A Natura é a primeira marca de cosméticos brasileira a lançar uma plataforma própria de serviços de beleza e bem-estar. Disponível em múltiplos canais, Bluma tem como objetivo facilitar o autocuidado, mesmo diante de uma rotina corrida, oferecendo serviços práticos para os clientes em diversos locais, como residências, escritórios, aeroportos e eventos.
Além de atender o consumidor, a marca também focou em agregar valor para as profissionais cadastradas, chamadas de especialistas. A proposta visa promover o desenvolvimento profissional, gerar renda, padronizar atendimentos e garantir biossegurança.
Segundo José Manuel, vice-presidente de Novos Negócios da Natura, a empresa integrou sua essência e confiança à plataforma Bluma. “Para a Natura, as relações são fundamentais, e isso também está presente em Bluma por meio da interação entre o cliente e a especialista. Nosso portfólio de serviços foi desenvolvido ouvindo tanto os consumidores quanto as especialistas, garantindo um atendimento de alta qualidade e seguro, com a conveniência que o cliente precisa. Além disso, a especialista tem autonomia para gerenciar sua agenda e pode ganhar até três vezes mais do que receberia em um salão de beleza”, afirma o executivo. “Com isso, conseguimos incluir o autocuidado na rotina diária e acompanhar o cliente em diversos momentos de sua vida”, complementa.
Atualmente, Bluma está disponível em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, oferecendo uma ampla gama de serviços que incluem cuidados com unhas, massagem, cabelo, além de opções como spa facial e depilação.
Treinamento e geração de renda
Assim como as Consultoras de Beleza da Natura e Avon, as especialistas são o pilar central do propósito de Bluma. A plataforma facilita a criação de vínculos duradouros entre elas e os clientes, baseados em conhecimento técnico e credibilidade. Para garantir a valorização e o desenvolvimento profissional das especialistas, Bluma oferece centros de treinamento, políticas de biossegurança e repasses financeiros superiores aos praticados no mercado.
“Nosso objetivo é promover o crescimento profissional das especialistas e incentivar o empreendedorismo feminino, oferecendo mais autonomia e aumento de renda. Cerca de 99% das nossas especialistas são mulheres, muitas delas mães, e isso é levado em consideração nas oportunidades oferecidas”, destaca José Manuel.
Em São Paulo e no Rio de Janeiro, as especialistas já podem contar com a Casa Bluma, um espaço dedicado ao seu desenvolvimento pessoal e profissional, onde podem participar de treinamentos, descansar, recarregar seus dispositivos e esterilizar seus equipamentos entre os atendimentos. A previsão é de que a mesma estrutura seja disponibilizada em breve para as especialistas de Belo Horizonte e Brasília.
Políticas de biossegurança
Além da padronização de vestimentas, materiais e protocolos de atendimento, a plataforma Bluma priorizou a biossegurança em sua estratégia de expansão. As especialistas recebem treinamentos específicos para garantir que 100% dos serviços sejam realizados com materiais esterilizados, de acordo com as normas da Vigilância Sanitária e da Anvisa. O aplicativo das especialistas conta com uma sessão dedicada à biossegurança, que permite o monitoramento da esterilização dos materiais e a documentação do processo, com imagens que comprovam a qualidade do serviço.
Os clientes também podem acessar informações detalhadas sobre a qualidade e a biossegurança dos serviços, além de uma seção exclusiva para verificar se o procedimento foi realizado com materiais devidamente esterilizados.
O aplicativo está disponível para download na Apple Store e na Play Store.