- Marconi comemorou a consolidação do festival, que teve início em seu primeiro mandato, em 1999. (Foto: Divulgação)
O governador Marconi Perillo e a secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, divulgaram na manhã da última quinta-feira (23/07) a programação oficial da 17ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2015) no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. O evento será realizado na Cidade de Goiás, de 11 a 16 de agosto, e terá enfoque aprofundado nas questões ambiental e audiovisual. O tema principal é a água e o homenageado da vez será Frei Nazareno Confaloni.
Em seu discurso, Raquel Teixeira agradeceu ao governador pela ousadia de produzir mais uma edição deste, que é considerado um dos principais festivais mundiais que abordam o meio ambiente. A secretária também comemorou o sucesso no número de produções inscritas, 327. Destas, 21 foram selecionadas para a mostra. “Esse ano podemos comemorar o fortalecimento do cinema feito em Goiás. Das 12 produções nacionais selecionadas, sete são goianas. É um número considerável e nunca antes alcançado”, destacou.
Raquel também anunciou que a Seduce já começa a pensar nos próximos três anos de Fica a partir do dia 17 de agosto, um dia depois do encerramento desta edição. “Tenho pensado bastante e chegou a hora de abrir o Fica para novos formatos, os novos meios digitais. Acho que videogames, filmes feitos para celular, animações que tratam da questão ambiental precisam ter um espaço maior no Fica”, disse a secretária, que recebeu apoio irrestrito do governador para elaboração de novos formatos.
Marconi comemorou a consolidação do festival, que teve início em seu primeiro mandato, em 1999, e destacou a importância de se valorizar a música clássica produzida em Goiás. “Vamos abrir e encerrar o Fica com apresentações de orquestras goianas”, disse ao ressaltar que recentemente prestigiou a Orquestra Filarmônica de Goiás no Festival de Inverno de Campos do Jordão. “Foram aplaudidos de pé, todos ficaram encantados”.
Além do governador e da secretária, também participaram do lançamento do Fica 2015 a prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos; a secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa; o secretário de Cidades e do Meio Ambiente, Vilmar Rocha; o secretário de Governo, Henrique Tibúrcio; o superintendente executivo de Cultura da Seduce, Aguinaldo Coelho; a superintendente do Iphan em Goiás, Salma Saddi; o reitor da UFG, Orlando Afonso Valle do Amaral; o superintendente do Sebrae Goiás, Igor Montenegro; representantes do Conselho Estadual de Cultura e da Academia de Letras, além de artistas, convidados e demais autoridades.
- Raquel Teixeira, já pensa em novos formatos para serem aderidos as próximas edições do FICA: “Acho que videogames, filmes feitos para celular, animações que tratam da questão ambiental precisam ter um espaço maior no Fica”. (Foto: Divulgação)