A moda das passarelas

A personal stylist Mariana Andrade dá dicas de como aproveitar as novidades da SPFW

Brasília, 8 de fevereiro de 2010 – Vestir-se bem não é privilégio apenas dos que tem dinheiro. Aquelas roupas usadas nas passarelas no SPFW, foi marcada pela diversidade, liberdade e ousadia das marcas. Na temporada de inverno 2010, muita coisa que aparece não é novidade.

De acordo com a personal stylist, Mariana Andrade, a tendência do inverno 2010, são as ankle boots de salto alto, botinhas curtas assim chamadas por ficarem na altura do tornozelo, são a tendência mais forte para os pés nesta estação. Já as calças justas – skinnys, cenoura mais curtas, paletós ajustados na cintura e jaquetas curtas ainda estão valendo.

Entre as dicas da personal está o uso de tons turquesa, bege-cáqui-musgo, cinza, preto, rosados, azul, roxo, vermelho e amarelo. Os vestidos ajustados, drapeados, godês, de saia arrendondada, em todos os comprimentos, vem com tudo na próxima estação. “Eles perdem a ingenuidade e ganham a feminilidade adulta”. As saias godês devem ser usadas com cuidado, pois dão volume, e as mulheres que estão acima do peso e possuem quadril largo devem evitá-lo. Já aquelas que querem dar volume ao corpo, podem abusar das saias godês. Dentre os materiais mais usados estão o feltro, xadrez, cetim, tricô e couro. As novas tendências do jeans são as lavagens especiais e escuras; em jaquetas, parkas, saias, shorts e calças.

A loja de roupas de todo o país estão disponíveis vários estilos de roupas, para todos os tipos de corpo. Para não correr o risco de errar na produção, o bom senso é fundamental. Fazer a mistura de cores e acessórios errada em um look depende muito do estilo individual de cada mulher e pode comprometer o visual. Mariana ensina que roupas de base neutra ficam ótimas com sapatos coloridos. Já as roupas de cores mais fortes ficam melhores com acessórios mais neutros. Quando a roupa for de cor bege ou cinza, opte por acessórios de cor forte. O preto fica bem com qualquer cor. “Com bom gosto e bom senso, não há problema em misturar acessórios dourados e prateados”, comenta a personal.

Antes de ir às compras, é importante saber o que se tem no armário, para poder produzir possíveis combinações entre as peças. Segundo Mariana, dessa forma, evita-se o consumo exagerado e compra-se aquilo que está precisando para complementar os looks. Os novos acessórios, por exemplo, são ferramentas que podem gerar possibilidades de mudanças em uma mesma peça de roupa. “Use as promoções a seu favor e não contra você. Elas são úteis somente quando você vai encontrar peças de qualidade”, explica.

Mulheres de pernas finas levam vantagem na hora de usar as ankle boots, principalmente se a intenção for fazer com que pareçam mais grossas. Nesse caso, apenas tome o cuidado de escolher um modelo que fique ajustado ou as pernas parecerão ainda mais finas, com o cano curtinho sobrando em volta do tornozelo.

Para quem não é tão alta, magra e nem tem pernas tão compridas, a solução é usá-las com meia-calça da mesma cor para ajudar a dar a impressão de alongar a silhueta. A meia deve ser opaca, de preferência fio 60 ou mais grossa. Substituir a meia por legging também é uma opção, mas a peça deve ser comprida o suficiente para ficar por dentro da bota, cobrindo toda a perna, para garantir o efeito alongador.

Sobre Mariana Andrade – Desde criança, a moda já fazia parte da rotina de Mariana Andrade. Antenada, promovia desfiles de boneca em casa com as amigas e dava palpites nas roupas usadas pelos pais e pela irmã caçula. Formou-se em Publicidade e Propaganda no Instituto de Ensino Superior e, logo em seguida, começou a trilhar seu caminho profissional no mundo da moda. Concluiu o curso de Design de Moda no Centro Universitário Unieuro e, em 2009, finalizou a pós-graduação em Fashiondesign pelo Istuto Europeo di Design, em Milão, na Itália. Mariana carrega no currículo atuações publicitárias em revistas de Brasília e organização. Como produtora de moda, realizou eventos, desfiles e editoriais para grifes renomadas na cidade e planejamento e desenvolvimento de coleção de grifes. A brasiliense acaba de se lançar no mercado como personal stylist e já é referência para políticos, executivos, empresários e socialites.

SERVIÇO:

Blog “Consultoria de Moda”, com Mariana Andrade

http://moda-andrade.blogspot.com/

Deixe um comentário