A ministra do Turismo, Marta Suplicy, vai ajudar o governo de Goiás a captar recursos para a construção do Parque de Eventos de Goiânia, complexo que deve substituir o atual Parque de Exposições Agropecuárias. A promessa de Marta foi feita hoje (05/12), em Brasília, ao governador Alcides Rodrigues, ao presidente da Agência Goiana de Turismo (Agetur), Barbosa Neto, e ao presidente do Fórum Estadual do Turismo, Carlos Ronay, também diretor da Agetur. Eles estiveram em audiência com a ministra, da qual participou também o deputado federal Rubens Otoni (PT).
A comitiva goiana conversou com a ministra sobre obras de infra-estrutura turística para o desenvolvimento da atividade no Estado. Entre elas, foi incluída a construção do Parque de Eventos, considerada uma obra importante para Goiânia e para o Estado. Já existe uma emenda ao orçamento da União contemplando o parque, mas outros recursos podem ser destinados à construção. Marta Suplicy disse apoiar os pleitos de Goiás.
Durante a audiência, também ficou acertado que o Plano Estadual de Turismo, em fase final de elaboração, será lançado no próximo dia 18, no Ministério do Turismo (MTur). A solenidade de lançamento vai contar com a participação dos prefeitos dos 46 municípios goianos considerados indutores do turismo no Estado.
Representantes dos municípios tiveram voz ativa na elaboração do plano, participando dos seminários regionais realizados pela Agetur. O último seminário de uma série de dez está sendo realizado hoje, em Itumbiara. Durante os seminários, os municípios integrantes de cada região (Goiás está dividido em nove regiões turísticas) discutiram os problemas que enfrentam e sugeriram ações que devem ser consideradas prioritárias.
A comitiva goiana também conseguiu apoio da ministra para o Estado sediar a primeira reunião de 2008 do Fórum Nacional de Secretários de Turismo. Ficou definido que a reunião será realizada na primeira quinzena de fevereiro.