A cozinha é um dos ambientes preferíveis para a elaboração de projetos de decoração. No mercado de planejados e interiores a campeão de venda são cozinhas amplas e abertas, estilo americana, que faz a cabeça dos moradores, e muitos arquitetos e designers preparam projetos inovadores.
Segundo a arquiteta Vanessa Trad, para a realização de uma cozinha americana é necessário que o morador verifique suas necessidades. É preciso ter uma casa grande e boa metragem onde a cozinha será montada, para que ela tenha boa ventilação, se não a casa pode ficar com cheiro de comida., explica.
Outro ponto que devemos considerar é a rotina da família que usará a cozinha, Se ela for utilizada com muita frequência e por uma família muito grande, esse tipo de projeto não é ideal, em minha concepção nesses casos, ela poderá se tornar mais bonita do que funcional, por esse motivo é necessário realizar planejamentos., destaca Trad.
Antes de tudo, de acordo com a arquiteta é necessário selecionar todos os eletrodomésticos que irão compor a cozinha, porém, é fundamental que o projeto contenha uma bancada de apoio, mesmo que o morador não utilize o ambiente para fazer suas refeições, isso auxiliará no trabalho do dia-a-dia.
Um dos fatores que não pode faltar na cozinha, é boa iluminação, na decoração é necessário optar por uma lâmpada florescente, pois ela quem ficará responsável por iluminar o lugar como um todo. Porém, a mesclagem desses elementos com spots e croicas dá um ar mais aconchegante, cortando o clima muito branco e gelado, além de oferecer uma iluminação direta.
De acordo com Vanessa Trad, é necessário prestar atenção quanto à instalação dos spots, pois mal colocados, podem atrapalhar na hora de cozinhar, tendo a ocorrência de sombras, por essa razão é importante que eles estejam bem posicionados e em plena harmonia com o ambiente.
Na hora de procurar a cor ideal, muitos ainda optam pela cor branca, porém, a tendência segundo a arquiteta, é por cozinhas mais modernas e coloridas, com destaques em tons e detalhes diferentes, como a utilização de fórmica com colorações diferentes e, para quem não cozinha muito, vale até o papel de parede.
Com a mesclagem da nova tendência com a utilização de fórmicas que imitam inox, madeira e cores vibrantes e papel de parede, os azulejos ficam um pouco de fora, e não são mais utilizados em todo o ambiente como antigamente. As pessoas não querem mais gastar tanto dinheiro com azulejos., afirma Vanessa.
Desta forma, é necessário verificar o habito do morador, pois a cozinha é um ambiente que acumula com facilidade gordura, nesses casos é necessário optar por azulejos ou pastilhas, na área de trabalho, para que facilite na limpeza do local.
Por esse motivo é fundamental, na hora de decorar o ambiente, planejar as necessidades do morador, trazendo funcionalidade e praticidade para o seu dia-a-dia. Assim, é preciso que a cozinha seja um lugar integrado, onde tudo esteja a mão., finaliza a arquiteta Vanessa Trad.