Exposição fotográfica trabalha autoestima de pacientes com câncer de mama

Exposição Fotográfica promovida pela Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Goiás (SBM-GO), em virtude do Outubro Rosa, tem a participação de 30 pacientes e procura manter a integração social do paciente
O projeto busca ressaltar a beleza do paciente com câncer de mama, com o intuito de mostrar que a doença não os define
em suas características físicas (Foto: Clodoaldo Marques)

Em virtude do início do Outubro Rosa, hoje (1) às 18:00, no Passeio das Águas Shopping, começa a exposição fotográfica “Para Você se Ver”, realizada pela Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Goiás (SBM-GO). O projeto tem como objetivo manter a integração social do paciente com câncer de mama, ressaltando sua beleza em suas características físicas, e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce.

A campanha tem a participação de 30 pacientes, entre homens e mulheres, e conta com o apoio da Unimed Goiânia. A entidade garante que o intuito da exposição não é romantizar o tratamento – já que esse provoca angústia e dor nos pacientes – mas sim, mostrar que a doença não define as pessoas diagnosticadas com câncer de mama, enaltecer sua força interior e garra para enfrentar as fases de terapia.

“Como a palavra ‘câncer’ ainda causa angústia e inquietação nas pessoas, a SBM-GO tem o objetivo de aproximar o assunto da comunidade leiga, a fim de que busque seus direitos na rede pública ou acompanhamento na suplementar com um foco principal: fazer o diagnóstico precoce para elevar as chances de cura”, pontua o presidente da entidade, Frank Braga. “Dessa forma, por meio da arte, a SBM-GO levará conscientização à sociedade, ao mesmo tempo em que desmitifica o medo do diagnóstico e fortalece os laços de amor, afeto e acolhimento” continua.

A entidade explica que a autoestima e qualidade de vidão são fundamentais para guiar o momento existencial vivido por pacientes no enfrentamento ao câncer de mama. “A proposta é ajudar o paciente a lidar com a situação que vive, por meio da imagem em busca de pontos positivos do enfermo, mesmo durante o processo de mudanças provocadas pela doença. A oportunidade de ver com olhos mais carinhosos é uma opção valiosa para o paciente em tratamento. A fragilidade momentânea pode ser sobreposta pela elevação da autoestima dos personagens e influenciar outros pacientes a fazerem o mesmo” explica o mastologia.

Outubro Rosa

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama se tornou a doença que mais acomete mulher em todo o mundo, com 2.3 milhões de novos casos todos os anos. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) projeta que 66 mil novos casos de câncer de mama irão surgir entre 2020 e 2022, uma média de 61 novos casos a cada 100 mil habitantes. Em Goiás, essa realidade não é diferente, apesar de ser mais branda: 12 casos para cada 100 mil habitantes.

Pensando nisso, a Fundação Susan G. Woman for the Cure criou o chamado “Outubro Rosa”, um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. A data é celebrada todos os anos, por quase todos os órgãos de saúde do Brasil, com o objetivo de compartilhar informações e promover conscientização sobre a doença.

“Diante das mudanças no estilo de vida da população, e do aumento na expectativa de vida dos brasileiros, é comum notarmos uma maior incidência no diagnóstico de âncer de mama, mas também devemos reforçar o quanto os tratamentos evoluíram” tranquiliza Frank Braga. “Esse estágio preliminar da doença é fundamental, pois é a partir dele que vamos traçar o plano terapêutico individualizado de cada paciente. Dessa forma, se pensarmos em diagnóstico precoce, trabalhamos com cirurgias mais conservadoras e chances superiores a 95% de cura” conclui.

As fotografias da exposição foram tiradas pelo fotógrafo Clodoaldo Marques, após as modelos serem produzidas pela maquiadora Jéssica Moraes. O evento vai até o próximo dia 15, e funcionará durante todo o funcionamento do shopping.

Veja algumas fotos da exposição:

(Foto: Clodoaldo Marques)
(Foto: Clodoaldo Marques)
(Foto: Clodoaldo Marques)

Deixe um comentário