Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Poros dilatados: confira 3 dicas para minimizar a aparecia dos temidos furinhos no rosto

Especialista explica como prevenir e tratar o problema, que é mais recorrente em peles oleosas
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
(Foto: Engin Akyurt/Unsplash)

Os poros são pequenos orifícios encarregados pela eliminação de líquidos, como o suor, responsável por refrescar e hidratar a pele. Porém, o acúmulo de oleosidade, especialmente na zona T do rosto – correspondente à testa, nariz e queixo – e a presença de células mortas na primeira camada da cútis, podem influenciar em sua dilatação e, por consequência, ficam muito mais evidentes. Entre diversos fatores que influenciam nessa condição, os hábitos de cuidado com a pele no dia a dia, junto de questões genéticas, são as grandes causas para o aumento desses “furinhos”.

De acordo com Carlos Correa, gerente de pesquisa e produtos da Mahogany, marca especializada em produzir e comercializar cosméticos de alto padrão, os poros dilatados são mais comuns em pessoas que não fazem a higienização correta e em peles oleosas, já que eles se abrem pela alta produção de gordura das glândulas sebáceas e pelo aumento de impurezas. “O acúmulo de resíduos na superfície, principalmente do suor, da poluição e da maquiagem, por exemplo, também causa dilatação. Dependendo do cuidado, esse acúmulo de partículas de sujeira, levará à obstrução do local, podendo causar os temidos cravos e espinhas”, explica.

O envelhecimento da derme também contribui para esse maior destaque, devido à falta de elasticidade. No entanto, é possível prevenir a dilatação, amenizando sua aparência, proporcionando um aspecto mais saudável e uniforme. Confira abaixo algumas dicas de como executar o procedimento em casa:

Higienize a pele diariamente

Para diminuir os poros é preciso manter o rosto devidamente limpo todos os dias. Para isso, a região deve ser higienizada com sabonete próprio, fazendo movimentos circulares com a ponta dos dedos por dois minutos e, em seguida, realizar a remoção do produto com água. “Uma ótima dica para fechá-los é realizar a limpeza com água fria antes de aplicar maquiagem, ou passar uma pedrinha de gelo para fazer uma vasoconstrição, que diminui o diâmetro dos vasos sanguíneos”, indica.

Evite alimentos gordurosos

Os poros abertos podem estar relacionados à genética e com o consumo de gordura na alimentação, responsável por promover a formação do excesso de oleosidade, entupindo os canais e favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas. O gerente explica que “se deseja prevenir a presença desse aspecto, o ideal é evitar o consumo de alimentos industrializados e processados, bem como os super gordurosos e fritos. Beber bastante água também é importante, já que hidrata a pele de dentro para a fora”.

Compressa fria e quente

Segundo o especialista, um método muito eficaz para fechar os poros é utilizar uma bolsa térmica morna durante 3 minutos e, em seguida, colocar uma fria por mais 2 minutos. “A mudança de temperatura auxilia na melhora da oxigenação dos tecidos e na elasticidade dos poros. Essa técnica pode ser feita em dias alternados e os resultados começam a surgir entre a primeira e segunda semana de execução, trazendo uma aparência mais bonita e saudável para a região”, orienta.