Todos os restaurantes da rede no Brasil apagarão seus luminosos externos por uma hora na noite de 27 de março
Pelo segundo ano consecutivo, os restaurantes McDonalds participarão da Hora do Planeta, iniciativa mundial da WWF para conscientizar a sociedade sobre as mudanças climáticas. No próximo sábado, 27 de março, das 20h30 às 21h30, os 577 restaurantes da rede no Brasil desligarão seus luminosos externos, em apoio ao gesto que visa gerar reflexão sobre o aquecimento global.
Neste ano, além de apagar as luzes, o McDonalds realiza duas ações para reforçar sua adesão à Hora do Planeta. A primeira delas consiste em uma campanha para incentivar os funcionários, fornecedores e franqueados a desligarem as lâmpadas e os equipamentos elétricos também em suas casas durante o evento.
A segunda iniciativa contempla diversas atividades em seu restaurante-conceito, localizado na Riviera de São Lourenço, em Bertioga (SP). Durante a Hora do Planeta, será apresentado um Show do Ronald com o tema Missão Planeta. Gratuita, a apresentação enfocará ecologia e meio ambiente. Haverá, ainda, um cardápio-degustação com itens como água de coco, sucos, Cenouritas com molho cheddar, tomate grape e queijo nozinho.
O McDonalds de Bertioga foi o primeiro restaurante da América Latina a obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), principal reconhecimento internacional atribuído a edifícios que atendem critérios de sustentabilidade no projeto arquitetônico e na construção. O restaurante utiliza tecnologias de baixo impacto ao meio ambiente, como a prevenção de poluição, o reaproveitamento de resíduos, a captação de águas pluviais, o uso de energia limpa e a utilização de materiais naturais, renováveis, reciclados e de produção regionalizada.
Sobre o McDonalds Brasil
A marca McDonalds é líder no segmento de alimentação fora de casa e conta com 577 restaurantes e 60 unidades de McCafé. Há mais de 30 anos atuando no Brasil, a rede está presente em 143 cidades, localizadas em 22 estados e no Distrito Federal. Na América Latina, a marca é operada pela empresa Arcos Dourados, de capital latino-americano e detentora da maior franquia McDonalds no mundo, com 1.700 restaurantes distribuídos em 19 países da região. No Brasil, foram atendidos 1,6 milhão de clientes por dia em 2008, com faturamento de R$ 3,3 bilhões, que representou um crescimento de 22% em relação ao ano anterior. Esses números garantiram a primeira posição em vendas na América Latina e a oitava posição no ranking global da corporação.
O McDonalds dedica grande atenção aos projetos socioambientais e aos compromissos comunitários. O primeiro restaurante da América Latina, e uma das poucas construções no país a obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida pelo U.S. Green Building Council, é o McDonalds localizado na Riviera de São Lourenço, em Bertioga/SP. No Brasil, entre outras iniciativas, é realizada a Gincana Bom Vizinho, um incentivo ao espírito solidário das equipes que desenvolvem ações em benefício do entorno dos restaurantes, e que só em 2009 chegou a mais de 5 mil atividades locais. Além disso, a cultura dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) norteia as políticas de compras, a logística de distribuição e também a operação dos restaurantes, com iniciativas como redução de estoques e de materiais utilizados nas embalagens, coleta seletiva e reciclagem de papel.