Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Exposição fotográfica trabalha autoestima de pacientes com câncer de mama

Exposição Fotográfica promovida pela Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Goiás (SBM-GO), em virtude do Outubro Rosa, tem a participação de 30 pacientes e procura manter a integração social do paciente
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
O projeto busca ressaltar a beleza do paciente com câncer de mama, com o intuito de mostrar que a doença não os define
em suas características físicas (Foto: Clodoaldo Marques)

Em virtude do início do Outubro Rosa, hoje (1) às 18:00, no Passeio das Águas Shopping, começa a exposição fotográfica “Para Você se Ver”, realizada pela Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Goiás (SBM-GO). O projeto tem como objetivo manter a integração social do paciente com câncer de mama, ressaltando sua beleza em suas características físicas, e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce.

A campanha tem a participação de 30 pacientes, entre homens e mulheres, e conta com o apoio da Unimed Goiânia. A entidade garante que o intuito da exposição não é romantizar o tratamento – já que esse provoca angústia e dor nos pacientes – mas sim, mostrar que a doença não define as pessoas diagnosticadas com câncer de mama, enaltecer sua força interior e garra para enfrentar as fases de terapia.

“Como a palavra ‘câncer’ ainda causa angústia e inquietação nas pessoas, a SBM-GO tem o objetivo de aproximar o assunto da comunidade leiga, a fim de que busque seus direitos na rede pública ou acompanhamento na suplementar com um foco principal: fazer o diagnóstico precoce para elevar as chances de cura”, pontua o presidente da entidade, Frank Braga. “Dessa forma, por meio da arte, a SBM-GO levará conscientização à sociedade, ao mesmo tempo em que desmitifica o medo do diagnóstico e fortalece os laços de amor, afeto e acolhimento” continua.

A entidade explica que a autoestima e qualidade de vidão são fundamentais para guiar o momento existencial vivido por pacientes no enfrentamento ao câncer de mama. “A proposta é ajudar o paciente a lidar com a situação que vive, por meio da imagem em busca de pontos positivos do enfermo, mesmo durante o processo de mudanças provocadas pela doença. A oportunidade de ver com olhos mais carinhosos é uma opção valiosa para o paciente em tratamento. A fragilidade momentânea pode ser sobreposta pela elevação da autoestima dos personagens e influenciar outros pacientes a fazerem o mesmo” explica o mastologia.

Outubro Rosa

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama se tornou a doença que mais acomete mulher em todo o mundo, com 2.3 milhões de novos casos todos os anos. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) projeta que 66 mil novos casos de câncer de mama irão surgir entre 2020 e 2022, uma média de 61 novos casos a cada 100 mil habitantes. Em Goiás, essa realidade não é diferente, apesar de ser mais branda: 12 casos para cada 100 mil habitantes.

Pensando nisso, a Fundação Susan G. Woman for the Cure criou o chamado “Outubro Rosa”, um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. A data é celebrada todos os anos, por quase todos os órgãos de saúde do Brasil, com o objetivo de compartilhar informações e promover conscientização sobre a doença.

“Diante das mudanças no estilo de vida da população, e do aumento na expectativa de vida dos brasileiros, é comum notarmos uma maior incidência no diagnóstico de âncer de mama, mas também devemos reforçar o quanto os tratamentos evoluíram” tranquiliza Frank Braga. “Esse estágio preliminar da doença é fundamental, pois é a partir dele que vamos traçar o plano terapêutico individualizado de cada paciente. Dessa forma, se pensarmos em diagnóstico precoce, trabalhamos com cirurgias mais conservadoras e chances superiores a 95% de cura” conclui.

As fotografias da exposição foram tiradas pelo fotógrafo Clodoaldo Marques, após as modelos serem produzidas pela maquiadora Jéssica Moraes. O evento vai até o próximo dia 15, e funcionará durante todo o funcionamento do shopping.

Veja algumas fotos da exposição:

(Foto: Clodoaldo Marques)
(Foto: Clodoaldo Marques)
(Foto: Clodoaldo Marques)