Chocolate com ingredientes funcionais tornam a páscoa mais saudável

Novidade: Ovo de Páscoa Trufado com Fibras

Feito à base de cacau e outros ingredientes ricos em gorduras e carboidratos, o chocolate é irresistível em qualquer idade. Quando é consumido com moderação traz benefícios à saúde, pois são ricos em substâncias flavonóides, antioxidantes que neutralizam a ação de radicais livres e ajudam a proteger o coração, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.
O chocolate amargo, que contém o maior teor de cacau, favorece o estímulo da produção de serotonina no cérebro, um neurotransmissor responsável pelo bem estar e sensação de prazer. “Ao estimular a produção de serotonina, a feniletilamina (alcoloide natural presente no alimento) pode exercer ação sedativa e relaxante e isso explica porque o chocolate pode apresentar características viciantes e de elevação do humor”, explica Andrea Dario Frias, doutora em nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita.

Porém, as pessoas não devem se iludir com esse alimento tão gostoso, pelo fato de ser calórico e apresentar grande quantidade de gorduras saturadas, o que causa o aumento de peso e pode elevar os níveis de colesterol. Segundo Andrea, o alimento torna-se menos calórico e mais saudável quando combinado a ingredientes funcionais como linhaça dourada, farelo de trigo, soja, fibras de frutas, chá verde entre outros.

“Esses ingredientes podem ser incorporados à massa de chocolate, ou ainda no recheio de ovos de Páscoa e bombons. Alimentos desenvolvidos pelo nosso Centro de Pesquisa tais como o Mix de Fibras da linha Sanafit, a Linomax (farinha de linhaça dourada) ou ainda o Nutrilen, a ração humana da Sanavita, são exemplos de alimentos saudáveis, ricos em fibras, que podem ser utilizados em combinação com o chocolate”, afirma a especialista.

Uma receita bem simples é derreter o chocolate em tablete e misturá-lo a esses alimentos ricos em fibras; depois é só colocar em forminhas e levar ao refrigerador. “Outras variações podem ser feitas com chá verde, branco e colágeno hidrolisado em pó, aplicados em recheio de bombons e ovos”, finaliza Andrea.

Confira abaixo a receita sugerida pela especialista. Dúvidas sobre o preparo podem ser esclarecidas através do Centro de Educação Alimentar no fone 0800-0554414 (ligação gratuita).

Ovo de Páscoa trufado com fibras

Ingredientes:
150g chocolate meio amargo (ou ao leite)
200g de Sanafit Mix de Fibras® ou Nutrilen®
100g de LinoMax®
100g de Castanha do Brasil picada
150g de damasco picado
150g de açucar mascavo
2 colheres de sopa de glucose de milho
1 xícara de água

Modo de preparo:
Misture a água, a glucose e o açúcar mascavo em uma panela e leve ao fogo até dar ponto de bala.
Misturar os ingredietes secos e adicione aos poucos a calda para dar liga. Ainda quente, coloque a mistura em papel alumínio (altura de cerca de 1cm) untado com margarina. Deixe esfriar.
Corte o chocolate meio amargo em pedaços iguais e derreta em banho maria ou microondas. Em uma forma de ovo de páscoa faça uma camada de chocolate e leve à geladeira. Assim que gelar, coloque o recheio de fibras dentro do ovo. Se desejar, é possível fazer nova camada de chocolate meio amargo

Deixe um comentário