A farmácia Artesanal, em parceria com a SECIMA (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos) se reuniram para conscientizar sobre a importância do descarte inteligente de medicamentos, entre os dias 15 e 17 de junho, no Parque Flamboyant.
As pessoas que levaram embalagens e medicamentos vencidos e/ou inutilizados, receberam em troca uma muda de planta do cerrado. A iniciativa favorece a causa ambiental duas vezes, ao incentivar o descarte consciente e ao distribuir mudas. Um site foi criado para apoiar o projeto e aprofundar no tema.
O presidente do Grupo Artesanal, Evandro Tokarski, explica que por falta de informação e locais adequados, a maiorias das pessoas acabam jogando esses medicamentos vencidos no lixo doméstico comum ou em vasos sanitários, ralos e pias. Esse material vai diretamente para aterros sanitários e posteriormente alcança o lençol freático, comprometendo o meio ambiente e a qualidade da água.
“Esses medicamentos podem contaminar o solo e a água, oferecendo riscos à saúde da população e de animais, mesmo havendo o tratamento do esgoto”, diz. O caminho para o produto inutilizado ou vencido deve ser a incineração adequada em fornos especiais com temperatura acima de 3.000 graus. É esse o destino dado aos remédios recolhidos por meio da campanha de descarte inteligente.
- Quem levou um remédio vencido ou inutilizado ganhou uma muda de árvore em troca (Foto: Divulgação)