No início de março, 23 designers brasileiros foram contemplados com uma das maiores premiações do segmento, o iF Product Design Award. Uma cerimônia em Hannover, na Alemanha, condecorou os premiados, que além de receberem o selo iF, estão com seus produtos expostos numa mostra na cidade alemã, paralela a CeBIT uma das maiores feiras de Tecnologia do mundo e estão integrando uma mostra virtual na página do iF e o yearbook do prêmio, com uma tiragem de 5 mil exemplares e circulação por 43 países.
Entre os vencedores brasileiros, os produtos do segmento de decoração ganharam destaque. Para concorrer ao prêmio, eles receberam apoio financeiro, técnico e logístico do Design Excellence Brazil (DEBrazil) programa coordenado pelo Centro de Design Paraná que tem como objetivo promover o design brasileiro no exterior.
Cabide Click
O cabide Click foi o brasileiro premiado na categoria Estudos avançados. O equipamento possui o formato de um bastão e vem com um botão acoplado. Quando o botão é acionado, duas hastes flexíveis se armam dando o formato de cabide. A estrutura do produto permite que ele seja colocado dentro de uma camisa, por exemplo, sem precisar perder tempo abrindo os botões, explica o designer criador do produto, Eduardo Prado.
Banco Serbena
Os bancos tradicionais ganharam uma releitura do designer Henrique Serbena, da empresa Serbena Design, de Curitiba. O banco foi confeccionado a partir de um monobloco, por injeção de Polipropileno. O produto é comercializado pela empresa carioca, Pnaples.
Tapete Broinha
O produto da designer Cláudia Araújo foi todo confeccionado à mão. A matéria prima utilizada foi desenvolvida a partir de resíduos de poliamida com pedaços de elastano descartado. O tecido foi reunido em forma de pequenos arcos, que quando todos juntos formam um tapete circular, ideal para banheiros e cozinhas. O material é comercializado pela empresa Alves de Araujo Têxtil, de Caldas, Minas Gerais.