É na infância e adolescência que adquirimos os hábitos que cultivaremos para uma vida toda, portanto uma criança obesa e sedentária, com certeza poderá sofrerá consequências de saúde quando adulta. Além disso, uma mudança de costumes fica muito mais difícil após os 20 anos. Por isso é fundamental a consciência dos pais na hora de servir a alimentação. Apaixonada por culinária e adepta de uma alimentação mais saudável, Lidiane Barbosa com técnicas inovadoras, encontra alternativas para criação de receitas deliciosas e que levam muita saúde, transformando antigos vilões do bem estar em deliciosos e nutritivos alimentos.
“O ideal seria que todos se alimentassem com comida boa, comida do bem, comida de verdade, onde as crianças com alergias alimentares pudessem compartilhar do mesmo lanche dos colegas de sala, pois, quando se trabalha com a culinária de substituições fica mais fácil que as preparações possam agradar a todos os paladares”, garante a culinarista. Confira a receita de um muffin muito especial:
Muffin de milho
Ingredientes:
150 gr de milho verde cozido
1 ovo
½ xícara de farinha de arroz (100 gr)
¼ de xícara de polvilho azedo (60 gr)
½ xícara de leite vegetal
3 colheres de sopa de manteiga ghee
1 pitada de sal
1 colher de chá de erva doce
1 pitada de noz moscada
2 colheres de sopa de semente linhaça
1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de Preparo:
Em um liquidificador bata o milho verde. Misture a farinha de arroz e o polvilho azedo, o leite, e a manteiga ghee.
Bata o ovo na batedeira até formar um creme fofo. Reserve
Acrescente à mistura do milho, o ovo fofo, o sal, a pimenta, a noz moscada, a linhaça, a erva doce e o fermento.
Coloque em forma de muffins e leve ao forno pré aquecido a 150º por 20 minutos.
Funcionabilidade:
Esse muffin é livre de glúten e leite.
Uma delicia que pode ser oferecida também à crianças alérgicas e intolerantes.
Substituímos o trigo por farinha de arroz e fécula de batata. Alternativas perfeitas para quem quer optar por uma alimentação sem glúten.
Além disso, o milho (sempre opte por orgânicos) é umas das melhores fontes de vitamina A para crianças em idade escolar.
A vitamina A possui papeis muito importantes dentre eles uma boa visão.
Nessa receita ainda incluímos a erva doce uma aliada importante vermífugo e ajuda a combater gases intestinais.
Contamos também com a semente de linhaça. Excelente fonte de fibras (uma vez que as crianças as vezes torcem o nariz para elas) e fonte de Ômega 3 que protegerá o coração de nossos pequenos. A dica é triturar sempre que possível.
Também trabalhamos nessa receita com redução de gordura e a gordura utilizada é a manteiga ghee onde retiramos o leite e todas as toxinas do produto.