Para aqueles que dizem que a felicidade está nas pessoas que estão à nossa volta, numa viagem, numa vitória, em ter uma família, em compartilhar bons momentos; podemos dizer que estão quase certos em seus pensamentos, porém uma das formas de também se alcançar a felicidade, o bom humor e a energia necessária para enfrentarmos o dia-a dia está na alimentação!
A Nutrição cada vez mais vai em busca de descobertas que comprovam os benefícios dos alimentos em nossa saúde. Assim, como há trabalhos científicos suficientes para poder demonstrar a relação entre determinados nutrientes e a sensações de bem estar e tranquilidade tanto quanto todos estes outros momentos acima ditos. Esta relação consiste pelo fato deles aumentarem a produção de neurotransmissores responsáveis em fazer a comunicação entre as células nervosas e promover estas sensações, sendo o principal a serotonina.
Claro que para se obter estes efeitos e o bom humor a partir da alimentação, deve-se ter frequência (comê-los diariamente), ter equilíbrio em todos o restante do consumo alimentar e respeitar as quantidades que cada organismo necessita para funcionar de forma saudável e responder com estas sensações.
Nutrientes que favorecem o bom humor são: o triptofano (um aminoácido), carboidratos, ácido fólico, potássio, vitamina C, cálcio, vitaminas do complexo B, magnésio, selênio, os ácidos graxos; são essenciais para contribuir para o bem estar, a sensação de relaxamento, de felicidade e tranquilidade que a maioria das pessoas hoje em dia tanto buscam.
Como já explicado, em nada adianta apenas consumir os alimentos fonte destes nutrientes e, na maior parte dos dias, não se buscar nenhuma alternativa ou atividade para ajudar o próprio organismo a funcionar desta forma.
AVEIA
Um cereal que contém altas doses de triptofano, aminoácido, atua no auxilio ao organismo a liberar a serotonina proporcionando sensações agradáveis, como felicidade e bem-estar. O aumento dos níveis cerebrais de serotonina com suplementos de triptofano alivia os sintomas de depressão e insônia. O cereal composto por carboidrato facilita a passagem de triptofano na barreira hematoencefálica favorecendo a síntese do neurotransmissor. Processo que explica a compulsão por doces na fase de TPM e quadros de mau humor.
ESPINAFRE
Contém o potássio, ácido fólico que auxiliam no combate à depressão. O ácido fólico auxilia nos quadros de depressão e esquizofrenia, pois atuam no combate à doenças neurodegenerativas.
LARANJA
Fonte de vitamina C e cálcio que são eficientes no combate ao estresse e no relaxamento muscular. A vitamina C atua na síntese dos principais hormônios do estresse, assim, o organismo tende a deletar os estoques endógenos muito rápido, devendo ser reposta em maior quantidade através de alimentos fontes desta vitamina.
GRÃO-DE-BICO
Rico em triptofano, uma maravilha para a produção de serotonina. A serotonina é produzida, principalmente com a ingesta de carboidratos, pois o carboidrato estimula a passagem do triptofano, diminuindo a ansiedade e promovendo a sensação de bem estar. Além disto este alimento contêm magnésio, que também promove relaxamento, diminui ansiedade e estresse.
CHOCOLATE
Também fonte de triptofano (precursor da serotonina), além de teobromina (tem efeito estimulante) e magnésio (melhora o mau humor) e ajuda no relaxamento. Diversos estudos comprovam que o magnésio ajuda a aliviar os sintomas de estresse e mau humor, principalmente em mulheres na fase de tensão pré-menstrual.
PIMENTA
Leva à sensação de euforia, diminui o estresse, melhorando a depressão, e contém capsaicina (responsável pelo sabor ardido) que estimula as terminações nervosas da língua, aumentado a produção de endorfinas.
MEL
Possui alguns minerais como o potássio, que tem ação antidepressiva, e o cálcio, que ajuda a acalmar os ânimos. O cálcio auxilia na transmissão nervosa, atuando na regulação e transmissão de impulsos nervosos. Seu índice glicêmico elevado, também favorece uma sensação prazerosa pela maior liberação de serotonina. Ainda assim, este mineral contribui para o bom humor e diminui a irritação principalmente nas fases pré-menstruais das mulheres.
BANANA
Cheia de vitamina B6, triptofano e magnésio, fornece energia e, graças aos carboidratos, potássio, magnésio e biotina, ajuda a diminuir a ansiedade e aumentar o bom humor, pois estimula o organismo a fabricar serotonina. A piridoxina (vitamina B6) atua nas reações metabólicas dos aminoácidos e proteínas como a serotonina ajudando a prevenir a depressão, ansiedade, irritação. Além disso, a vitamina B6 tem ação no sistema cognitivo quando atua na síntese de neurotransmissores.
FRUTOS DO MAR
Dois minerais presentes na comida que vêm do mar podem mudar o funcionamento cerebral e o estado de espírito. O zinco estimula a atenção e o selênio pode evitar a depressão. A falta do consumo de selênio pode levar também à fadiga, dor muscular, fraqueza, pois sem este mineral ocorre o desequilíbrio do sistema de defesa antioxidante do organismo, que se tornaria insuficiente na modulação do estresse oxidativo.
SALMÃO
Rico em ômega 3, um dos ácido graxo essencial poliinsaturado, os quais são responsáveis por cerca de 35% do cérebro, fundamental pelo estado de humor. Acredita-se que ômega 3, assim como sua proporção em relação a quantidade de ômega 6 (mais comumente consumido) promove aumento e eficiência nos receptores serotoninérgicos. Em contrapartida, sua deficiência pode ocasionar alterações negativas no humor.
Dra. Roseli Rossi Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica (CRN 2084)
Clínica Equilibrio Nutricional
Tel.:(11) 2672-7300
E-mail: [email protected]
Site: www.equilibrionutricional.com.br