A 6º edição do Festival Gastronômico de Pernambuco, evento já consagrado no calendário do setor, promete comprovar o status do Estado como terceiro pólo gastronômico do país. Esse ano, a iniciativa traz como tema O Sertão e a Gastronomia Pernambucana, proposta que visa mostrar que é possível potencializar turismo e economia por meio da diversidade dos produtos locais e da gastronomia. O encontro pretende dar mais um passo no sentido de transformar-se em um fórum de discussão da culinária regional e um espaço de dinamização do mercado, afirma o chef César Santos, do restaurante Oficina do Sabor, um dos organizadores do Festival e Presidente da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL).
O evento, que acontece de 15 a 27 de outubro, apresenta novidades na programação. Um dos destaques é a expansão do festival gastronômico, que ocorre em duas etapas, em 23 casas, nas cidades de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Petrolina e Fernando de Noronha. Na primeira fase, de 18 a 20, os restaurantes locais não associados da Boa Lembrança apresentam o trabalho de seus chefs. De 25 a 27 entra em cartaz o Recife Bom de Garfo, encontro tradicional que propõe menu assinado entre chefs convidados, vindos dos quatro cantos do país e restaurantes anfitriões, todos associados da Boa Lembrança.
A Chef Mara Alcamim estará participando no dia 23 de outubro no Beach Class Resort Muro Alto, de um jantar beneficente produzido em conjunto com os chefs Danio Braga, Bruno Marasco e Flávia Quaresma. A renda do jantar será revertida para os projetos sociais Alfaias da Praia, Cana Caiana e Jeito de Gente, desenvolvidos com o apoio da Prefeitura de Ipojuca.
No dia 27 de outubro a Chef apresenta seu menu exclusivo em Fernando de Noronha, na Pousada do Zé Maria.