O Recife recebe durante todo o mês de agosto chefs de cozinha de Minas Gerais, Santa Catarina, Brasília e Pará para o Recife dágosto, que integra o Ano da Gastronomia no Recife, iniciativa da Prefeitura do Recife com o apoio do Governo do Estado e realização da Abrasel-PE e Fundação Gilberto Freyre. A ideia é proporcionar o intercâmbio cultural e o conhecimento dos temperos e ingredientes locais.
Os chefs convidados são Zoroastro Passos, do Restaurante Feliz (MG), Jaime Barcelos, do Restaurante Ostradamus (SC), William Chen Yen, do Restaurante Babel (DF) e Fábio Sicília, do Restaurante Dom Giuseppe (PA). Entre as especialidades, cozinha italiana, contemporânea com toques orientais e frutos do mar. O Ostradamus foi eleito pela Veja Santa Catarina 2010 o melhor restaurante e a melhor casa para degustar ostra pela terceira vez.
Durante o Recife dágosto serão oferecidos quatro jantares, sempre às terças, no Restaurante Leite. Entre os convidados, profissionais da gastronomia, turismo e imprensa. Os jantares, nos dias 10, 17, 24 e 31 de agosto, serão preparados com a ajuda de estudantes de Gastronomia das instituições de ensino superior recifenses. Depois, cada chef terá o compromisso de deixar por pelo menos 15 dias o prato no menu de seu restaurante em cada região do Brasil.
Os chefs participarão de city tour especial pelos principais roteiros da cidade para conhecer a rica diversidade cultural e a história do Recife. Entre os pontos visitados, Oficina Francisco Brennand, o Instituto Ricardo Brennand, a Casa da Cultura e os mercados públicos, onde comprarão temperos.