Goiás registrou um total de 272 mil veículos financiados em 2024, volume 19% maior em relação ao ano anterior, conforme dados da B3. Somente em dezembro, verificou-se um aumento de 3,3% nas unidades financiadas, frente a igual período de 2023. Os números consideram modelos novos e usados.
Entre as modalidades, o destaque ficou por conta dos financiamentos de motos, que cresceram 24,6% no ano passado, comparado a 2023. Em seguida aparecem os autos e comerciais leves, com incremento de 18,7%. As operações relativas a veículos pesados, por sua vez, diminuíram 4,6% no Estado, também em base anual.
Apenas em dezembro de 2024, houve aumento de 5% no total de motos financiadas no Estado, também em base anual. O volume de autos e comerciais avançou 5,5%, enquanto o de veículos pesados recuou 23,8%.
As vendas financiadas de veículos atingiram 7,2 milhões de unidades no acumulado de 2024, marcando um crescimento de 20,4% em comparação com o ano anterior, conforme dados da B3. Esse aumento representa um acréscimo de 1,22 milhão de unidades, abrangendo carros novos e usados, além de motos, leves e pesados, em todo o território nacional.
A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.