – Foto: Edgard Cesar

Arquiteto, Pedro deu os primeiros passos na carreira em 1998 e Leandra, que credenciou seu talento no curso de Design de Interiores da Federal de Goiás, a partir de 2005, tornou-se sua sócia. Baseados em Goiânia, eles disparam projetos para vários estados brasileiros como São Paulo, Tocantins e Minas. No exterior também cravaram as pranchetas em Boston, nos EUA. “Uma boa conversa para entender o modo de vida dos clientes, bem como o conforto e a praticidade, são essenciais para decodificar o projeto”, revelam. Como habitués que são de todas as edições da Mostra Artefacto Goiânia, desta vez eles apresentam um espaço integrado de estar e jantar de 57 metros quadrados. A mesa de jantar Jud, o módulo Renzo e a cadeira Giorgio, peças integrantes do dream team Artefacto, harmonizam a proposta lado a lado com obras de arte potentes sob curadoria afinada da dupla.

Sonia Prado

Sonia Prado – Foto: Edgard Cesar

A ideia de trabalhar com interiores brotou na cachola de Sonia aos nove anos, quando a família recebeu a visita de uma decoradora: ainda menina, na ocasião, ficou fascinada. Aquilo determinou a sua vocação profissional. “Andei acompanhando o passo a passo, e nunca mais esqueci – ela transformou a minha casa na mais bonita do mundo”, recorda. Baseada em Goiânia, desde 1988 a criativa conceitua layouts arquitetônicos residenciais, comerciais e de interiores Brasil afora. A funcionalidade, os tons discretos e a sofisticação são características recorrentes nos projetos que assina. “Tudo que é ostentação e excesso tende ao desequilíbrio. Busco sempre integrar beleza com função”, ensina. Para marcar sua sétima participação na Mostra Artefacto Goiânia, Sonia chancela living + jantar com a cartela chic de móveis da Artefacto, a exemplo da cadeira Jey, da coluna de jantar Enzo e do sofá Argand.

Tati Tavares e Alex Dalcin

Tati Tavares e Alex Dalcin – Foto: Edgard Cesar

A goiana Tati despertou para a arquitetura na época do colegial, ainda estagiária, impactada com tantas ideias diferentes projetadas em espaços distintos. Para o gaúcho Alex Dalcin, de Constantina, que desde sempre gostou de desenhar, a escolha profissional nasceu da vontade de aproveitar a habilidade para além do hobby. Formados pela PUC-GO, os arquitetos estão em atividade desde 2007 e desenvolvem formatos singulares nos setores rural, residencial e corporativo em Goiás, Tocantins, Pará e Mato Grosso. “O essencial é morar com experiência. É vivenciar cada espaço e observar que eles são únicos e refletem a personalidade e a autenticidade do cliente”, ressaltam. Para a segunda edição da dupla na Mostra Artefacto, eles projetaram um quarto em matiz de laranja, paleta que reverbera a sensação de aconchego e destaca o balanço Angatu.

Deixe um comentário