O Fashion Rio abre a temporada internacional de lançamentos para primavera-verão 2009 repleto de novidades e com desfiles de elencos estrelados.
Entre os dias 7 e 13, cinqüenta e quatro grifes de diversas regiões do país, mesclando nomes consagrados e novos designers, vão desfilar suas coleções na Marina da Glória. Com o tema Repensar, reciclar, renovar, a 13ª edição do Evento Oficial da Moda Brasileira no Rio de Janeiro, realizado pelo Sistema FIRJAN com o apoio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) e criado e organizado pela Dupla Assessoria, faz um convite à reflexão sobre o que fazer com o lixo que produzimos.
Uma das maiores surpresas deste Fashion Rio é o Fashion Container. Com direção geral de Mari Stockler, o projeto reúne Muggia, Soul Seventy, Rita Wainer, Thais Losso e K2K em desfiles e instalações apresentados em containers. A novidade segue a tendência mundial de usar essas estruturas metálicas na arte, design e arquitetura, procurando novas formas de se enxergar a moda.
No line-up, a Espaço Fashion estréia entre as grifes principais, além da volta de Carlos Tufvesson. Entre os novos talentos, as novidades são a Koolture e a Filhas de Gaia, que se juntam a Giulia Borges e Homem de Barro.
Outra novidade é a exposição inédita sobre a moda brasileira da Apex-Brasil, que será inaugurada dia 10 no Fashion Business. A mostra, que tem projeto cenográfico de Pier Paolo Balestrieri, tem conceito inspirado em um caleidoscópio e brinca com espelhos e a interação com o público.
Também na bolsa de negócios do Fashion Rio, acontece a exposição Jóia Brasil, reunindo 42 participantes.
Nas passarelas, desfilarão tops nacionais e internacionais, como a russa Natasha Poly, a italiana Mariacarla Boscono e as brasileiras Izabel Goulart, Isabeli Fontana, Carol Trentini, Flavia Oliveira e Aline Weber.
A programação visual desta edição traz peças da série Retalhos, do artista plástico André Andrade. Para a montagem do evento, será utilizada uma madeira ecologicamente responsável. As tendas serão decoradas com luminárias feitas de carretéis de linha de máquinas industriais, em trabalho da artista plástica Ivana Curi.