Procura por apartamentos com piscina privativa cresce em Goiânia e revela um novo mercado

Imóveis penthouse e próximos aos parques são destaques na capital goiana para quem deseja frescor e funcionalidade
apartamentos com piscina privativa
Decorado Opus Penthouses. (Foto: Divulgação)

É inegável que as altas temperaturas impactam diretamente a vida urbana. Com a chegada do verão, especialmente em estados mais quentes como Goiás, a presença de piscinas em condomínios residenciais torna-se uma das comodidades mais desejadas na hora de escolher um lugar para morar. Assim, incorporadoras em Goiânia tem implementado no mercado soluções arquitetônicas que amenizem as altas temperaturas, incluindo apartamentos com piscina privativa.

É o caso da Sousa Andrade Construtora, que já lançou no mercado seis empreendimentos com essa característica. Segundo dados da empresa, em média, 70% dos apartamentos compactos com piscina na varanda são vendidos logo no lançamento, assim como 50% das unidades com piscina acima de 80 metros quadrados.

O movimento está em total alinhamento com as tendências atuais de arquitetura e o estilo de vida em cidades de clima quente como Goiânia. “A presença de piscinas nas varandas proporciona um conforto adicional, criando uma área de lazer privativa que integra os espaços internos e externos do apartamento, algo extremamente valorizado na arquitetura contemporânea”, afirma o gerente comercial da Sousa Andrade, Viktor Bandeira.

Além do conforto, as piscinas nas varandas trazem um diferencial em termos de valorização do imóvel, atraindo um público diversificado que vai de investidores e jovens casais, a famílias que buscam lazer integrado sem a necessidade de compartilhar espaços comuns com outros moradores. “Essa característica confere exclusividade e um toque de luxo ao empreendimento, o que atrai compradores dispostos a pagar mais por essa comodidade, especialmente em regiões onde o lazer ao ar livre é muito valorizado”, complementa Bandeira.

Piscinas privativas

Outro exemplo é a Opus Incorporadora que, analisando o comportamento do consumidor, apostou no mercado goiano a transformação de apartamentos convencionais em coberturas lineares. Em 2023, a empresa entregou o primeiro residencial neste conceito, o Opus Penthouses, cujas todas 50 unidades contam com piscinas privativas. Agora, segue com outro empreendimento semelhante em construção, na Rua 146 do Setor Marista, com residenciais de 267 a 504 metros quadrados e quatro suítes.

Em ambos os produtos, a empresa dá ainda ao morador a opção de personalização. “As piscinas são entregues com revestimento em pastilha cerâmica e já com sistema de filtragem, a melhor tecnologia do mercado hoje. Mas o morador tem a possibilidade de personalizar a piscina, com alteração de revestimento, borda de vidro e acessórios”, detalha o gerente comercial da Opus, Gabriel Santos.

O gerente afirma ainda que a pandemia foi responsável pelo boom da procura por esse tipo de espaço, e que, por isso, a incorporadora também oferece unidades penthouse em outros empreendimentos, para outros perfis de público, como o Gyro Rooftop, também no Marista, que traz piscina privativa em apartamentos compactos. “A pandemia trouxe a necessidade de ficar em casa, o que despertou a procura por moradias mais espaçosas, com ares de “casa” mesmo em apartamento, em espaços com muito verde, mas ainda temos muita procura por este tipo de apartamento principalmente por famílias com filhos em fase estudantil. Já os compactos com piscina são mais procurados por solteiros ou casais sem filhos que gostam de receber em casa, já que as piscinas nas áreas comuns não permitem o uso de convidados, além dos moradores”, explica Gabriel.

Já de acordo com o superintendente de incorporação da Terral Incorporadora, Marcus Vinícius Viana, os empreendimentos com piscinas nas varandas são bem valorizados e procurados não apenas em produtos de altíssimo padrão, mas também por clientes que buscam por imóveis menores de dois quartos, por exemplo.

A Terral, que atualmente conta com três empreendimentos que possuem o atributo, o Casa Conceito, da linha premium da Incorporadora e outros dois em parceria com a Sousa Andrade, o Cinque Terre e Emirates, entende que as piscinas em varandas provocam a sensação de se morar em uma casa. “O objetivo é trazer cada vez mais a característica de uma casa suspensa, que seria um quintal com terraço e piscina privativa. Por Goiânia ser uma cidade muito quente, inclusive no inverno, é uma comodidade também para o consumidor”, pontua Marcus.

Parques

Empreendimentos ao redor de praças e próximos a parques também têm sido procurados pelo público que busca moradias mais frescas. Ao lado da Praça do Sol e do Lago das Rosas, no Setor Oeste, comercializada por cerca de R$ 11 mil o metro quadrado, a penthouse do Reserva Newest possui metragem de 434 metros quadrados, quatro suítes e conta tratamento acústico, ambientes preparados para automação e elevadores privativos com biometria ou cartão.

“A unidade também conta com uma piscina privativa na varanda, um elemento decisivo, principalmente em uma cidade como Goiânia, onde a umidade costuma ser baixa, e encontramos um público que valoriza a exclusividade e os projetos de alto padrão”, comenta Rafael Rabelo, gerente comercial da Brasal Incorporações.

Nesse contexto, a Consciente Construtora e Incorporadora se destaca com o empreendimento Auro Consciente, que traz piscina privativa com assinatura da Igui/Unlimited, em todas as unidades. Outro empreendimento da incorporadora que também traz apartamentos com piscina na varanda, o Casa Brasileira, reflete a crescente demanda do mercado, já tendo praticamente 90% de suas unidades comercializadas, registrando valorização de 43%, desde o seu lançamento.

A diretora de empreendimentos da Consciente Construtora e Incorporadora, Camila Inácio, destaca que a transformação de elementos anteriormente associados apenas aos condomínios horizontais para os verticais não só reflete uma mudança nas preferências dos consumidores, mas também redefine o conceito de qualidade de vida urbana.

“Nós temos o empreendimento Casa Brasileira, em que a proposta dele é justamente trazer o estilo casa de condomínio para a cidade. Lá temos toda essa parte de lazer, um jardim no nível do piso e para algumas unidades privativas, conseguimos a condição inédita de levar esse quintal de casa, com grama no nível do piso na varanda, e a piscina privativa, que são dois elementos muito fortes desses condomínios horizontais, porque o morador tem a experiência de quintal com a segurança e conveniência de um apartamento. Esses são os pontos mais fortes e sim, os clientes têm demandado esses itens, resultando na valorização desses imóveis”, reforça

apartamentos com piscina privativa
Piscina no Auro Consciente, empreendimento da Consciente Construtora e Incorporadora. (Foto: Nelson Pacheco)

Deixe um comentário