Na última quarta-feira, a Via Condotti do Setor Marista inaugurou sua nova coleção. O conceito japonês wabi sabi foi inspiração para Clarissa Schneider, consultora de estilo da loja, compor os novos ambientes.
Clarissa diz que a nova coleção tem o objetivo de despertar sentidos, com cheiros, formas ou texturas, remetendo ao que a natureza tem de mais verdadeiro e singelo.
Surgido por volta do século XV no Japão, o wabi sabi é um jeito de “ver” as coisas através de uma ótica de simplicidade, naturalidade e aceitação da realidade. Essa visão de mundo justifica que o que é natural também carrega beleza em si. Na contramão da estética grega, que buscava a perfeição em todos os detalhes, o conceito de estética presente no wabi sabi exalta, justamente, a aceitação da transitoriedade e da honestidade empregada nos materiais rústicos.
Na nova coleção, traços retos e com a madeira a mostra, com quase nenhum acabamento. Tons pastéis e um pouco de azul estão nos revestimentos dos mobiliários, sofás e até tapetes. Materiais rústicos como o linho, lã, junco, juta, materiais naturais com tramas e texturas que remetem ao conforto e à natureza. Os adornos trazem a personalidade de cada cliente, remete a memórias de família e ao aconchego. Os móveis apresentam vários e compartilhados usos. Uma mesa de jantar que também é de trabalho, uma estante gigante que abriga coleções, biblioteca e até um jardim vertical. É a tendência de trazer para cada ambiente múltiplas utilidades.