A importância do investimento em tecnologia no serviço público foi destacada pelo governador Ronaldo Caiado, nesta quarta-feira (28/5), durante palestra de abertura do Empreenda Digital 2025. Ele também citou a recém-criada Política Estadual de Estímulo ao Desenvolvimento da Inovação em Inteligência Artificial e revelou a intenção de criar um centro estadual de computação aberta para o desenvolvimento de pesquisas na área. Realizado em Goiânia (GO) pelo Portal 6, em parceria com o UOL, o evento colocou em pauta tendências e troca de experiências nas áreas de inovação, empreendedorismo e transformação digital.
“Desde que iniciamos a gestão, com todas as limitações que tínhamos, nos preocupamos muito em preparar o Estado para que não perdêssemos tempo em relação às oportunidades que a inovação oferece”, reforçou Caiado, ao fazer um relato sobre a trajetória recente de Goiás na área de tecnologia e inovação. De acordo com ele, desde 2019, a gestão estadual investiu na implementação de ferramentas tecnológicas, fato que colocou o Governo do Estado no topo do ranking nacional quando o assunto é oferta de serviços públicos digitais.
O governador ressaltou que é um homem que acredita na ciência e na pesquisa. “Elas diferenciam os governos e os países. Antes, Goiás não era referência em nenhuma destas áreas. Quando assumimos, o Estado ocupava a 25ª de 27 posições em oferta de serviços digitais. Hoje, somos líderes em todas as avaliações feitas”, contou.
A Política Estadual de Estímulo ao Desenvolvimento da Inovação em Inteligência Artificial foi um dos destaques da fala de Caiado. A iniciativa ganhou destaque no país por seu pioneirismo e visão de estimulo à criação e ao desenvolvimento de ferramentas digitais. Durante o evento, o governador falou do projeto de criar de uma estrutura no Hub Goiás, em Goiânia, para o desenvolvimento de pesquisas na área. “Nos próximos dias, faremos a aquisição do nosso centro estadual de computação aberta em inteligência artificial”, disse ele.
“As ações do governo são para dizer a quem quer produzir que existe legislação que autoriza esse trabalho, com software aberto, e que a capacidade do Estado deve ser de dar apoio. Não há nada que impedirá quem deseja trabalhar”, acrescentou.
Em sua primeira edição, o Empreenda Digital 2025 teve como sede o Hotel Transamerica Collection, no Setor Marista, em Goiânia. A programação segue até as 17 horas desta quarta-feira (28/5). “É uma alegria grande ver esse espaço recheado de pessoas que desejam aprender mais sobre o digital, aprimorá-lo em seus negócios e que acreditam mesmo que ele pode transformar não apenas empresas, mas também vidas”, explicou o organizador do evento e diretor-geral do Portal 6, Weverthon Dias.
Ex-jogador é atração do meeting da FGR Incorporações, que apresenta o lançamento do condomínio Jardins…
Cantora foi referência da música brasileira e voz pioneira na luta LGBTQIA+
Espetáculo une tecnologia, cultura popular e memória histórica entre os dias 12 e 14 de…
Segunda edição do evento amplia debates ao abordar também comorbidades associadas ao TEA
Marca brasileira participa da Milano Beauty Week e da Milano Fashion Week com ativações em…
Mostra “Florescendo no Meio do Mundo” reúne memórias e narrativas do cotidiano feminino às margens…