Uma forma inquestionável, fácil e de baixo custo para renovar o ambiente é pintar as paredes com novas cores. O charme, como acontece na moda, é ousar nas coordenações de tons e texturas. As cores e texturas serão muito bem valorizadas em 2008, conta a designer Ruth Fingerhut, recém chegada da Cersaire – Salão Internacional da Cerâmica para a Arquitetura e Design de Interiores.
De acordo com Ruth, três grupos de cores estão em alta na decoração atual e podem ser misturados entre si, criando harmonia e personalizando o ambiente. São eles Casual Chic, Remember e Planet Fashions.
O Casual Chic são as cores que servem como base para uma combinação. Suas tonalidades de branco, água marinha, verde kiwi, azul bali e flamingo podem variar conforme o ambiente e a decoração.
Lilás e rosa fazem parte do Remember. Para Ruth, olhar estas cores é deixar o coração fluir. A vida é feita de histórias. Nunca foi tão importante trazer estas histórias de volta para o nosso dia-a-dia. É a síndrome do adultoscente, comenta.
Para finalizar o grupo, o Planet Fashion são as cores como verde claro, amarelo, concreto, azul celeste, azul mar, pêssego, flamingo. É uma consciência ecológica que se espalha pelo ar. Salvar o planeta é uma questão de honra, explica Ruth.
Já nas grades das janelas e portões, os tons metálicos, como prata, ouro e cobre continuam em alta. Além de serem aplicados nestes objetos, estes tons são utilizados para dar ar de sofisticação nas texturas, como por exemplo pintinhas metalizadas que, com a iluminação do ambiente, valoriza demais os seus efeitos.
O paradigma de que só deve-se usar revestimento branco, bege ou cinza é coisa do passado. As cores estão sendo muito exploradas, de todos os grupos. Lembrando que o exagero não é recomendado, pois devemos sempre pensar nos projetos equilibrando os tons, comenta a designer.
Outra tendência para 2008 são todos os tipos de texturas, sejam fortes e marcantes ou suaves e com efeitos discretos. Elas estão com tudo deixando o ambiente totalmente personalizado. Para quem quer ter uma casa com decoração atual, diferente e impecável, aposte nas texturas, sugere Ruth.