A segunda edição do Brasília Restaurant Week já começou com grande sucesso de público. Em apenas 4 dias de evento, diversos restaurantes participantes já apresentavam um aumento expressivo de movimento. Novos e antigos clientes estão visitando os restaurantes para aproveitar as vantagens da maratona gastronômica. A primeira edição aconteceu em julho de 2009 com a participação de 50 bons restaurantes da cidade, movimentando em torno de 38 mil pessoas em 14 dias.
O Restaurante Dom Francisco, participando do evento pela primeira vez com duas filiais, comemora o sucesso. “Nossa intenção ao entrar no Restaurant Week era mostrar as Casas Dom Francisco para o maior número de pessoas. Notamos que nestes três primeiros dias o movimento mais que dobrou em cada uma das duas casas. São caras novas, pessoas que não costumam frequentar os dois restaurantes. Isso é maravilhoso! Agora, cabe a nós recebê-los bem para conseguirmos fidelizá-los como clientes”, declarou Giuliana Ansiliero, sócia da casa.
Já a chef Myriam Carvalho, do restaurante Miró destacou a mudança positiva gerada pelo festival: “Desde o primeiro dia, o evento tem sido muito bom para a casa. O Miró funciona em um hotel, isso significa que invariavelmente temos hóspedes jantando no restaurante. Porém, notamos nestes primeiros dias que a maioria esmagadora dos pratos vendidos foi para não hóspedes. Isso quer dizer que o evento tem trazido clientes de fora, pessoas da cidade que passam a conhecer o restaurante e a considerá-lo como uma boa opção para jantar”.
Fátima Hamú, chef e proprietária do restaurante Lagash, ficou bastante satisfeita com os números desta edição. Em apenas 3 dias, o restaurante de 40 lugares teve um aumento em torno de 30% no movimento, vendendo 150 menus do Restaurant Week. “Sempre fui favorável a esse tipo de ação em conjunto. Acho que com isso todos ganham: clientes, restaurantes e, sobretudo, o mercado da gastronomia em Brasília. Especificamente no caso Restaurant Week, acredito que seja uma ótima oportunidade para os chefs se exercitarem na criação de novos pratos e na recepção de pessoas diferentes nas casas.
O Brasília Restaurant Week acontece até o dia 7 de fevereiro. Participam desta edição 75 restaurantes localizados em todas as regiões da cidade. Dentre os participantes estão: Babel; Carpe Diem; Fortunata; Alice; Café Cassis; Ilê; Confraria do Camarão; L´affaire; Patuá; Original Shundi; Dom Francisco, entre muitos outros.
O desafio dos chefs é o de preparar cardápios diferenciados com entrada, prato principal e sobremesa a um preço fixo, igual em todas as casas: almoço por R$ R$ 27,50 + 1 e jantar por R$ 39 + 1 (couvert, bebidas e 10% não inclusos). Este valor acrescentado à conta será destinado ao Nosso Lar, entidade que cuida de crianças e jovens carentes até 18 anos de idade. Na última edição de Brasília o evento arrecadou 20 mil reais para a entidade.
sugestão de sobremesa do Restaurante Quitinete)
A novidade desta edição são as sugestões de harmonização de bebidas com o menus dos restaurantes elaboradas por uma Beer Sommelier da cervejaria Devassa, patrocinadora do Brasília Restaurant Week, e por um sommelier da vinícola Concha y Toro, que apóia o evento. Nos restaurantes participantes haverá sugestões de harmonização com diferente estilos da cerveja da Schincariol ou tipos de vinho da linha Casillero del Diablo, da vinícola Concha y Toro.
O Brasília Restaurant Week tem o patrocínio do Grupo Schincariol representado pela marca de cerveja Devassa. O evento também tem apoio da Nespresso, do Terraço Shopping de Brasília, da Vinícola Concha y Toro representada pela marca Casillero del Diablo, e do Sindicato de hotéis, restaurantes, bares e similares (SINDHOBAR). Desejamos que eventos como o RW venham para ficar e a expectativa para 2010 é que os clientes possam continuar desfrutando o que os restauranteiros estarão preparando para a segunda edição. Parabéns a todos e um saboroso evento, saúda Clayton Faria Machado, presidente Sindhobar.
O site – www.restaurantweek.com.br – apresenta a lista de casas participantes com seus cardápios e horários de funcionamento. Importante observar que os restaurantes podem escolher em que horário querem participar: almoço ou jantar ou nas duas refeições.