Os designers Fernando e Humberto Campana lançam, no Armazém da Decoração, em Goiânia, no dia 05 de agosto, o livro Campana Brothers: Complete Works (so far). A obra publicada pela editora Rizzoli & Albion cumpre a missão de reunir, em um único volume, 30 anos de produção da dupla brasileira que tensiona os limites entre o design e a arte, em projetos exibidos e comercializados em todo o mundo.
Nas 304 páginas de Campana Brothers: Complete Works (so far) estão referências acerca de todos os projetos de design assinados pelos Campana, incluindo protótipos, peças únicas e edições limitadas, além de trabalhos destinados à produção em massa. Disponível com capa em três cores (verde, preto e laranja), o livro traz 400 fotos e comentários de especialistas no campo do Design: Li Edelkoort, Stephan Hamel, Cathy Lang Ho, Deyan Sudjic e Darrin Alfred Stitched.
Provenientes de áreas diversas, mas convergentes, os autores dos textos buscam aprofundamento na obra dos irmãos nascidos em Brotas (SP), que entendem como ninguém sobre a transformação do material em objetos funcionais imprevisíveis e dotados de humor sofisticado.
Na noite de autógrafos, em Goiânia, o Armazém da Decoração expõe quatro peças de mobiliário que pertencem ao acervo pessoal dos designers: harumaki chair, coffee chair, multidão stool e a cadeira vermelha, a favorita de Fernando Campana. Após o evento, a loja segue comercializando uma série de objetos assinados pela dupla.
Desde a primeira exposição, Desconfortáveis (1989), Fernando e Humberto transitaram livremente pelo território do design, construindo uma obra universal com inspiração na diversidade cultural brasileira. No studio localizado no Bairro de Santa Cecília, em São Paulo, a equipe de arquitetos, costureiras e um artesão materializa as ideias que ganham produção ali mesmo ou em empresas como Edra, Alessi, Artecnica, Bernardaud, Corsi Design, Kreo, Magis, Skitsch, Plus Design.
O trabalho dos Campana tornou-se internacionalmente conhecido pelo viés do design de mobiliário, mas existe larga produção em outras áreas. E segundo Fernando e Humberto, é justamente esse diálogo fluído entre os projetos de várias naturezas e dimensões um dos vetores para o entendimento da obra como um todo.
No campo da moda, a dupla já assinou jóias H. Stern, camisas Lacost, calçados e bolsas Grendene. Seus projetos de design de interiores reformularam as lojas Camper em toda a Europa, o parisiense Museu d´Orsay e o Olympic Hotel, em Atenas. Peças criadas por Humberto e Fernando também integram coleções permanentes de instituições como o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o MoMA de Nova York, o Centre Georges Pompidou de Paris.