Campos do Jordão é uma excelente opção de destino, onde a cada tempo pode-se desfrutar de belíssimos passeios e românticas paisagens, ar puro e clima ameno, lazer e requinte em ambientes aconchegantes com lareiras nos hotéis e restaurantes, que cada vez mais estão conquistando os paladares mais exigentes com eventos gastronômicos que acontecem nas quatro estações do ano, trazendo novidades e criações imperdíveis elaboradas com produtos da região.
A exemplo, o Calendário Gastronômico de 2008 iniciou neste último verão com o tema cerveja artesanal na gastronomia e agora na estação do outono, no período de 24 de abril a 25 de maio, acontece a esperada Temporada Gastronômica do Pinhão, que apresenta uma festa regional nas ruas da cidade e também ganha espaço diferenciado nos cardápios de 19 restaurantes que possuem o selo de qualidade Cozinha da Montanha.
Nos bosques e montanhas de toda a região a visão belíssima das Araucárias faz parte do cartão postal da cidade e já a partir de abril até junho, a pinha – fruto da árvore fêmea – é abundante e cai no terra, permitindo a cata do pinhão. Tombada e hoje protegida pelo perigo de extinção, a Araucária se desenvolve melhor acima dos 1000 metros de altitude. Cada pinheiro produz de 60 a 80 kg de pinhão, o que gera um aumento de renda expressivo para os catadores de pinhão, uma curiosa profissão sazonal desenvolvida na cidade, visando o comércio para fornecimento principalmente aos restaurantes e venda direta ao turista, nas avenidas principais da estância.
Vale conferir a criatividade dos chefs que participam da Temporada Gastronômica do Pinhão 2008, que nos últimos 4 anos -considerando os pratos de todos os restaurantes pertencentes ao Grupo – reuniu mais de 100 receitas diferentes com o fruto, entre saladas, pratos principais e sobremesas.