A época mais doce do ano está chegando e com ela a preocupação em não ganhar uns quilinhos a mais. Na Páscoa, o consumo em excesso de guloseimas pode atrapalhar as dietas e a reeducação alimentar. Mas, para não perder a forma e comer sem culpa, o professor da Unique Fitness, Osvaldo Gabriel, dá algumas dicas de como evitar aqueles quilinhos tão indesejáveis.
O chocolate sempre foi um dos principais vilões para quem quer emagrecer. Mas o que muita gente esquece é que o doce também possui propriedades benéficas. É uma excelente fonte de magnésio, nutriente essencial para a contração muscular e a fixação do cálcio nos ossos do corpo humano. Além disso, consumir um chocolate meio amargo ou amargo após uma atividade física ajuda no processo de recuperação das reservas de glicogênio.
Hoje existe uma preocupação crescente com a saúde e a estética. “As pessoas não devem se preocupar somente com os chocolates, mas também com as festinhas de confraternização. Todo exagero deve ser evitado. Comendo em pequenas porções é possível manter o peso adequado sem se privar de nenhum alimento”, afirma Gabriel.
As regras na hora de comer também são importantes para que se atinja um bom resultado com a atividade física, tanto na parte estética quanto no desempenho físico. “Prefira a parte da manhã ou o início da tarde para degustar um doce. Como tem efeito estimulante, não deve ser consumido à noite, pois pode atrapalhar o sono e até causar insônia em pessoas mais sensíveis”, explica o professor.
A quantidade diária recomendável varia de pessoa para pessoa, dependendo do sexo, da necessidade calórica do organismo e da atividade física, sendo ideal o consumo de um pedaço de 30g.
Mas se mesmo com todas estas dicas, você não se agüentar, não se preocupe, afinal quem pratica atividade física regularmente esta sempre munido de professores e especialistas para dar um pequeno up ao seu treino e com isso queimar aquelas calorias extras do feriado.
|
Benefícios do chocolate
– É rico em carboidrato, o que aumenta a serotonina que estimula o cérebro;
– É fonte de energia; – Causa sensações de bem estar; – Age como protetor cardiovascular, devido a uma substância presente na semente de cacau chamada flavonóide. |