O papel de parede, que há pouco tempo era considerado ultrapassado e fora de moda foi totalmente renovado e hoje é possível encontrá-lo em diversos modelos e materiais resistentes e duráveis. Adriana Victorelli, do escritório de arquitetura Neo Arq, recomenda escolher uma parede para revestir por completo com o papel. “O papel de parede dá elegância e moderniza o ambiente e pode ser usado em quartos, salas, escritórios, corredores e até na cozinha. Também é uma ótima opção para a decoração de ambientes comerciais”, afirma.
São inúmeras as opções de estampas e desenhos no mercado de papéis de parede. Existem, inclusive, papéis que imitam texturas, como palha natural, tijolo, pedra e madeira. Na hora da escolha, Adriana dá a dica: “Como ele dura muito tempo, é importante optar por um que realmente agrade e não carregue o ambiente, pois pode enjoar”. Quando bem cuidado, ele pode durar até dez anos.
Os adesivos são uma opção ainda mais prática na hora de mudar o visual de um espaço. Fáceis de aplicar e de remover, existem em diversos tamanhos e desenhos e podem ainda ser personalizados. “O adesivo é uma opção bonita e estilosa, que combina com qualquer ambiente. Eles podem, por exemplo, dar um ar divertido a quartos infantis ou trazer sofisticação a salas de estar, além de mostrar a personalidade do dono da casa, com frases ou desenhos de atividades que ele goste”, diz a arquiteta.
A vantagem do adesivo é que ele pode ser trocado sempre que desejado, além de não estragar a pintura da parede e ser bastante durável. Adriana aconselha não carregar na decoração de um ambiente com adesivo, pois ele sozinho já chama a atenção. “Em paredes de cores fortes, recomendo um adesivo da mesma cor, mas em tom diferente. Em superfícies brancas não há restrição de cores e pode ser utilizada até mais de uma”, completa.