2) Índia – Vada Pav
É um hambúrguer vegetariano apimentado feito de batata ‘vada’ (batata coberta com farinha e frita) entre dois pedaços de pão ‘pav’ (pão sem açúcar). Ele normalmente vem com um chutney feito de coco em pedaços, polpa de tamarindo, e alho. Fato Interessante: O Vada Pav surgiu como um lanche para as pessoas com dificuldades financeiras (pois é mais barato de ser feito), ele rapidamente se tornou conhecido nacionalmente e atualmente é um dos pratos favoritos nos fast foods indianos, e inclusive é servido nos melhores hotéis do país.
3) Malasia – Roti John
Um lanche da Malásia, Brunei e Singapura, o Roti John é essencialmente um ometele em um pão baguete, mas pode conter outros ingredientes, incluindo carne moída (frango ou cordeiro), cebola, e sardinhas com molho de tomate apimentado. Fato Interessante: ‘Roti’ é uma palavra de origem Hindi, Urdu e Malaia para pão, mas a palavra John foi incluída no nome do sanduíche porque indica a origem ocidental de alguns dos ingredientes do lanche, como o pão baguete e o molho de tomate.
4) Vietnã – Bánh mì
Bánh mì é a palavra vietnamita para pão, especialmente a baguete francesa. O recheio é basicamente uma mistura de ingredientes vietnamitas com franceses: coentro, molho de alho com peixe, pepino, cenoura em conserva, adicionados de churrasco de carne de porco, tofu frito, bucho de porco, e presunto, para finalizar, patê em quantia generosa. Fato Interessante: Foi inventado no Vietnã no começo da década de 1920 por Le Vo, um vendedor de rua bem a frente de seu tempo. Depois de fechar sua loja para escapar da guerra em 1972, ele foi para a Califórnia e abriu a Padaria Ba Le, geralmente citada como a primeira a fazer o Bánh mì na América.
5) Japão – Katsu-sando
Carne de porco à milanesa no pão com repolho. Bem minimalista, como uma boa parte da cultura japonesa. Fato Interessante: Inventado em Tóquio em 1899 num restaurante chamado Rengatei, o sanduíche foi considerado originalmente um tipo de yoshoku (prato ocidental com influências locais).
6) Estados Unidos: BLT
BLT é a abreviação dos nomes dos ingredientes em inglês: bacon, alface (lettuce) e tomate. É geralmente servido no pão tostado com maionese. Fato interessante: A abreviação BLT apareceu em um cardápio pela primeira vez em 1950. O lanche ainda é o segundo mais popular nos EUA (atrás apenas do sanduíche de presunto).
7) México – Cemita
Cemita é feito de pão do tipo brioche recheado com abacate, carne (geralmente carne bovina frita), queijo branco, cebola, ervas e molho de tomate e pimentão. Fato interessante: Originalmente o sanduíche é do estado de Puebla. A palavra “cemita” se refere tanto ao lanche em si como ao pão.
8) França – Croque Madame
Croque Madame é a versão feminina do Croque Monsieur, que é um sanduíche de presunto grelhado e queijos, pode conter emmental ou gruyère e molho bechamel. Mas o queijo fica em cima do pão. A versão feminina ainda tem um ovo no topo. Fato interessante: Originário dos cafés e bares franceses na década de 1910, o sanduíche ostenta menções literárias importantes, tendo sido citado pela primeira vez pelo escritor Marcel Proust nos volumes de Em Busca do Tempo Perdido (1918).
9) Oriente Médio – Falafel
Falafel, é um dos mais populares pratos vegetarianos do mundo, é feito de grão de bico frito com salada de vegetais, molho apimentado e molhos à base de tahini, tudo isso no meio de um pita bread.
10) Alemanha – Fischbrötchen
Fischbrötchen é um sanduíche feito de pão crocante com recheio de peixe (mais comumente arenque em conserva) e cebola. Às vezes é feito com molho rémoulade e picles. É mais popular no norte da Alemanha devido à proximidade da região com os mares do norte e báltico. Fato interessante: Fischbrötchen é o segundo mais popular da Alemanha, atrás apenas do currywurst (salsicha de porco cortada e temperada com molho ao curry).
11) Chile – Chacarero
Chacarero é feito de churrasco em fatias bem finas com tomates, pimentão e feijão verde. Fato interessante: Será que foi o Chile que inventou a tendência do “produtor agrícola direto à mesa”?Chacra significa fazenda, e se refere aos produtos frescos que são usados no Chacarero.