Um inverno de tons vibrantes e botas nos pés tomou conta das passarelas da 12ª edição do Fashion Rio, entre os dias 7 e 12 de janeiro, na Marina da Glória. Quarenta e seis grifes desfilaram suas coleções no Evento Oficial da Moda Brasileira no Rio de Janeiro.
Cerca de 80 mil pessoas visitaram o evento, que teve como tema a tecnologia e a inovação na moda. Na cenografia, desenhos estampados em grandes painéis lembravam pixels, e jogos de luzes coloriam as tendas dos desfiles.
Essa edição do Fashion Rio e do Fashion Business marcou uma nova etapa dos dois eventos, com várias novidades que foram muito bem-sucedidas, como a nova montagem dos estandes, os desfiles comerciais e as palestras técnicas. Tivemos sucesso em vendas na bolsa de negócios e também no lançamento das coleções outono-inverno.
Eloysa Simão, idealizadora e coordenadora do Fashion Rio, destaca o amadurecimento da semana de moda:
Tivemos uma surpresa muito positiva no que diz respeito aos negócios fechados no Fashion Business, com um crescimento de quase 12% em relação à última edição outono-inverno. Pela primeira vez, os compradores puderam conferir as peças vestidas por modelos, em desfiles especiais. Convidados e jornalistas ressaltaram o amadurecimento do Fashion Rio, e esse crescimento teve como reflexo um retorno de mídia bastante positivo.
Orçada em R$ 6,5 milhões, a 12ª edição do Fashion Rio marcou a estréia das grifes Apoena e Ivan Aguilar, entre as marcas principais; e de Giulia Borges e Homem de Barro no time de novos designers, que já contava com Luciana Galeão e Carol Rossato.
Nesta edição, seis grifes optaram por desfilar fora da Marina da Glória. A semana começou com Victor Dzenk no Copacabana Palace. Colcci se apresentou no Centro Cultural da Ação da Cidadania, e Tessuti, no Museu Histórico Nacional. Sta Ephigênia escolheu o Jockey Club para exibir sua coleção, e Redley, o Armazém 6. Já Layana Thomaz optou pelo cenário high tech do espaço Oi Futuro.