Farinha de Linhaça Dourada, Colágeno Hidrolisado e Chás orientais gelados chegam com tudo na estação mais quente do ano
Independente da estação e do clima é importante ficar atento com a alimentação, mas durante o verão os cuidados devem ser redobrados, já que o comportamento do metabolismo se modifica e a perda de líquidos por meio do suor aumenta.
Para enfrentar esse delicioso período de forma mais leve e saudável, esbanjando boa forma e pele invejável, a doutora Andrea Dario Frias, coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita, indica 3 alimentos aliados do verão:
Farinha de Linhaça Dourada
Apesar de se tratar de um alimento novo e que veio para ficar nas mesas dos brasileiros, a semente de linhaça é obtida a partir do linho, uma das plantas mais antigas da humanidade.
A linhaça, especialmente a do tipo dourada, cultivada nas regiões frias do Canadá, é um alimento funcional que traz diversos benefícios à saúde. Sua concentração de fibras, ácidos graxos ômega 3, 6 e 9, antioxidantes e lignanas (fitoquímicos capazes de modular os hormônios femininos) proporciona um melhor funcionamento do intestino, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e promove saciedade, controlando a fome. A redução do apetite ocorre porque as fibras presentes na farinha estimulam a mastigação, atrasam o esvaziamento gástrico e estimulam a produção do hormônio colecistoquinina, que controla a fome. Além disso, estudos mostram que o perfil de gorduras deste alimento rico em ômega 3 também é responsável pela modulação da fome, afirma a doutora Andrea.
As pesquisas mostram que os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada, pois como a casca da semente é muito dura, sua digestão é comprometida, reduzindo a absorção de seus nutrientes.
A linhaça dourada pode ser consumida durante as refeições, numa mistura de iogurte, com frutas, saladas, sopas, entre outras formas de uso. Ainda não existe um consenso em relação a quantidade diária ideal de consumo. Na maior parte dos estudos os benefícios foram alcançados com a ingestão média de uma a três colheres de sopa de farinha de linhaça por dia, indica a especialista da Sanavita.
Colágeno Hidrolisado
Outro importante aliado para esse verão é o Colágeno Hidrolisado em pó, uma proteína rica em aminoácidos específicos que aumentam a síntese de colágeno no nosso corpo.
Responsável pela sustentação da pele e outros órgãos como ossos, cartilagens, ligamentos e tendões, o colágeno é formado pelo nosso organismo ao longo da vida, no entanto, com a chegada da maturidade sua produção diminui significativamente e essa deficiência passa a ser o principal fator responsável pelo envelhecimento estético e funcional do nosso corpo.
Por isso, o consumo dessa proteína hidrolisada tem sido considerado uma excelente alternativa para quem está em busca de rejuvenescimento, fortalecimento das unhas e cabelo. A suplementação de colágeno hidrolisado é indicada para melhorar a elasticidade, firmeza e hidratação da pele, além de favorecer a saúde das articulações. Não temos como impedir a perda de colágeno do nosso organismo, mas podemos amenizá-la, afirma a doutora Andrea Dario Frias.
A especialista alerta que o consumo da proteína em cápsulas, que reúnem apenas miligramas da substância necessária não é suficiente. Os estudos mostram que o ideal é ingerir cerca de 8 a 10 gramas de suplementos específicos de colágeno hidrolisado todos os dias.
Chás Orientais
Nos últimos tempos, os chás à base de Camellia sinensis (verde, branco, vermelho e amarelo) e Hibiscus, velhos conhecidos da medicina oriental, se tornaram parte do cardápio dos brasileiros devido aos benefícios que podem proporcionar ao nosso organismo.
Provenientes das folhas de Camellia Sinensis e Hibiscus sabdariffa, plantas típicas de países como a Índia e China, esses chás são ricos em substâncias com efeitos antioxidantes capazes de promover vários benefícios ao nosso organismo. Os chás verde, branco, vermelho e amarelo são ricos em polifenóis conhecidos como catequinas, enquanto que o chá de hibiscus é rico em antocianidinas. Todas essas substâncias são capazes de neutralizar radicais livres, além de possuírem efeitos cardioprotetores e vasodilatadores. Os estudos mostram também que os chás derivados dessas plantas apresentam efeito diurético e emagrecedor, explica a especialista.
Ambas as bebidas podem ser consumidas geladas e são ótimas opções para os dias quentes de verão, principalmente se as versões escolhidas forem os pós solúveis aromatizados com sabores de frutas. O consumo desses chás ajuda a aumentar as taxas metabólicas e acelerar a oxidação das gorduras, sendo bons aliados no processo de emagrecimento, afirma Frias. Na forma de pós solúveis aromatizados, eles não deixam residual amargo, típico dessas plantas, e lembram sucos de frutas, completa.
Doutora Andrea Dario Frias é coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita, PhD em nutrição e atua na pesquisa e desenvolvimento de alimentos especiais e funcionais, possuindo vários trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais É conselheira científica da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais SBAF.