Indispensável à mesa

(Foto: Kell Motta)

Os números confirmam: o Brasil está entre os dez maiores consumidores de azeite, com vendas anuais de 32.000 toneladas, conforme dados da Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Co­merciantes de Azeite de Oliveira (Oliva). A União Europeia representa 81% da produção mundial, sendo a Espanha o maior produtor mundial, seguida pela Itália, Grécia, Síria, Turquia, Tunísia e Marrocos.

A palavra azeite provém do vocábulo árabe “Az + zait”, que significa sumo de azeitona. Apesar de não haver uma data certa para o aparecimento das oliveiras, presume-se que tenham surgido na região da Ásia Menor e Mediterrâneo Oriental há mais de 5.000 anos. Os fenícios, sírios e armênios foram os primeiros povos a consumi-lo, competindo aos gregos e romanos levá-lo para a Europa e o Ocidente.

Segundo a mitologia, os deuses Atenas e Poseidon disputavam a soberania do lugar. Para decidir o vencedor, foi solicitado aos dois a criação de algo que fosse útil aos homens. Atenas ganhou, criando a oliveira. No Egito, se atribui sua origem a Isis, irmã e esposa do deus Osiris. Ela teria ensinado aos homens a arte de extrair o famoso óleo.

Na Bíblia, o azeite é utilizado como o símbolo da presença de Deus e do Espírito Santo. Em Gênesis, quando as chuvas do dilúvio tinham cessado e a arca ainda navegava sobre as águas, o patriarca Noé teria soltado uma pomba que retornou trazendo um ramo de oliveira.

Hoje, o azeite é um símbolo no Mediterrâneo, ao lado do vinho. Com aromas de ervas, pimentas, trufa, gengibre, nozes, canela e baunilha, é cada vez maior o número de azeites exclusivos que recheiam as prateleiras dos principais empórios do País.

Extra-virgem:

Quando a acidez não passa de 0,8% – esse teor somente é obtido através da primeira prensagem a frio a menos de 24 horas após a colheita

Virgem Comum:

Quando a acidez não passa de 3,3%

Matéria publicada na Revista Zelo (Agosto/09)

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